Forums
LUX NAVIGATIONEM - Printable Version

+- Forums (https://orioasis.pt/forum)
+-- Forum: Orientação (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Forum: Geral (/forumdisplay.php?fid=2)
+--- Thread: LUX NAVIGATIONEM (/showthread.php?tid=217)


LUX NAVIGATIONEM - alix - 03-28-2011 02:02 PM

Caras amigas e amigosAngel,

O Patriarcado retornou em força cheio de maneirismos marialvas e uma boa dose de chauvinismo à mistura. Basta uma singela fotografia para nos transmitir o que ai vem - uma mão cheia de NADA. Em vez de brilho e esperança, o que vemos nestes rostos é desanimo, quica desalento por não conseguirem "parir" qualquer ideia original !!!

Paciência foram os que se apresentaram e por isso temos de lhes dar esse breve mérito !!!

[Image: AG+da+FPO+-+Grandola_16.JPG]

As mulheres, essas, passam para ultimo plano e ficam de fora de qualquer decisão pois os amigos tem de estar à vontade para, no seu Português rasteiro, aviarem os pedidos que lhes forem chegando à Mercearia Orientada.

O escriba de serviço, o tal do pasquim, que por agora tece laudas ao reciclado presidente, afirma que o plagio das nossas ideias é bom desde que realizadas pelos amigos. Pobre criatura alucinada, não lhe escorrerá pelo liquido sinovial - o liquor, que um plano é mais do que verbo que o traduz: é a crença que o anima, é o vigor que o move, é o maestro que o conduz ..... pobre Orientação que já está à deriva.

O dito escriba não gosta de anglicismos e é bipolar!!! Diz que "não deixa de sentir simpatia por mim" Cool no seu 3º parágrafo para depois me invectivar no 8º com epítetos dignos de uma obra de Saramago.

Caro amigo da amiga do Donald sejamos sinceros, o seu BLOG é a sua vaidade, é a sua montra, e você já sucumbiu há muito ao peso das audiências !!! As palavras isenção, rigor, lealdade não fazem parte do seu léxico pela simples razão de que não contribuem para a sua exposição mediatica ou seja, para a massagem diária do seu EGO.

Alexandre Guedes da Silva
φαροφύλακας


RE: LUX NAVIGATIONEM - luisergio - 03-28-2011 05:26 PM

Olá!

Lamentável é que a anterior Direcção e Presidente não tivessem estado presentes na AG, desde logo para defender o Relatório e Contas que apresentaram, como era seu dever!

É um facto que todos temos Egos que gostam de ser massajados, mas uns optam por conseguir isso pela positiva, outros apenas pela negativa. Eu prefiro claramente os primeiros!

LS


LEI DA ROLHA - alix - 03-30-2011 04:14 PM

Olá a todos,

Vem bem a propósito o comentário do GLS, que critica o facto não nos termos dignado a ir a Grândola perder tempo e gastar combustível para apresentar um documento que no essencial não nos pertencia, mas que humildemente, ajudámos a compor e a apresentar em tempo útil.

É verdade, a nossa responsabilidade temporal à frente da FPO foram pouco mais de dois meses em 2010, mas a nossa responsabilidade de execução financeira essa foi bem menos de 1/15 avos do movimento apresentado. Ou seja, entendemos que se justificava que os autores materiais de 2010, que de resto estavam todos presentes, se chegassem à frente e justificassem o que fizeram e porque fizeram!!! Se tal não aconteceu é porque se calhar "algo" lhe ficou atravessado na consciência.

Bom, mas o que interessa é que o DITADO já começou, e começa bem com um texto que eu próprio subscreveria na integra não fosse ele uma Verdadeira LEI da ROLHA.... carregada de mensagens subliminares e feito num tom claramente ameaçador.

Caro Sr. Presidente, e digníssimos amigos, a metodologia que utilizaram para a tomada do poder não foi VERDADEIRA, não era NECESSÁRIA, não foi BONDOSA e sobretudo foi pouco PUBLICITADA ou seja, contraria totalmente os princípios (filtros???) que agora pretendem ver implementados.

De mimAngel, como decerto já se habituaramBig Grin, terão sempre VERDADE, terão sempre JUSTIFICAÇÃO, terão sempre FRONTALIDADE e sobretudo, terão uma razoável capacidade de COMUNICAÇÃO.

Para quem apela ao Bom Senso, este foi um inicio disparatado e desnecessário, sobretudo na era dos MEDIA SOCIAIS .....

Alexandre
veye fa


O opaco Véu que desce .... - alix - 03-31-2011 12:29 PM

Olá a todosAngel,

Esta tem sido uma semana fértil em sinais preocupantes Huh!!!! Se na sua primeira comunicação esta direcção foi infeliz na quarta mostra o seu verdadeiro paradigma - a opacidade.

Isto vem a propósito de uma discreta frase desta quarta missiva que revela bem o estilo e o caminho que esta direcção da FPO irá trilhar:

".... Como é público a FPO tem a decorrer 2 (dois) GT (Grupos de Trabalho) visando chegar a conclusões sobre o modelo organizativo dos QCN e sobre o modelo organizativo das CA’s. ...."

Primeiro erro de comunicação:

Algo que é público porque foi publicitado, ora se esta é a primeira referencia oficial aos GT's deveria dizer-se "Como se torna público ...."

Segundo erro de bom senso:

Se já está a decorrer é porque houve seguramente várias comunicações privadas que deram inicio à constituição do grupo e ao seu inicio de funções que não foram publicas, ou seja, não foram validadas por todos e por isso não podem vincular a FPO como um todo mas só a Direcção da FPO. Assim deveria ser dito "... a Direcção da FPO tem a ......".

Terceiro erro de omissão:

Os grupos de trabalho podem e devem concluir mas não tem capacidade deliberativa pelo que a frase como está obviamente induz em erro o leitor. Assim deveria ser dito "... chegar a conclusões que proporá superiormente ......".

A transparência a par do bom senso deverão ser os nossos bens a preservar.

Alexandre
vuurtoring wagter


As epistolas dos "amigos".... - alix - 04-28-2011 06:45 PM

Olá a todos(as) Big Grin,

Parece-me oportuno após esta longa pausa regressar para comentar as recentes "epistolas" com que os "amigos" nos resolveram brindar nesta época pós-Pascal. Não sem antes referir que foi sem surpresa que voltei a ver um "tronco" encalhado na ilha da Luz que teimando em pseudo-conjecturas, insiste na tese da "pessoalização" para se referir à natureza da presente intervenção, que pugna de forma livre e honesta, pelas ideias e valores e não pela baixa politiquice que infelizmente contaminou e parou a modalidade!!!

Do conjunto das missivas publicadas pelo órgão de gestão da FPO destaca-se pela negativa a nº10 de 26 Abril e porque?

É simples Idea, toda ela é construída para justificar o óbvio, a FPO está paralizada, por isso importa passar esse ónus para outros, de preferência, os que os antecederam - é demagogia pura e dura que só encontra eco no pântano do Socratistão !!!!

O que é verdade é que em 30 dias, as promessas apresentadas já estão a ser rasgadas e substituídas por condições de participação no projecto de Selecções Jovens 2011 no mínimo discriminatórias dos atletas e clubes mais desfavorecidos (vide oficio 19-JS/2011).

Aqui deve questionar-se a FPO porque é que não previu verbas para suportar os trabalhos de preparação das Selecções (sobretudo dos jovens) e vêm numa altura de crise pedir às famílias e aos clubes que suportem despesas com uma actividade que cumpre em primeira linha à FPO suprir e isto, sem que a FPO, seja capaz de dar qualquer esperança de que o investimento terá sequência com a participação dos atletas nas competições para que se venham a apurar.

Mas olhemos com mais atenção para a peça espistemológica de balanço feita por aquele que tem "amigos". Depois de um óbvio elencar da realização de tarefas que ele e os amigos bloquearam durante meses vem novamente levantar suspeitas e fazer insinuações que mais não são do que o continuar de uma estratégia "Carbonária" que visa uma perpetuação no poder de um conjunto nulo de amigalhaços pelo nojo instilado nos restantes Orientistas nas "cousas" da causa publica.

De referir, que tanto eu como os meus ex-colegas de direcção da FPO não fomos contactados, nem formal, nem informalmente por nenhum dos putativos directores do actual órgão administrativo da FPO para prestar qualquer informação, por isso, é no mínimo caricato que se clame desconhecimento que não seja por omissão ou preguiça das "criaturas".

Como sinal de grande preocupação realço a suspensão do programa "Orientação no Jamor", uma iniciativa solicitada pelo IDP à FPO e que representou a presença da modalidade em lugar de destaque nos meios de informação deste nosso principal Stakeholder. Diria que esta foi, talvez, a pior decisão que este grupo de amigos poderia ter tomado neste desastrado mês de actividades.

Veremos o que nos reservará o próximo !!!! CoolCool

Alexandre Guedes da Silva
người giữ ngọn hải đăng


A "Mercearia" está vazia !!!!! - alix - 05-25-2011 10:56 PM

Caros (as) orientistas Angel,

Porventura já estariam com saudades deste vosso "escriba", eu nem por isso CoolBig GrinTongue...

Este segundo mês de mandato, demonstrou em pleno as nossas fragilidade enquanto grupo, mais uma vez uma enorme quantidade de energia generosa de centenas de voluntários redundou num pobre resultado que mesmo assim a Órgão Executivo da Federação acena como SE de uma vitória SUA se tratasse!!!

ERRO CRASSO, todos os voluntários que trabalharam pelo DIA DA ORIENTAÇÃO, SABEM BEM que o Órgão Executivo da FPO não mexeu uma palha para divulgar nos media nacionais e regionais o DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO e deixou entregues a si próprias as pobres Organizações, .... é pouco para quem cuida de prateleiras vazias!!!!

Mas GRAVE e MUITO PREOCUPANTE é que quem vinha tudo RESOLVER não tivesse nestes DOIS MESES (60 dias) resolvido as questões centrais do Financiamento da FPO. Uma simples busca no Site do Diário da República (DRE.PT) demonstra que não está publicada nenhuma adenda ao Contrato Programa de 2010, imprescindível para a transferencia dos duodécimos, nem há qualquer menção a um contrato Programa para 2011 !!!!!

Ou seja, as tais perspectivas de "Altissimo Rendimento" deste Órgão Executivo foram afinal uma GOLPADA que só serviu para DIVIDIR e ATROFIAR a modalidade!!!

Se no primeiro mês os "amigos" mostraram ser desastrados, no segundo foram DESASTROSOS Confused!!!!!

Alexandre Guedes da Silva
حافظ فانوس دریایی

P.S: 5*** para a Excelente Entrevista do Fernando Costa à Vida Económica e 1* para os Corredores de Aventura que deixaram "apeada" uma Organização que não lhes merecia tal.


A Orientação Pedestre perde todos os seus atletas de Alto Rendimento... - alix - 07-11-2011 12:31 PM

Olá a todos,

Cem dias volvidos e eis-me de volta com uma noticia terrível para a modalidade. A modalidade perdeu a classificação do Alto Rendimento, não de um, mas de sete das suas jovens esperanças. Da parte que me toca, peço desculpa a estes jovens que deram o seu melhor, peco-lhes desculpa por não ter conseguido dar a volta a uma modalidade tropega e intoxicada pelo seu próprio cheiro a mofo, que não quer ver onde está o futuro e continua a insistir em idolatrar o passado, como se dai viesse a esperança.

Esta era parte do futuro com o qual queríamos romper, não conseguimos!!! Nem nós nem os pobres dos atletas que foram largados no EYOC e no JWOC, sem meios, sem estratégia, sem qualquer esforço da "nomenclatura" que só sabe oferecer laudas e miniaturas a feitos que não são seus, nem para os quais deu qualquer contribuição!!!

É assim a "mercearia orientada" e os seu(s) fiel(is) amigo(s), sabe(m) a "sal" e cheira(m) a "ranço"...... SadSadSad

Alexandre Guedes da Silva
შუქურა მეკარე


Diminuimos uma ordem de grandeza e somos agora residuais !!!! - alix - 08-27-2011 07:01 PM

OláBig GrinBig Grin,

Quase No final de uma merecidas férias em família e mais ou menos 5 meses depois da Falange de Pedro Dias se ter apossado da FPO eis que nos vemos reduzidos à condição de Federação Residual no que ao Alto Rendimento diz respeito.

De um conjunto de dez atletas de alto rendimento (7 na Orientação Pedestre e 3 na Orientação em BTT) ficamos reduzidos a um, o Davide Machado que em Novembro passado descobrimos com espanto que os actuais dirigentes não o tinham sequer considerado para inscrição junto do IDP.

Ao Davide Machado, ao seu treinador António Aires e ao clube .COM expresso o meu reconhecimento pelo trabalho, esforço, dedicação e tenacidade que demonstraram esta semana que agora finda no MTBWOC em Itália.

Aos restantes atletas que representaram este ano Portugal nos vários escalões e disciplinas deixo uma palavra de amizade e um grito de revolta contra uma visão paroquial da orientação que nunca será capaz de compreender o que é o Alto RendimentoHuh e que por essa razão, será sempre um estorvo e nunca uma verdadeira alavanca, ao vosso merecido sucesso.

Dito isto resta-nos só constatar o total desacerto da actual equipa dirigente da FPOConfused que deixou cair por terra o esforço de anos de atletas, treinadores e clubes e como tornou a Orientação insignificante para a Representação Internacional do nosso país.

Alexandre Guedes da Silva
švyturio prižiūrėtojas

P.S: E já agora alguém diga ao Sr. Presidente da Federação que o 7º lugar ex-aquo obtido pelo DM hoje no Sprint do MTBWOC só na cabeça dele corresponde a um oitavo (vide reconhecimento publicado no site da FPO).


RE: LUX NAVIGATIONEM - alix - 08-31-2011 07:25 PM

Caros amigos e amigasTongue,

Ontem em conversa casual com um dos novos vice-presidentes do IDP percebi que o aperto será muito grande em 2012 e que, em ano de Olimpiadas, quem irá ser sacrificado em primeira linha serão as modalidades não Olimpicas e as Olimpicas que não se aguentarem no "balanço".

Ora isso fez-me recordar o documento de Estratégia da IOF em vigor (2006-2012) que refere como visão para a IOF:
Our vision is that orienteering is recognised as a truly global sport, attractive to all, having presence and credibility on the world sporting stage; included in the Olympic Summer and Winter Games.

Uma breve busca no site do Comité Olimpico Internacional fez-me corar de vergonha, de facto, até 2018-2020 não haverá qualquer hipotese da Orientação ser disputada nos JO (quer de Verão quer de Inverno).

Mas no entanto sete novos desportos estão a ser considerados para 2016 no Brasil (Basebol, Golf, Karate, Patinagem sobre rodas, Rugby, Softball e Squash) e que em 2014 nos jogos de Inverno haverá 6 novos eventos e nada de Orientação em SKI.

Resumindo e concatenando, os dirigentes que nos governam (em Portugal e Internacionalmente) são de facto, fracos e pouco lúcidos, expondo-se ao ridículo de alimentar uma visão inconsequente que a todos menoriza façe à incapacidade prática de compreender que a Orientação tem de evoluir para se insinuar junto da opinião publica como o DESPORTO DO SEC XXI.

Alexandre Guedes da Silva
حارس المنارة


RE: LUX NAVIGATIONEM - rafaelmiguel - 08-31-2011 07:57 PM

Porque não se candidata a presidente da IOF? Talvez isto andasse para a frente!

Abraço


RE: LUX NAVIGATIONEM - fabio_silva - 09-01-2011 08:47 AM

(08-31-2011 07:57 PM)rafaelmiguel Wrote:  Porque não se candidata a presidente da IOF? Talvez isto andasse para a frente!

Abraço

até carregava no botão de gosto mas o forum ainda não tem um...


A ambição têm de ser uma marca da Orientação... - alix - 09-01-2011 01:30 PM

Caros Miguel e FábioAngel,

Parafraseando uma recente anedota das redes sociais dir-vos-ei que "a mim o poder é uma coisa que não me assiste" sobretudo se com ele não formos capazes de realizar as nossas ideias e defender as nossas convicções.

Desconhecerão porventura que só fui Presidente da FPO por manifesta incapacidade da lista que liderei em encontrar OUTRO que o quisesse ser neste momento difícil da nossa vida associativa.

De qualquer forma entendo que o nosso futuro irá depender e muito da solução que encontrarmos para ultrapassar esta fase critica da vida da FPO, que se assemelha muito com a fase de vida em que vocês se encontram - a chegada à idade adulta.

A FPO está estagnada e só tem, na próxima década, dois caminhos possíveis: ou dá o salto e cresce, tornando-se significante ou contrai-se e torna-se uma organização residual. E o que é preocupante é que com ela levará a modalidade, os clubes e por ultimo, os praticantes e adeptos.

Dito isto, importa que percebam que o futuro imediato passará em grande medida por vocês e pela vossa capacidade de organização e trabalho pois a minha geração tem infelizmente poucas soluções e a dos "velhos do Restelo" nenhuma vos trará para além de uma visão retrograda e paroquial da Orientação.

Deixo-vos o desafio de imitarIdea uma fabulosa ex-colega de equipa de Corridas de Aventura e atleta de Orientação que está a promover a prática do BTT com iniciativa mediática e socialmente relevante.


Um abraço,
Alexandre Guedes da Silva
ผู้รักษาประภาคาร


O Estoril Portugal XPD Event esteve hoje no Congresso Europeu de História do Desporto - alix - 10-14-2011 10:14 PM

Olá a todos Angel,

Tenho estado bastante entretido com o meu Doutoramento mas não deixo de prestar atenção à pequena aldeia Orientada.

Hoje foi o dia das Corridas de Aventura e do Surf com duas comunicações cada no CESH. Ao vosso "jovem" estudante Alexandre Guedes da Silva coube a representação das Corridas de Aventura com duas apresentações muito bem recebidas pelos participantes:

- The development of an international adventure sport tourism event: Estoril Portugal XPD Race 2006- 2009

que foi apresentada na Sessão 5 - Regiões e Desenvolvimento.

- The use of e-metrics to evaluate the impact of the ARWC Estoril Portugal XPD Race on-line media coverage

que foi apresentada na Sessão 8 - Media e Comunicação.

Foi uma excelente oportunidade para nos dar-mos a conhecer ao mundo académico do Desporto, sobretudo aqueles a quem, no futuro, caberá investigar o que fomos capazes de realizar no passado.

Em relação à nossa jovem modalidade e face à pobreza das propostas que se nos apresentam só posso dizer que o futuro será necessariamente breve.

Desfrutem enquanto ainda há Big GrinTongueRolleyes,

Alexandre Guedes da Silva
દીવાદાંડી કિપર


As Corridas de Aventura e a Orientação tiveram destaque em Conferencia Nacional - alix - 10-30-2011 12:04 PM

Amigos(as)Angel,

As Corridas de Aventura e a Orientação Pedestre estiveram este final de semana em grande destaque (as únicas comunicações na área do desporto) na Conferência Nacional sobre Sustentabilidade no Sector do Turismo.

De facto, foram três as comunicações apresentadas em formato de Poster, na passada Sexta-feira dia 28 de Outubro no Évora Hotel do decurso desta primeira iniciativa da Associação Portuguesa dos Engenheiros do Ambiente.

O Estoril XPD destacou-se com duas comunicações apresentadas por mim e pelo Nuno Pestana, a primeira intitulada Eventos Turísticos Sustentáveis e que procurou apresentar uma evolução do percurso do evento em termos de sustentabilidade e a segunda apresentou uma das inovações introduzidas na mediatização do evento e que contribuiu para aumentar a sua notoriedade e diminuir a sua pegada ecológica, trata-se do conceito agregador de conteúdos denominado Follow My Team.

[Image: noticia_20111030101205_20111030.jpg]
A Orientação Pedestre esteve representada por Luís Quinta-Nova que apresentou um interessante estudo de impacto de um evento pedestre sobre o coberto vegetal numa área protegida (Parque Nacional da Peneda-Gerês).

Um bom exemplo que contrasta com a grande mediocridade dos documentos que se sufragam e que obstaculizam a que a modalidade se afirme como um exemplo de pratica sustentável no sector do Desporto.

Desfrutem enquanto ainda há TongueBig GrinCool,

Alexandre Guedes da Silva
கலங்கரை விளக்கம் கீப்பர்


RE: LUX NAVIGATIONEM - alix - 11-15-2011 08:36 PM

".....Vamos ser 5.000 nas Florestas!...."


Olá a todas(os)Angel,

Este até podia ser um slogan de sucesso para a Orientação se a gerência fosse outra. Pois é para os mais distraídos esta foi uma campanha lançada à precisamente 2262 dias pela gerência desta mercearia orientada!!!

Verifica-se pois que 6 anos, 2 meses e 10 dias depois o resultado foi frouxo para não dizer mediocre!!!

Depois de ter desprezado o esforço que no inicio do ano foi empreendido no Jamor para inverter esta situação a actual direcção terá seguramente no ano de 2011 a pior prestação em termos de filiação na modalidade dos últimos 5 anos!!!

É assim, quando não há ambição nem atitude, não há dimensão !!!!

Alexandre
לייַכטטורעם היטער

P.S: Para os privilegiados que estão inscritos no Fórum aqui fica o anuncio de época, WinkWinkWink


Uma rolha nos sonhos ....:):) - alix - 01-19-2012 03:16 PM

Olá a todos,Angel

A 23 de Dezembro um jovem desabafa no ciberespaço:

"..... ideal seria todos estes senhores trabalharem juntos, pois seria o melhor que poderia acontecer aos jovens, infelizmente tal não é possível, não por falta de vontade de todos eles mas por outros assuntos que não gosto de comentar. Assisto com preocupação ao rumo das seleções e do futuro da orientação no nosso país.
Questiono todos os dias onde vamos parar? (Se é que não paramos já!)...."

Ontem, a 18 de Janeiro, outro jovem comenta:

"......o aviso que o presidente dirigiu a todos nós, e ainda a repreensão feita a quem escreveu inadvertidamente sobre o que não devia. Concluindo, deveria ter-me manifestado quando foi referido o assunto dos bloggers? Eu penso que não, e não me arrependo de ter permanecido em silêncio, uma das coisas que tenho aprendido ao longo destes anos é que os bastidores é uma posição que permite muito espaço de manobra e permanecendo aí evita-se uma série de confusões chatas...mas isso não quer dizer de modo algum que não faça as minhas análises reconheço que certas revelações só criam problemas, tal como o XXXXX disse, a nossa função é ser atletas e entrar na politica é um mau caminho! Enfim, uma reunião onde muito se falou e pouco se aprendeu....."

A 30 de Dezembro um triste oficio da FPO marca o fim dos sonhos .... de uma geração de talentos que se irá seguramente perder.

O termo utilizado é revelador do sentido das lideranças:

- "constrição" que significa segundo o dicionário On-line da Priberam " Pressão em torno (que faz diminuir a amplidão ou o diâmetro de). = APERTO, ESTREITAMENTO"

Enfim, pouco ou nada muda na mercearia orientada excepto:

- a impotência de perante os mais fortes se fazer, sequer, notar. Já aqui disse e reafirmo a FPO não existe para o Estado, nem sequer a FPO sabe a quem se dirigir no Estado. Um exemplo caricato é a referencia a 30 de Dezembro feita pela FPO a um organismo que já nem sequer existia o "Instituto do Desporto de Portugal, I.P." pois foi extinto a 29 de Setembro para dar lugar ao novo "Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.".

- e a arrogância perante os mais fracos repreendendo quem ousa expressar frontalmente os seus pontos de vista, levando a que tudo tenha de ser comentado e analisado nos "bastidores" onde as antenas do poder tudo captam e controlam.

Enfim, pobres são aqueles que podendo ser melhores insistem na mediocridade e no obscurantismo de formulas obsoletas.

Salvé 2012 pois as bússolas indicam que ainda temos NorteHeart ....!!!!

Alexandre
"the lighthouse keeper"


Faltam 87 dias para nos livrarmos ..... - alix - 02-01-2012 07:41 PM

Olá a todos Angel,

A oportunidade de alternacia está ai, já só faltam 87 dias para que a Orientação se livre da pior direcção da sua história!!!! Pior, dirão voces, mas porqueHuh se tudo parece igual à modorra do costume!!!! As provinhas estão ai, as medalinhas também!!!! HuummCool, este deve ser mais um invejoso que não sabe o que diz, WinkSmileTongue

Pois é, mas o eco do "solo duro" vai mudar e muito quando se apreceber que as organizações esta época pouco mais terão para lhes oferecer que boa vontade, e isto, porque esta direção da FPO as deixou sozinhas a dar a cara numa situação de insustentável penuria.

Há alguns dias um conhecido dirigente desportivo (do tipo "dinossauro") confidenciava-me que este ano ainda haverá algum dinheiro para as federações porque é ano olimpico mas em 2013 a torneira irá fechar como nunca.

Segundo ele a redução deste ano deverá ser entre 20 a 30 % e a de 2013 superior a 60% face aos numeros de 2011, ou seja, não sendo a Orientação um desporto Olimpico parece-me que o nosso futuro está traçado.

E será que há solução??? Pessoalmente acho que sim mas tal como anuncia a Agenda 2020 da CE ela tem de ser baseada no "Crescimento Inteligente" que é uma caracteristica que não assiste a esta direcção!!!

Organizem-se e derrubem-nosBig Grin porque a Orientação precisa de FUTURO !!!

Um grande abraço,
Alexandre
"O faroleiro"


RE: LUX NAVIGATIONEM - jorge_baltazar - 02-06-2012 02:29 PM

Três situações sintomáticas do retrocesso:
1 - O DT (António Aires), profissional a tempo inteiro, pediu demissão e a informação da FPO é que vai ser substituído pelo Bruno Nazário que trabalha numa escola e vai acumular com o cargo de resp. selecções seniores de O-Ped, e as outras disciplinas?
2 - O Tiago Aires, responsável das seleções jovens de O-Pedestre pediu demissão, vai ser substituído por dois voluntários;
3 - A sede da FPO vai mudar-se para a Marinha Grande. A informação que consta da ata é que os funcionários irão ser notificados!!??
Cada um deverá tirar daqui as suas ilações.

1 abraço
JB


RE: LUX NAVIGATIONEM - bruno_nazario - 02-11-2012 01:11 AM

1- Que eu saiba (até porque sou diretamente envolvido na situação) a FPO não informou nem comunicou que eu substituirei o António Aires. Por erro essa situação foi divulgada pelo Orientovar, mas foi prontamente corrigida.


RE: LUX NAVIGATIONEM - jorge_baltazar - 02-11-2012 02:42 AM

Boa noite
A informação a que me refiro (até porque por uma questão de coerência e princípio de referir as fontes de origem) é a que consta (ou constava) da ata da ultima reunião da direção da FPO, enviada aos clubes.

Cump.
JB


POM sustentável ?!? - alix - 02-16-2012 04:25 PM

Olá a todos (as)Heart

Começo por agradecer ao Jorge e ao Bruno por me terem vindo fazer companhia à Ilha do Farol!!! Big GrinCoolRolleyes
Fico como é natural apreensivo pelas noticias veiculadas até porque o vinculo actual do Director Técnico era suportado por financiamento próprio do IPDJ para, salvo erro, dois anos e que se encontrava suportado no curriculum profissional do António Aires. Enfim, mais um tiro nos pés que resulta de má gestão ou quiçá, digestão dos amigados!!!Blush

Mas vamos ao que verdadeiramente interessa e que é o estudo que irei conduzir à sustentabilidade da presente edição do POM!!! Pois é, decidi levar a cabo a empreitada de aplicar as mais recentes metodologias de avaliação de sustentabilidade dos eventos ao Portugal O' Meeting e irei conduzir por estes dias um trabalho experimental inédito em Portugal. Dodgy

Os trabalhos irão decorrer durante cerca de um mês e irão analisar o impacto económico, ambiental e social que o Portugal O´Meeting irá provocar em Viseu e Satão (concelhos onde se realiza) e em todos os interessados nele - organização, entidades oficiais, participantes, espectadores, população, etc...

Desconheço hoje Huh qual o sucesso que irei ter na recolha e no tratamento da informação mas tenho a certeza que me irei divertirBig Grin com a experiência, nem que seja pelos episódios que a novidade da mesma irá proporcionar!!! Para aqueles que tem interesse por estas coisas e estão devidamente registados no forum deixo-vos um exemplo do estudo económico (um dos 3 pilares da sustentabilidade) realizado pelos franceses por ocasião da taça do Mundo de Orientação Pedestre de 2010 em Anecy (no ano anterior ao WOC).

Até sempre e espero ver-vos por estes dias na floresta,Big Grin

Alexandre
le gardien de phare


O dinheirinho, que tudo justifica ??!!! - alix - 03-27-2012 12:46 PM

Olá a todas(os)Heart,

Tenho andado muito entretido a fazer contas e com pouco tempo para devaneios mas houve um facto que despertou a minha atenção no meio do nevoeiro que foi a queda da participação nacional nas nossas provas internacionais e isso fez-me recuperar um gráfico que vos apresentei há cerca de dois anos e que apresentava vários cenários "matemáticos", vulgo regressões polinomiais, em que uma delas apontava para a extinção da modalidade algures em 2013!!!!

[Image: EvolucaoOrientacao.jpg]

Será este o caminho que escolhemos trilhar, em que o dinheiro ou a falta dele, tudo justifica !!!! até a morte de uma modalidade que todos reconhecem fazer falta ao País ??!!

De facto, só a enormissima falta de vergonha de um conjunto nulo é que seria capaz de achar justificável exigir aos nossos jovens mais promissores contribuições monetárias impossíveis de reunir.... para poder treinar!!!! E isto, quando uma parte substancial do apoio concedido pelo estado à FPO deve ser exactamente aplicado na preparação (treino) dessas jovens promessas.!!!
Será que "esse dinheirinho" não estará a ser desviado para pagar sumptuosas ajudas de custo a dirigentes pouco promissores ??!!! e que, no final da festa, serão justificadas com as facturas das vossas despesas pessoais nos "treinos"...Humm, cheira-me a "esgoto"...!!! SmileWinkSmile

Jovens, rebelem-se, pois vosso é o tempo futuro e exijam explicações claras dos que em breve se desvanecerão!!!

Alexandre
Phari custos

P.S1: Para os que gostam de estudar x(1995)=0, para os outros paciência... tivessem estudado ....Wink
P.S2: Constou-me que um casal de "patos" (da Disney) ainda grasnam por ai, será que nunca mais nos livramos dessa peste "aviária" WinkWinkWink


RE: LUX NAVIGATIONEM - duarte1256 - 03-27-2012 02:35 PM

"Pior do que aquele que não vê, é aquele que não quer ver"

Já à alguns anos que deixei de ir a feiras, e pelos vistos nem preciso de ir, para encontrar alguns vendedores de BANHA DA COBRA.

Quadros e mais quadrinhos, todos muito bem planeados e elaborados acompanhados de discursos direcionados, podem camuflar muita coisa, para quem tem pouca experiência de vida (jovens), mas para quem já cá anda à uns anos, neste país a beira mar plantado, ouvindo todos os dircursos que uma dita classe nos presenteou, estes soam a um dejá veu, e neste tempo de vacas magras, quando a "esmola é grande o pobre desconfia"

Mário Duarte


Teriaga e outras medicações... - alix - 03-30-2012 03:37 PM

Olá a todas(os)Heart,

O meu coração rejubilou de esperança com o Post de ontem do Jorge Baltazar, afinal pode fazer-se luz neste canto nublado e triste onde está plantada a orientada aldeia!!! (...que nem a propósito a partir de hoje fecha definitivamente as portas a Mafra....)

Tremam pois os que se desvanecerão nas brumas do tempo pois ele já não vos retornará nem honra nem glória de que não serão seguramente merecedores ?!!!

Uma tirada verdadeiramente épica que espero motive os que estudam a tomar o poder aos caciques da aldeia ..... mas com muito respeitinho e contenção verbal nos blogues, entenderam!!! WinkWinkCool

Enfim, passemos agora ao serviço publico Idea de elucidação às "almas tresmalhadas" que aportam à ilha da luz sobre aquela que é a verdadeira natureza dos seus próprios pensamentos!!!

"Pior do que não ver, é não o querer fazer", assim rescreve-se a frase sem ofender e sem discriminar o digníssimo Presidente da Associação de Deficientes que dá guarida a alguns dos melhores orientistas nacionais e que não é seguramente mau porque é cego !!!!

