Current time: 04-19-2024, 10:41 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Orientação nos escalões de formação
10-21-2012, 09:15 PM
Post: #1
Orientação nos escalões de formação
Queria chamar á atenção de algumas falhas recorrente na aplicação do regulamento técnico-pedagógico para escalões de formação e que eu considero muito importante para garantir o futuro sustentável da orientação.

O regulamento específico para escalões de formação em orientação pedestre é claro em vários aspectos e queria refletir em duas situações em concreto:
1) "(...) não deverão ser atribuídos prémios aos primeiros classificados, mas sim lembranças a todos os participantes adequadas à sua idade."
2) Elementos críticos do traçado de percursos H/D11
Regulamento de Técnico Pedagógico: http://www.fpo.pt/www/images/fpo/regulam...o_hd11.pdf

Lembranças
Nas últimas três provas da taça foram realizados pódios para os escalões de formação, deixando de fora vários atletas que não se classificaram nos 3 primeiros lugares.

É possível que eu seja um pouco mais sensível para esta questão por ter uma filha a participar neste escalão, mas é verdade que para estes jovens estas questões podem levá-los á total desmotivação e á desistência da prática da modalidade.

Elementos críticos do traçado de percursos H/D11
É com muita tristeza que vejo continuamente os traçados de percursos para estes escalões não cumprirem as recomendações técnicas que garantem a segurança e a aprendizagem correta por parte dos atletas.

Acho que os organisadores, supervisores e traçadores deveriam ter mais atenção a estes pormenores, porque afinal, os riscos associados aos atletas mais jovens são grandes e é muito fácil um atleta destes perder-se.
O regulamento nesta área é muito claro e deveria ser aplicado de forma consistente.


Espero contribuir com este post para que haja uma maior sensibilidade por parte dos organisadores de provas em relação aos atletas mais jovens.
Abraços e beijinhos,
Rui Tavares (FPO 5452)
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
10-29-2012, 10:15 AM
Post: #2
RE: Orientação nos escalões de formação
Como nem tudo na vida (e na orientação) é mau... é de louvar as boas prestações em relação à aplicação do regulamento de escalões de formação.

A organisação do COALA, no fim-de-semana passado, em Santiago do Cacém, esteve muito bem no que respeita aos escalões de formação e em especial nos pontos que referi no post anterior:
1) as lembranças foram entregues a todos os jovens, sem classificação atribuida
2) Os percursos eram perfeitamente adequados os nível de iniciação e permitiram que os jovens (e os pais) tivessem a segurança necessária.

É importante referir estes bons exemplos para que todos possamos tentar aprender entre nós e garantir uma maior consistência nos eventos de orientação.

Parabéns ao COALA.
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication