Forums

Full Version: Orientação à Rasca
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Caros (as) amigos (as),

Como o prometido é devido irei esta semana promover com todos uma reflexão que espero se materialize na próxima sexta-feira com a entrega de listas concorrentes aos órgãos da FPO (Presidente, Direcção e Conselho Disciplinar).

Desta vez, e ao contrario do que aconteceu à Seis Meses não serei candidato a nenhum cargo o que me deixa particularmente à vontade para vos dizer que não é o poder que me move mas sim o dever de cidadania que aceitei quando me tornei presidente, ainda que efémero, desta federação.

O mote "à Rasca" além de seguir a modernidade dos tempos reflecte na perfeição aquilo que é o sentimento generalizado dos praticantes desta modalidade. A Direcção que tive o privilégio de liderar foi clara nas suas proposta quanto ao rumo e à metodologia a seguir mas embateu num muro intransponível de interesses mesquinhos e de pequenos poderes que se habituaram a viver à sombra da modalidade.

Urge contrariar essa clientela que se prepara avidamente para voltar ao Passado e perpetuar práticas e modelos que comprovadamente estagnaram a modalidade e a tornam particularmente vulnerável aos tempos que se avizinham.

Esta lista, que agora novamente se apresenta a eleições, tem propostas que são por todos sobejamente conhecidas e que foram, à mão de caciques e lacaios, reprovadas e por isso deverão agora ser publicamente escrutinadas para que fique claro - O que são propostas pelo progresso e o que são propostas para a clientela.!!!

Nós seguramente não aviaremos pedidos ao balcão de uma qualquer mercearia federativa, nós lutaremos pela reforma da FPO e por um novo paradigma que a conduza ao SEC XXI.

Alexandre Guedes da Silva

P.S: Se se quiser juntar a este movimento pode enviar as suas contribuições para o email fpo.a.rasca@gmail.com ou torna-los públicos nesta linha de discussão.

PS2: O Boletim nº1

[Image: MerceariaOrientada2.jpg]
Caros (as) amigos (as),

Como o prometido é devido hoje Terça-Feira o tema é a Pernada da Intriga e conta o espanto de um dirigente bem intencionado face a um cenário tragicómico de baixa politiquice orquestrada por uns aprendizes de "caciqueteiros" (aglutinação de caciques + caceteiros)). WinkWinkWink


Alexandre Guedes da Silva

P.S: Se se quiser juntar a este movimento pode enviar as suas contribuições para o email fpo.a.rasca@gmail.com ou torna-los públicos nesta linha de discussão.

PS2: O Boletim nº2

[Image: PernadaDaIntriga1.jpg]

[Image: PernadaDaIntriga2.jpg]
Boa noite,

Hoje pensariam alguns que iria a reboque do Cume do Desespero desvendar segredos profanos ou particularmente graves sobre personagens da nossa trama.

Desenganem-se Angel, o disparate que custou à FPO mais de 50.000,00€ (cinquenta mil euros), as obras de recuperação das Casas da Marinha Grande deverá ser explicado por quem o cometeu à Assembleia Geral da FPO.
A mim e há Direcção da FPO, esses "amigos" explicaram que era um investimento inadiável e que os atletas se quisessem servir-se das instalações não tinham mais que fazer, que munir-se dum colchão e saco cama e "acantonar" numa qualquer das divisões dessas celebres casas - tipo solo duro WinkWinkWink.

Caros e caras amigas esta é a noção de investimento que infelizmente perpassa as cabeças dos nossos "ir"responsáveis passados e agora, putativos candidatos. Não pensaram que funcionalidade se queria para o espaço, não pensaram que obra iam fazer, não pensaram como seria rentabilizado o investimento, enfim fizeram um investimento que na prática é inútil (3 chuveiros, 1 em cada casa são a mais flagrante das desadequações do espaço à função) e que não cria qualquer valor acrescentado à modalidade - É o cumulo do Desespero !!!