Teriaga, é o verdadeiro nome do antigo antídoto que se utilizava no tratamento de mordeduras de cobra e outras doenças que provocavam alterações neurológicas e físicas graves e que utilizava carne de cobra em pó como um dos seus 64 ingredientes (alguns dele muito difíceis de obter).
Caído em desuso no final da idade média subsistiu o mito da sua eficácia que foi transferido para um unguento que resulta da mistura simples de gordura animal com pó de cobra a que se deu o nome popular de "banha da cobra". Uma mistura explosiva de ganância com ignorancia deu-lhe a popularidade e projecção que hoje granjeia entre os que não estudam.... SmileWinkTongue

Boas férias e melhor Páscoa,

Alexandre
די לייַכטטורעם היטער

P.S: Ontem tive oportunidade de trocar algumas impressões com o Dr. Diogo Guia (chefe de gab. do SEDJ) que me disse textualmente que a "mama" acabou porque já não há "leite" na vaca, o que paradoxalmente até podem ser boas noticias para a Orientação que infelizmente sempre só viu da vaca, as suas b/costas .... SmileTongue


E finalmente, neste já longo caminho fez-se luz ....!!! - alix - 04-05-2012 01:47 PM

Olá a todas(os),

Pois é, chegados à fasquia das 7000 visitas (+/- 290 por Mensagem), é altura de fechar a "loja" e desejar boa sorte a quem vier por bem!!!
A razão é simples, estamos a pouco mais de 3 semanas da Assembleia Eleitoral que decidirá o futuro desta modalidade a 28 de Abril em pleno Parque Nacional - Peneda/ Gêres e não sendo eu candidato a nenhum órgão pareceria extemporâneo ter qualquer interferência no debate de ideias que desejo para a modalidade.

Sobre o processo eleitoral deixo-vos só um breve apontamento que me parece importante: ele será conduzido por alguém que seguramente garantirá justiça e isenção a quem tiver a coragem de apresentar publicamente as suas ideias para a modalidade, e por isso mesmo, asseguro-vos que qualquer proposta que surja será respeitada e devidamente considerada a escrutínio.

Sobre as razões deste ciclo de intervenções que agora termina e que, como se recordarão, surgiu em resposta à forma cobarde como a intriga e a maledicência aniquilaram um projecto sólido de reforma da Orientação e a submeteram aos caprichos de um conjunto de conhecidas personagens. No entanto, essas personagens a quem colectivamente umas vezes denominei por amigos, outras por amigados, outras por velhos do Restelo, outras por merceeiros, outras por conjunto nulo ou vazio, ... não passam na realidade de voluntários que tal como eu e outros aceitaram as responsabilidades e os riscos de conduzir esta jovem federação.

No entanto, não sejamos ingénuos ao ponto de pensar que somos todos beneméritos e que estamos todos a remar para o mesmo lado, porque isso seguramente não é verdade. Houve e ainda perduram casos de dirigentes que de forma traiçoeira se insinuaram muito interessados na vida da FPO mas que na realidade só pretenderam utiliza-la como escudo e\ou arma de arremesso contra o IDP e alguns dos nossos mais importantes stakeholders no caso do campo de Golfe do Jamor (estimo em mais de 150 000, 00€ (equivalente a dois anos de Orientação no Jamor) o prejuízo directo causado à Orientação por tais dirigentes). Desconheço, se hoje essas "aves" ainda continuam interessadas em usar a FPO em proveito próprio visto que me parece que, felizmente, não goraram nenhum dos seus principais intentos (o campo de Golfe está no Jamor para ficar e a Orientação não sucumbiu a nenhuma das suas propostas obtusas)!!!

Por fim, uma mensagem de esperança para os mais jovens, aqueles de quem a Orientação necessita esforço e empenho para garantir o seu futuro:
- somos uma modalidade desportiva com viabilidade económica mesmo em situações de extrema penúria financeira porque não temos custos fixos estruturais significativos (a nossa instalação desportiva é a Natureza),
- somos uma modalidade desportiva com viabilidade social porque levamos o desporto e os eventos aos locais mais remotos de Portugal e com isso contribuímos substancialmente para o reconhecimento da importância desses territórios e dessas populações,
- somos uma modalidade desportiva com viabilidade ecológica porque contribuímos para educar os participantes nas boas práticas ambientais e porque comparativamente a nossa pegada é francamente inferior à das outras práticas desportivas.

Ou seja, a Orientação é, de facto, uma das modalidades desportivas mais sustentáveis que se realizam em Portugal e por isso mesmo terá um futuro radioso ... sejamos nós todos capazes de o alcançar.

Até sempre ....

Um grande abraço do
Alexandre