Forums

Full Version: Novo Regulamento de Competições TPCA 2009/10
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Bom dia

Após o período de discussão pública foi finalmente aprovado o Regulamento de Competições para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2009/10.

Está disponível no site da FPO em http://www.fpo.pt/www/images/fpo/regulam...09-10.pdf.

Para mais fácil leitura das novidades estão identificados a azul as principais alterações.

Em resumo as principais novidades são:
- 3 escalões: Elite, Aventura e Promoção (desaparecem os Escalões Elite Mista e Elite Masculina, ficando apenas o escalão Elite)
- o escalão de Aventura passa a ser claramente mais simples que o escalão Elite. As equipas devem optar se querem fazer Competição a sério no escalão Elite, ou se querem participar como desporto no escalão Aventura
- no escalão de Elite passa a ser permitido participar no formato 3+1 com a assistência a rodar, excepto nos Camp. Nacionais e Camp. Ibérico onde o elemento de assistência não pode participar nas etapas
- as equipas com elementos femininos para além de pontuarem nos escalões Elite ou Aventura, têm ainda uma classificação só para equipas mistas (com prémios e rankings) com a seguinte forma:
- é ordenado pelo número de CP’s realizados pelos elementos femininos
- é necessário que esses CP’s sejam pelo menos 50% de todos os CP’s feitos pela equipa
Isto aplica-se tanto ao escalão Elite como Aventura, valorizando-se todos os atletas femininos que participem nesses 2 escalões
Um exemplo para mais fácil percepção:
1º equipaA 60 CPs total 0 CPs feitos por elementos femininos
2º equipaB 59 CPs total 40 CPs feitos por elementos femininos
3º equipaC 58 CPs total 20 CPs feitos por elementos femininos
4º equipaD 57 CPs total 0 CPs feitos por elementos femininos
5º equipaE 56 CPs total 42 CPs feitos por elementos femininos
Na classificação para as equipas mistas ficará:
1º equipaE 42 CPs
2º equipaB 40 CPs
A equipaC não fica em 3º lugar porque não fez pelo menos 50% dos CPs
- A FPO subsidia a participação de atletas até 23 anos com um desconto de 10€ na inscrição por atleta jovem
- O percurso da prova deverá estar dimensionado para que a primeira equipa de cada escalão consiga fazer pelo menos 90% dos CPs da prova, e são definidos valores médios de CP’s a realizar por hora, por forma a standardizar o mais possível as condições das provas e as várias etapas.
- A partir de 2010 a FPO passará a seleccionar 3 equipas de Elite para participar no Camp. Ibérico representando as cores de Portugal, com critérios claros de selecção indicados no regulamente, e com a inscrição paga pela FPO.

Com estas alterações pretende-se dinamizar a participação das equipas na TPCA 2009/10, não sendo ninguém prejudicado face ao que existia nas épocas anteriores, e procurando dar mais flexibilidade e benefícios nas áreas de aposta estratégica da FPO.

Estamos a pouco mais de uma semana da primeira prova da época, em Lamego, e este novo regulamento em nada afecta a realização desta prova, nem obriga a nenhuma mudança na estratégia das equipas face à informação que já existia disponível.

Sendo assim, e com base nas excelentes condições que o Exército está a preparar para este evento, e face à espectacular região do país onde pela primeira vez se vai fazer uma prova da TPCA, com óptimos atributos naturais para uma prova de aventura, convido a todos que inscrevam as vossas equipas para esta prova, pois até 2ª feira, dia 12, ainda o poderão fazer com os preços mais baixos sem agravamento.

Cumprimentos,

Eduardo Oliveira
FPO
Reference URL's