Bom mas se este episódio, que na prática custou aos clubes e aos praticantes o equivalente aos 50.000,00 € que o IDP nos outorgou em contrato programa para o desenvolvimento da prática desportiva em 2010, foi mau então o que dizer dos Investimentos Duvidosos, para não dizer Ruinosos que a Orientação vem fazendo anualmente em mapas novos. São pelos meus cálculos gastos anualmente pela modalidade cerca de 85 000,00 € em novos mapas que são, por lei, obras classificadas e na generalidade dos casos, retratam terrenos privados.

Este sim, é sem duvida o maior desacerto da Orientação, o seu verdadeiro Calcanhar de Aquiles para os anos que se avizinham. E porque que chegamos a este estado? Simples porque todos enfiam a cabeça na areia e não acautelam o futuro - uns por inépcia, outros por birra, quase todos por desconhecimento !!!!

Eu entendo que é "criminoso" não acautelar o futuro, não garantir que os mapas que se fazem para a modalidade tenham convenções escritas de propriedade, que não tenham contratos escritos firmados com os proprietários que garantam a sua utilização, em suma que se avance para investimentos pesados completamente às "cegas" só porque parece a alguém que o "terreno tem qualidade".

Caros e caras amigas, se a Orientação não ganhar juízo muito rapidamente, dentro de um ou dois anos teremos Cartógrafos "em falência" a processar clubes exigindo direitos vencidos sobre a utilização das suas obras, teremos proprietários "depenados" a exigir pagamento por cabeça para uso do seus terrenos, enfim teremos a modalidade condenada à extinção!!!

Para quem tem duvidas desta antevisão do futuro, peço que atente nos exemplos que nos chegam todos os dias do estrangeiro, sobretudo dos países anglofónos, para perceber a gravidade do que agora vos transmito.

Alexandre Guedes da Silva

P.S: Se se quiser juntar a este movimento pode enviar as suas contribuições para o email fpo.a.rasca@gmail.com ou torna-los públicos nesta linha de discussão.

PS2: O Boletim nº3

[Image: CumeDoDesespero.jpg]
Boa noite,

Se há opções estratégicas que são fundamentais para a afirmação e desenvolvimento de qualquer modalidade desportiva - O Alto Rendimento - é claramente uma delas !!! Sem campeões não há chama, não há holofotes, não há noticias em resumo não há bandeira nem hino que comovam e alentem o País !!!! Ora o passado ensina-nos que a Orientação se tem "esquecido" de trabalhar este activo estratégico, ou melhor, têm "fingido" que faz e mantido entretidos uns quantos "amigos"!!!!

Caros amigos e amigas,
O Alto Rendimento não se compadece com um clima de amadorismo permanente tanto dos atletas como dos treinadores e sobretudo, dos dirigentes. O Alto Rendimento é um assunto sério que devemos tratar com respeito, com método e sobretudo com responsabilidade. A Direcção que liderei preparou e apresentou ao IDP um plano detalhado e consistente de Alto Rendimento, o primeiro de muitos que se seguirão pois acreditamos que o trabalho realizado junto do IDP e que o valor dos atletas registados assim o ditará.

No entanto importa referir que o que encontramos na FPO em Outubro era sofrível, se não mesmo mau; atletas inscritos por familiares, atletas por inscrever (caso do Davide Machado, o nosso único nível A) e uma total ausência de directivas ou estratégia para a modalidade.

De facto, a maioria das modalidades que nos últimos anos têm melhorado o seus índices de financiamento publico são as que tem demonstrado tratar o assunto do Alto Rendimento com políticas assertivas e resultados em conformidade. O Triatlo e o Surf são duas das modalidades que mercê de um aturado planeamento e muito trabalho de técnicos e atletas viram nos últimos anos recompensado o esforço com a quase duplicação do investimento publico nas subvenções recebidas do IDP.

Para a Orientação o caminho tem sido bem diferente, com o Estado a tratar com indiferença e até aparente desdém a modalidade que por seu turno também não demonstra qualquer ambição competitiva. De resto, o que se tem observado são resultados esporádicos, alguns de grande valia, mas que não reflectem um trabalho consistente e fundamentado de preparação para as competições.

Ora, é aqui mesmo, que temos de mudar - O Alto Rendimento - implica dedicação absoluta e altíssima responsabilidade tanto de atletas como de treinadores e isso só se consegue com a profissionalização de ambos - mas isso é TABU na Orientação !!!! Ter profissão na Orientação não é bem visto e presta-se à inveja e má língua chegando mesmo à difamação!!! E porque???

Será pecado estudar para ser um bom técnico de educação física e com isso querer ser um Treinador Profissional de Orientação !!! Será pecado estudar e obter formação em Cartografia e Desenho Assistido por Computador e com isso querer ser um Cartografo Profissional de Orientação, será pecado estudar para ser Gestor Desportivo e com isso querer ser um dirigente profissional do movimento desportivo da Orientação.

A mim parece-me que estamos a ver fantasmas onde devíamos ver oportunidades, esta modalidade só crescerá quando alguns de nós, sobretudo os jovens, abraçarem definitivamente uma carreira profissional na Orientação e os "amigos" perceberem que essa sim, será verdadeira alavanca que nos fará Crescer e Desenvolver em direcção ao SEC XXI.


Alexandre Guedes da Silva

P.S: Se se quiser juntar a este movimento pode enviar as suas contribuições para o email fpo.a.rasca@gmail.com ou torna-los públicos nesta linha de discussão.

PS2: O Boletim nº4

[Image: PontoDeAtaque.jpg]
Olá,
Alguns, poucosIdea, acreditavam que hoje eu apresentasse uma nova lista e me dispusesses a mim e aos meus pares a novo enxovalho.

Caros e caras amigas só cai duas vezes na mesma armadilha quem está distraído ou é tonto. Como não é esse o caso optei por vos apresentar o futuro em forma de rapsódia com uns excepcionais bebés nascidos em 2011 e que em 2030 irão compreender que afinal houve alguém que em 2010 apontou a luz na direcção certa, mas cegos, os Orientistas não quiseram ver!!!

Tal como afirmei no inicio não tenciono abandonar a modalidade que vi crescer com gosto e dedicação mas irei seguramente dedicar o meu tempo e esforço a outros assuntos e a outros passatempos que felizmente também me estimulam física e intelectualmente. Estarei naturalmente disponível para passar o testemunho aos mais novos e para vigiar a inabilidade dos mais velhos, ou mais desastrados, porque como diria o sábio - Todos Somos Poucos.

A equipa de companheiros, “os amigos”, que se registou hoje para escrutínio eleitoral é a possível, é a que a modalidade fez surgir neste momento e por isso a eles desejo as maiores felicidades e sobretudo, as maiores responsabilidades na condução dos destinos da modalidade.

Connosco a Orientação passou a ser notada esperemos que eles continuem esse esforço que, só ele, nos tirará do anonimato cívico. Ao candidato a presidente apresentei a minha avaliação pessoal da equipa que se apresenta e as reservas que a pratica passada me suscitam, no entanto acredito nas pessoas, acredito que evoluam e se regenerem e por isso tenho esperança no Futuro!!!

Do estudo que realizei em Agosto deixei um diagnóstico de base “cientifica” da nossa modalidade. Considero que mais, pode e deve ser feito, para sustentar devidamente as linhas orientadoras do futuro da prática da Orientação entre nós.
Da nossa passagem pela Orientação fica um Plano Estratégico desenvolvido com método e assertivo nas suas conclusões - Usem-no que a Orientação agradecerá no futuro.

Caros e caras amigas, se a Orientação quer evoluir tem de mudar pois este País não é infelizmente para os Remediados. Esses, são os que são sistematicamente castigados e os que ficam irremediavelmente de fora do Bolo Público !!! Temos de nos afirmar com Dimensão, com Atitude e com Ambição ou então definharemos num lamento zurzido e triste !!!

O meu Rebelde Interior termina assim um ciclo de confronto de ideias e projectos que entendi fazia falta a esta modalidade e que seguramente deixará o necessário Sobressalto Cívico nos praticantes que levará a Orientação a navegar para a luz (lux navigationem).

Até sempreCool,
Alexandre Guedes da Silva


PS: O Boletim nº5

[Image: NovaVia.jpg]
Olá a todos(as),

Não é meu hábito retomar assuntos "requentados" Big Grin mas a situação que se perfila no horizonte é extremamente perigosa para o futuro da Orientação, pois a partir do próximo dia 28.04 entraremos "oficiosamente" no "limbo"......Exclamation
O dia de Sábado será infelizmente recordado como o dia em que os Dirigentes, os Clubes e em ultima análise todos os Orientistas resolveram suspender a Democracia na FPO!!!
E isso é mau? Segundo algumas almas de turva visão nem por isso, pois o actual diktat chega bem para as "encomendas".
Não podiam estar mais enganados, este episódio da vida FPO expõem totalmente a modalidade à desconfiança e ao descredito junto dos nossos stakeholders, sobretudo do IDJP de quem depende exclusivamente o esquelético orçamento da FPO.
Como de certeza, nenhum dos actuais dirigentes leu o programa do actual governo referente ao Desporto é por isso natural que entendam "normal" o processo autocrático para o qual caminhamos e não percebam que isso nos irá conduzir à extinção enquanto modalidade desportiva com reconhecimento público.
Se tivessem lido com atenção perceberiam que já está aberta uma enorme janela de oportunidade para a Orientação e que o pior que podem fazer é apresentar-se à negociação com o governo com uma FPO débil e esvaziada de legitimidade.
É obvio, que a expressão "contexto macro-económico" que consta na 8ª medida (a que se refere ao financiamento público) irá servir para eliminar do sistema desportivo os agentes (leiam-se federações) "com gorduras a mais" ou os "débeis ou agonizantes". Fazer cair a FPO que é um agente desportivo "elegante" e que já começa a ser reconhecido por fazer muito com pouco na categoria dos débeis ou agonizantes é um erro estratégico para a modalidade e que surge na pior altura possível.

Amigos(as) da Orientação, este não pode ser o desfecho do vosso esforço e dedicação de tantos anos de empenho e dedicação, por isso é importante que se questionem porque é que chegamos aqui!!! A um impasse inexplicável, quando à pouco mais de um ano havia a esperança de nos transformar-mos no Desporto do Século XXI.
Informo-vos que já me disponibilizei junto dos actuais responsáveis para ajudar a construir uma solução para o governo da FPO e disponibilizo-me agora, junto de vós, para em conjunto lograrmos alcançar esse mesmo objectivo,

- Não podemos deixar a Orientação novamente à Rasca!!!!

Um grande abraço
Alexandre
alixpt(at)gmail.com
Olá a todas (os)Heart,

"Insinuações, mentiras e exovalhos é o que resta a quem não sabe o que fazer ou dizer para se agarrar à ilusão do poder."

Esta é uma frase lapidar Angel que utilizei recentemente em resposta à intimidação reinante na Orientação e que encerra em si mesma vários ensinamentos:

- O primeiro é que devemos esforçar-nos por ser sempre melhores e não nos deixarmos intimidar pelos que não tendo capacidade de serem melhores, são "rascas",

- O segundo é que o poder é de facto uma ilusão a que os que não tem ideias nem esperança se agarram para que não os julguem, "rascas",

- O terceiro, e porventura o mais importante, é de sermos sempre capazes de separar o trigo do joio e decidir pela nossa cabeça o que é, de facto, a verdade e o que não passa de uma mentira "rasca"!!!

De certo, todos já compreenderam que há um processo eleitoral que se aproxima e que importa manter o poder por todos os meios, inclusive os mais ..... "rascas"!!!!

Alexandre
FPO 1558

P.S: Infelizmente para os nossos melhores não lhes damos mais, do que condições "rascas", para nos poderem representar ...... no mundo da Orientação.
Reference URL's