Current time: 03-29-2024, 02:32 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
INSCRIÇAO NAS PROVAS DEMASIADO CARO..SIM OU NAO?
11-27-2012, 11:42 PM
Post: #1
INSCRIÇAO NAS PROVAS DEMASIADO CARO..SIM OU NAO?
Bom dia. Peço desculpa por estar a utilizar este espaço, mas gostaria de saber a opiniao daqueles que praticam orientaçao, tal como alguns atletas no nosso clube.
No passado mes recebi uma informaçao, com os preços das inscriçoes em provas da Taça de Portugal, que se iriam praticar em 2013. Fiquei preocupado pois faço parte de um pequeno clube, com poucas verbas. Acho que começa a ficar muito dispendioso participar em provas da Taça de Portugal de Orientaçao Pedestre. Sera que estou enganado? Ou sera que nos ultimos tempos as provas(tirando o POM) tem menos participantes? sera que nos tempos de crise se justifica aumentar os preços das inscriçoes?
Gostaria de saber a opiniao daqueles dirigentes, que tal como nos nao organizamos provas da TP, e o unico meio de receita sao os apoios das Camaras Municipais...

ABILIO BARBAS
Presidente de um pequeno Clube
COAAL-Clube de Orientaçao do Alto Alentejo
Quote this message in a reply
12-04-2012, 05:41 PM
Post: #2
RE: INSCRIÇAO NAS PROVAS DEMASIADO CARO..SIM OU NAO?
Julgo que o companheiro Abílio não tem que pedir desculpa pois este espaço deve servir para troca de ideias e está a precisar de ser dinamizado.

A questão das taxas de inscrição tem pontos de vista diferenciados, para quem participa e para quem organiza:
1 - Para quem organiza (principalmente as provas com menos de 300/400 participantes), ainda mais nesta fase de falta de apoios, os valores praticados são insuficientes para cobrir as despesas de organização da prova;
2 - Os atletas que participam regularmente em provas, pagam as suas inscrições e não estão federados consideram a relação taxa de inscrição/proveito da prova pouco interessante (compensadora);
3 - Os clubes que organizam grandes eventos, por terem mais recursos, consideram o valor das taxas de inscrição aceitáveis, pois vão ter retorno nas suas organizações;
4 - Os clubes que não organizam eventos e os que organizam eventos deficitários (de pequena dimensão) consideram as taxas de inscrição elevadas e o atual acréscimo demasiado;

Na minha opinião o aumento das taxas de inscrição, apesar de serem desaconselhadas na atual conjuntura, são sensatas pois tiveram em atenção os jovens e aplicam-se mais aos adultos.

Concordo também com a sugestão de haver uma taxa mais baixa no Fácil Curto (devia ser uma norma obrigatória e estendida a todos os Open), pois o grande crescimento que tivemos na 1ª década deste século ficou a dever-se à grande adesão que havia nos escalões open. Ainda em relação a estes escalões (Open) as taxas de inscrição deviam incluir tudo (prova+seguro+SI), pois as sobretaxas afastam os praticantes esporádicos.

Por outro lado as organizações devem ter em atenção a relação custo/benefício dos seus eventos, pois ninguém quer percorrer meio país para ir experimentar uma prova que tem uma duração de 30 minutos.
Há apetência de muitas pessoas para a prática de corrida ao ar livre (vejam a adesão ás provas de trail, com taxas de inscrição superiores às praticadas na orientação), mas tem que haver retorno equivalente ao valor despendido.
Também é necessário as organizações estarem sensíveis às dificuldades atuais e adotarem estratégias de incentivo, como por exemplo descontos para grupos.

1 abraço
JB
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-19-2014, 12:51 AM
Post: #3
RE: INSCRIÇAO NAS PROVAS DEMASIADO CARO..SIM OU NAO?
Este tópico do fórum já é antigo, o que não significa que o tema não seja atual.

Estou a tentar trazer novas pessoas para a orientação. Para além das atividades que o meu clube vai promovendo, o POM era uma das oportunidades de mostrar a grande festa que é este desporto.
Infelizmente, convencer quem quer que seja a fazer uma prova com cerca de 2-3km (que será tipicamente a distância de open fácil curto em distância média e longa) e pagar 10€ por essa prova, creio que é pouco realista. Neste caso em particular, numa prova com 4 etapas, colocando de parte os sprints, são pelo menos 40€ só pelas inscrições.

Se pensarmos na popularidade que as provas de atletismo de estrada e de trail têm vindo a ganhar e considerando que o custo médio dessas provas ronda os 10€ (ou até menos), também não estou a ver a massa crítica que já faz corrida a migrar para a orientação.

Ainda que este custo não afaste 100% dos potenciais novos atletas da modalidade, tenho a certeza que estamos a afastar um volume considerável de pessoas que, noutras circunstâncias (leia-se custo de inscrição), participariam e que talvez vissem a orientação como o seu novo desporto nessa ou na próxima época desportiva.

Cumprimentos,
NH

o__
_.>/ _ *** Travessia do Caminho Francês de Santiago - 2011 ***
( )_\( )
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication