Current time: 11-21-2024, 04:23 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Viva
04-03-2011, 01:15 AM
Viva
Olá a todos, sou novo por cá e chamo-me Rui, sou de Lisboa.

Vi em tempos uma reportagem sobre este desporto e gostei, penso que é mesmo aquilo que procuro Smile, praticar desporto no meio da natureza; não sou federado nem tenho clube e sou um autêntico ignorante em relação à "orientação", gostava de participar nos eventos. Os amigos podem me dar umas (orientações) luzes.

Se posso participar sem ter clube, se é pago, onde se realizam as provas e em quais posso entrar, desculpem é que não sei mesmo nada.

Obrigado e abraço
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
04-04-2011, 12:09 PM
RE: Viva
Olá Rui,

Benvindo à Orientação.

Como já descobriste este fórum, então vou recomendar que dês uma vista de olhos na página da Federação Portuguesa de Orientação-FPO acerca do historial da modalidade no mundo e em Portugal para ficares com um enquadramento geral.

Como já deves ter reparado, o OriOasis onde está este fórum, é uma plataforma bastante integrada e organizada onde podes encontrar informações sobre as competições, (datas, locais, clubes organizadores, etc).

As provas decorrem um pouco por todo o país, em função das áreas escolhidas pelos clubes organizadores. Há provas de nível nacional e provas de nível local. Dentro da FPO as disciplinas da Orientação que existem neste momento são a Orientação Pedestre, a Orientação em BTT e as Corridas de Aventura.

Quanto à forma de participação nas competições de Orientação podes fazer isso de três formas:

1) Não estás filiado/federado na FPO nem em nenhum clube: Podes apenas participar nos percursos chamados de Promoção 1,2,3 ou 4, que são disponibilizados em todas as provas. O nível de dificuldade técnica e fisíca aumenta com o número. A inscrição pode ser feita através do OriOasis ou por e-mail para os endereços dos clubes organizadores.

2) Estás filiado/federado na FPO directamente sem teres clube: Podes participar nas competições oficiais da FPO como qualquer federado. Quando te federas deves escolher o teu escalão de competição em função da tua idade no final da época competitiva, que é 31 de Dezembro. As inscrições passam pelo OriOasis onde passas a ter uma conta para gerir as tuas inscrições.

3) Estás filiado num clube e filiado/federado na FPO através desse clube: É uma situação idêntica à da filiação individual na FPO, mas participas como elemento do clube e contribuis para a classificação colectiva do clube nos rankings da FPO.

Para participar nas provas paga-se uma taxa por dia de participação, que é definida por cada clube organizador. Existem taxas diferenciadas para Federados e Não-Federados, que usualmente são mais caras para estes últimos. No caso dos Não-Federados acresce também o valor do Seguro obrigatório.

Para obteres mais informações podes visitar as webpages da FPO ou dos clubes na tua área de residência, ou fazer mesmo o contacto. Há clubes que organizam treinos físicos e técnicos com regularidade e que seriam uma boa oportunidade de conheceres melhor a modalidade e as pessoas.

Espero que tenha ajudado e que apareças nas provas.

Abraço
Octávio Andrade
FPO 1810
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication