Caçadores... - Printable Version +- Forums (https://orioasis.pt/forum) +-- Forum: Orientação (/forumdisplay.php?fid=1) +--- Forum: Ori-BTT (/forumdisplay.php?fid=4) +--- Thread: Caçadores... (/showthread.php?tid=177) |
Caçadores... - nupepi - 10-24-2010 11:02 PM Caros Orientistas, nestas últimas duas provas da TP de Ori-BTT (V.N.Poiares e Ribeira do Fárrio) foi notória a presença de caçadores em pleno terreno de prova. Para que se saiba, porque apenas o comuniquei verbalmente em Poiares ao descarregar o SI, foi disparado um tiro a cerca de 100m de mim, tiro esse que 'infelizmente' atingiu um animal, seja ele qual for. Hoje, em Ribeira do Fárrio, ainda nem tinha chegado ao primeiro ponto, já me tinha cruzado com três caçadores e respectivos cães. Desta vez, os tiros que ouvi já foram mais distantes. Gostaria de perguntar aos responsáveis das provas se tomam as devidas medidas para que se evite, com o devido bom senso, a presença de caçadores no terreno do mapa nos dias de competição. Alertar as câmaras e juntas, segundo o que ambas as organizações me disseram ter feito, não resulta, pelo que se vê... Gostaria de perguntar se o seguro desportivo cobre por acaso a situação insólita de um atleta levar um tiro em prova e se a FPO está juridicamente preparada para defender alguém que venha a cair numa cadeira de rodas, ou algo limitador duma vida normal, na sequência numa tragédia destas. No limite, alguém pode mesmo morrer e gostaria de saber a quem caberá dar a má notícia a uma esposa, um filho, etc... Hoje mesmo perguntei ao supervisor da prova do Fárrio estas mesmas questões, ao que obtive como resposta uma pergunta: há quantos anos eu fazia Orientação, porque ele fazia à 15 e nunca ninguém tinha levado um tiro em provas. Por não ficar satisfeito com resposta dele, faço-as aqui. Pelos vistos, tem havido malta a fazer Orientação anos a fio com uma sorte do carago. Será que a FPO é uma federação menor, ou que a modalidade em si é menor que não possa ter alguma influência no que toca aos terrenos durante a realização das provas. Dou exemplos talvez por absurdo, mas que fazem alguma lógica a meu ver.... Quando a Volta a Portugal passa, os ciclistas tem de respeitar as regras de trânsito ou corta-se o trânsito? Quando a Maratona de Lisboa é realizada ou outra qualquer corrida da lavra da F.P.Atletismo, os atletas correm pelo meio do trânsito e atravessam as passadeiras? No triatlo, quando a malta nada andam lá barcos de recreio? Toda a gente tem licença e liberdade para andar onde quer, mas durante as provas não.... excepto na Orientação.... a modalidade menor... Para mim, o único tiro que não me incomoda é o tiro de partida que normalmente se dá na Orientação Pedestre no início da prova do RA4. Esse está bem.... Agradeço que alguém esclarecido me possa responder às minhas perguntas, porque acho que algumas delas são de mais pessoas que também já se questionaram sobre o mesmo.... Nuno Pires |