Current time: 03-29-2024, 01:28 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Especificidades dos escalões jovens e dos escalões veteranos
06-07-2011, 10:15 AM
Post: #1
Especificidades dos escalões jovens e dos escalões veteranos
Em seguida apresento mais dois temas da lista de temas definida inicialmente.

ESPECIFICIDADES PARA ESCALÕES JOVENS

- Permissão para que todos os jovens possam participar no escalão exactamente acima; a possibilidade de participarem 2 escalões acima será aberta apenas nas Estafetas;

- Reestruturação dos escalões para D/H 20/18/16/14/12/10; Para os mais jovens haverá um único escalão H/D10;

- Sugestão de ter preços mais baixos para os escalões de formação (10 e 12 anos);

- Jovens a valer 100 pontos para a classificação de clubes em qualquer escalão dos 14 aos 20;

- Condições de promoção dos escalões de 20 anos já abordadas nas especificidades dos Seniores com a promoção dos 3 primeiros e de quem tenha média nos melhores 10 percursos superior a 92 pontos;

- Continuação da possibilidade dos jovens com 16 anos ou menos poderem pontuar para ranking mesmo sem ser federados;

- Títulos nacionais colectivos apurados em cada escalão;

ESPECIFICIDADES PARA ESCALÕES VETERANOS

- Permissão para que os Veteranos possam participar sempre livremente em qualquer escalão que escolham tal como até aqui, desde que seja um escalão etariamente mais jovem;

- Veteranos com alteração de pontuação para a competição de clubes passando a valer 90 pontos em vez dos 75 actuais mas reduzindo a 6 o número de veteranos a contar. Passariam a contar 20 atletas em vez dos actuais 21, com 7+7+6. Ou seja, o peso dos veteranos evoluiria da seguinte forma: em 2010: 5 * 100 = 500 pontos máximos; 2011: 7 * 0,75 = 525 pontos máximos e para 2012 ficará 6 * 0,9 = 540 pontos (se mantivéssemos os 7 atletas seria uma subida excessiva para 630 pontos). Como os seniores já vão subir aumentando os 125 pontos para 130 ou 140 pontos, podemos manter os jovens como estão e ficar com 7+7+6 na Ori Pedestre. Na OriBTT ao subirmos de 75% com 5 atletas para 90% com 4 atletas, passamos de 375 pontos máximos para 360 pontos máximos. Há uma pequena redução mas penso que se justifica alterar para 5+5+4. Caso seja preferível manter 15 BTTistas a contar para a TP, talvez faça mais sentido alterar para 5+6+4, uma vez que os seniores serão ainda provavelmente reforçados pelos atletas de 35 anos.

- Títulos nacionais individuais apurados por categoria e não por escalão como actualmente (isto já foi apresentado num ponto prévio de outro tema...). Isto afecta apenas os escalões veteranos reduzindo o número de títulos nacionais atribuídos em cada campeonato.

E é tudo.

Saudações desportivas,
Luís Santos
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
06-07-2011, 11:50 AM
Post: #2
RE: Especificidades dos escalões jovens e dos escalões veteranos
Bom dia Luis.

Não querendo entrar em qualquer polémica sobre o tema, que tu abordas e o peso que possam ter ou não os jovens e veteranos, apenas quero dar a minha modesta opinião sobre a matéria.

Penso que no que diz respeito aos escalões de jovens, a nova ordenação 10; 12; 14; etc, deverá ser implementada, uma vez que a nivél internacional é o que está a ser praticado;
no que diz respeito aos escalões que contariam para o ranking de clubes, deveria ser a partir dos H/D 14 (iniciados), idades anteriores têm que ser entendidas como de formação e não como competição, e como tal não deverão ser equacionadas;
os jovens federados ou não federados poderem participar/pontuar, penso que não poderá haver dois pesos e duas medidas, nos escalões que pontuam para o ranking de clubes, isto é, tem de haver uma uniformidade de procedimentos independentemente da idade ou escalão, pontuando apenas os atletas que estiverem devidamente inscritos, um atleta não federado não pode em circunstância nenhuma, pontuar para o clube e não pontuar para o seu ranking individual, e todos os escalões que pontuarem têm de estar em igualdade de circunstâncias, incluindo os 14 e 16 e nomeadamente nos campeonatos nacionais, todos os atletas para participarem têm de ter a sua inscrição regularizada;
em relação ao peso dos diversos escalões (Jovens, Séniores e Veteranos) para o ranking de clubes, temos que analisar de forma diferente, o ranking pedestre do ranking de btt, no pedestre não entendo a proposta de diminuição do nº de veteranos, uma vez que 1º - já existe diferenciação a nivel da pontuação e 2º quer se queira ou não, quer se goste ou não, é o sector onde existem mais escalões e aquele onde poderão no futuro existirem ainda mais, é o sector onde o nº de atletas é maior, e mesmo numa prespetiva de incentivo aos jovens e aos seniores, não me parece que tenha que passar por diminuir nos veteranos a importância para o ranking de clubes, passará isso sim por trabalhar mais e melhor com os jovens, quer na prospecção quer na especialização. Já agora não seria mais correto, nos escalões de veteranos limitar a um determinado nº minimo de atletas participantes por escalão, para que possam pontuar, parece-me que deveria haver também a preocupação de que os conhecimentos tecnicos, podessem ser salvaguardados (um atleta num escalão competitivo com 30 ou 40 atletas, leva o mesmo nº de pontos pela vitória, que outro atleta de escalões com 1, 2 ou 3 participantes).
No que diz respeito à btt, então a proposta de diminuição ainda é mais absurda. Voltei às provas de Oribtt à 3 épocas e o que se constata, para além da diminuição do nº de participantes, é a fraca participação dos jovens, toda a gente percebe que logisticamente falando, levar 8 jovens numa carrinha para uma prova pedestre, é totalmente diferente de levar os mesmos 8 jovens para uma prova de oribtt, isto acrescido do principal meio de progressão (ténis/bicicleta), os clubes quase a 99 % (excesão BTT Loulé) não têm forma de contrariar esta realidade, tentar arranjar formas de inverter esta realidade, não passará por certo pela diminuição da importância dos veteranos. Analisar-se o nº de participantes nos diversos escalões e adaptar-se essa realidade ao ranking de clubes seria o mais correto, no entanto acho que o equilibrio entre os diversos escalões poderá ser neste momento o mais correto, o que não será correto é penalizar os veteranos, pensando que isso poderá estar mais de acordo com a realidade da nossa modalidade, os números quer se queira ou não e por mais voltas e justificações que se possam dar, traduzem um peso significativo dos veteranos.
Finalmente e em relação à atribuição dos títulos de veteranos por categoria (mais uma vez os veteranos), estamos a falar de diferenças de 10 anos, se a questão passa por mais umas medalhitas ou menos umas medalhitas e os respetivos custos, eu até percebo, mas uma coisa eu também sei, todos nós deveremos poder ser tratados com dignidade, e uma das coisas que mais me impressiona é ver no mundial de veteranos senhores e senhoras com 65, 70 ou 75 anos (5 em 5 anos), a escrutinar os resultados. Já dizia o escritor "As árvores morrem de pé", por favor senhores responsáveis, deixem essas mesmas árvores morrer de pé e com dignidade, agrupar por exemplo um atleta com 56 anos e outro com 62 anos só pode ser por brincadeira.
Peço desde já desculpa por me ter alongado.

Mário Duarte
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
06-08-2011, 03:41 PM
Post: #3
RE: Especificidades dos escalões jovens e dos escalões veteranos
Boa tarde a todos.

Mário, vou comentar as tuas considerações em tópicos separados.

1 - A questão da inclusão nos rankings de jovens não federados. Nota que isto é o que acontece agora e já vem acontecendo desde há alguns anos. Mas faz-me sentido o que referes. Deixar apenas nos escalões de formação essa possibilidade de integrar escalões sem ser federado. Vou anotar a tua proposta.

2 - Diminuição do número de atletas veteranos para o ranking de clubes pedestre e de OriBTT - Como referi, a proposta de redução do número de atletas visa apenas compensar a subida do peso dos atletas. Tal como assinalei, na pedestre o facto de ter 6 atletas a pontuar a 90% faz com que o peso dos veteranos seja MAIOR do que é actualmente contando 7 atletas a 75% e também maior do que era há 2 anos com 5 atletas a contar 100%.

3 - Títulos de Veteranos por Categorias - Porque é que atribuir um título veterano individual por categoria é absurdo e atribuir um título veterano de estafetas ou colectivo noutra disciplina também por CATEGORIAS já não é? Porque é que é absurdo considerar intervalos competitivos de 10 anos quando ainda há poucos anos tivémos um atleta de H40 a ganhar o Campeonato Absoluto e ainda há poucos dias tivémos outro atleta de H40 a sagrar-se vice-campeão de Longa e campeão de Estafetas em Seniores?

4 - A importância dos Veteranos na Modalidade - Como acho que todos compreendem, sempre que beneficiarmos veteranos em contributos para rankings estamos a fazê-lo à custa dos jovens e dos seniores. E como me parece também compreensível, não me parece que seja por termos 500 veteranos e 30 Elites, que os veteranos devam ter mais peso que os Elites. Isto não é uma questão de número de participantes. Na Orientação (gostava que me dessem outros exemplos de modalidades em que os resultados dos veteranos afectam os títulos máximos dos clubes) os Veteranos contam para os títulos de clubes. Mas daí a serem mais importantes que os seniores e mais importantes que os jovens pela força dos números parece-me que vai uma grande distância. Quando faço referências à eventual eliminação de escalões com 2 ou 3 participantes (já ficou claro que não se justifica cancelá-los) notem que sempre houve uma regra dizendo que escalões com menos de 8 atletas poderiam ser suprimidos. Quando digo que em cada Campeonato Nacional há 4 jovens campeões, 2 seniores campeões e actualmente 14 veteranos campeões, isso também é um facto. Será justo assim? Não convém mudar? Não serei eu que vou impedir ou implementar regras contra quem quer que seja. A mim só me cabe fomentar o debate, recolher opiniões e apresentar propostas. Apenas isso.

Saudações desportivas,
Luís Santos

PS: Já devo ser considerado "traidor" por ser veterano e andar a defender pesos maiores para jovens e seniores...
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
06-21-2011, 10:46 AM
Post: #4
RE: Especificidades dos escalões jovens e dos escalões veteranos
Bom dia a todos.

Mário, sinceramente não compreendo o objectivo do que escreves.

Tu agora se ganhares uma prova no teu escalão, contribuis para o teu clube com 75 pontos. Na proposta que eu apresentei, passarias a contribuir com 90 pontos.

Se o teu clube tiver 7 veteranos a fazer pontuação máxima levaria agora 525 pontos. Se tiver 6 com a minha proposta passa a levar 540 pontos.

Porque será que é mais "desmotivante" obter 90 pontos do que 75?

Saudações desportivas,
Luís Santos
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication