Orientação, que futuro?!?
|
|
|||
|
|||
RE: Orientação, que futuro?!?
Bom Dia,
Eu não pretendo entrar em confronto de ideias porque sinceramente estou cansado. Confesso que o clima existente nestes últimos tempos me desanimam. Nem tenho vontade de escrever ou de ler no fórum ou blogs. Começo a querer apenas praticar orientação e não saber de mais nada. Pedro, com certeza que percebeste que não referia ao orçamento, mas sim à pasta. Os motivos não sei, só sei que ficaram por rebater. Ao contrário do que o Leandro diz, eu foquei este assunto no ultimo ponto da agenda. A respeito da linha em que dizes "A Direcção anterior apesar dos ataques que sofreu nos vários posts pré-eleitoriais - entendeu nunca responder -", à muito que a anterior direcção não respondia. Juntando ao facto do abandono da sala quando foram feitas as criticas pelo JB, revela uma atitude um bocado de desrespeito. Pessoalmente não é com o silêncio ou o virar das costas é que se resolve as coisas, tal como não é com ataques fortuitos que se consegue alcançar alguma coisa. Gostava de deixar mais três observações: 1) A mesa de assembleia foi exemplar, foi a única que procurou com grande imparcialidade arranjar soluções para os problemas. Primeiro José Carlos Pires quando propõe que os valores das inscrições permaneça do lados dos clubes e que o valor majorado caso viesse a existir fosse entregue depois (penso que foi algo dentro desta linha de pensamento). Depois foi o Nuno Pedro a sugerir que as contas da federação fossem explicadas em assembleia trimestralmente. A própria direcção propôs apresentar um orçamento rectificativo caso o IDP recusasse as verbas pretendidas. No entanto não serviu de nada, o destino já traçado pela "oposição" já estava definido. O que quero dizer é que não houve interesse em procurar soluções. 2) Em relação aos blogs e afins confesso que quando vi no Orientovar o anuncio de alguns fiquei curioso mas após o segundo desisti porque achei que quem lá escrevia apenas se preocupava com o seu umbigo e não com a Orientação e que não traziam nada de novo. Os grandes atletas não se fazem só pelo número de horas de treino, mas pelo contributo que dão para a Orientação quer em trabalho quer com ideias construtivas. E bons exemplos são o Tiago Aires que criou um núcleo de orientação na Gafanhoeira com grande sucesso e o Paulo Franco pelo seu trabalho no Oasis, entre outros. 3) Não queria colocar estar a tocar neste ponto da Aventura para não estar a estimular mais "faíscas" mas o post do Luis Sérgio no seu blog (http://maisumdesterro.blogspot.com/2011/...?spref=fb) estimulou-me a acrescentar mais este comentário. Eu estou-me pouco "borrifando" para o facto de CA ser orientação ou não, o que interessa é que as CA, têm mapas, utilizam bússola e por isso utilizam a Orientação. O que acho que muitos não percebem, é que quanto mais restrita a FPO ficar mais conflitos de calendários vai haver. Se o CA e o OBTT saíssem da FPO, a maioria das pessoas iria participar em Ori Pedestre, mas havia sempre uma percentagem que iria optar por outras modalidades e iria "roubar" algumas participações à pedestre. A orientação pedestre não consegue ter provas todos os fins de semana, porquê não rentabilizar o restante tempo e criar outros aliciantes? Quanto a questão de distribuição de dinheiros basta analisar o número de atletas, se a média dá 600 atletas na pedestre, 300 na BTT e 100 na CA, penso que o orçamento deve ser dividido em 60% + 30% + 10%, respectivamente. E isso pode ser discutido numa assembleia. O importante é a FPO ter muitos atletas federados pois só assim pode ser uma federação com mais apoios. A OBTT veio trazer para a orientação muitos atletas do BTT, só pela orientação pedestre eles nunca viriam. Aos poucos trazem familiares a explorar outras vertentes da orientação. As CA assenta no mesmo perfil. Em Espanha existem provas de Aventura com mais de 80 equipas e muitas desconhecem a orientação. Mas mais tarde ou mais cedo o conhecimento da orientação pedestre há-de lhes chegar e serão mais atletas nas provas. Por isso vamos unir esforços, discutir ideias e levar a Orientação para a frente! |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|
Messages In This Thread |
Orientação, que futuro?!? - rmarques - 02-08-2011, 09:41 PM
RE: Orientação, que futuro?!? - pedro_dias - 02-09-2011, 01:14 AM
RE: Orientação, que futuro?!? - leandro2094 - 02-09-2011, 11:21 AM
RE: Orientação, que futuro?!? - rmarques - 02-12-2011 01:09 PM
|