Current time: 11-21-2024, 10:48 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lei da Rolha
05-30-2012, 02:29 PM
Lei da Rolha - Um Mal Necessário!!!
Caros,

não ando na Orientação há muitos anos... talvez à oito....

Mas sou do tempo em que não havia grandes sites nem blogs pessoais, e que recaia no Fórum da FPO o principal meio de divulgação e informação sobre a modalidade. Adicionalmente, havia um conjunto de discussões mais ou menos acaloradas, mas genericamente construtivas, assertivas e de bom nível. A plataforma do Fórum era simples, linear, mas funcionava.

Desde a mudança para o novo Fórum, mais convencional, atual, e estruturado (categorias e moderadores), houve um decréscimo de participações. Talvez pelo modelo ser menos apelativo ou por muitos dos intervenientes já possuírem o seu próprio espaço e lá emitirem as suas opiniões ou façanhas.

Para mim, o Fórum, como espaço publico debaixo da alçada da FPO, deveria ser um local de tertúlia, divulgação, partilha de informação e esclarecimento de dúvidas dum espectro de pessoas quer 100% envolvidas na modalidade, quer à procura dela... sempre com fair play e ética moral...

No entanto, os tempos mais recentes mostraram que alguns dos atores deste fórum intervêm por metáforas, ataques, insinuações que parecem defender interesses pessoais, fações e grupos. Custa-me ver este espaço poluido com propaganda política que oscila consoante a direção vigente da FPO. São ciclos perfeitamente visíveis para quem andar minimamente atento e informado.

Há alguns escribas que tendo mais ou menos responsabilidade quer no passado, quer no presente, e não necessariamente nesta ordem, deviam participar no Fórum de forma directa e não por meias palavras ou com teorias de conspiração que pessoalmente até considero por vezes delirantes.

Da mesma forma, cada uma das intervenções escritas no Fórum está e deve estar perfeitamente conotado ou com a pessoa ou o papel que representa na modalidade.

Quem estiver na direção ou cargo na FPO deverá acautelar se a sua intervenção está a ser emitida num contexto pessoal ou federativo, por forma a separar as águas. A FPO deve pugnar por ter e promover um meio de comunicação isento, e não deixar que o Fórum ultrapasse o seu objetivo inicial, e por isso até considero que devia haver um utilizador de nome FPO, que responde e emite a comunicação e opinião oficial e institucional. Mas nunca deve responder a nenhum tipo de assunto que possa ser dirigido noutros fóruns.

Para este tipo de debate institucional, considero que o Fórum da FPO, em ambiente público e aberto, não é o mais aconselhável.

Se esse debate é interno, as pessoas que o querem ter que vão às assembleias e dêem a cara, sem se refugiarem aqui, seja quem for.

Quem quiser emitir opiniões para lá do razoável, que abra um blog onde controle o fluxo da informação.

Eu tinha uma assiduidade relativamente elevada de participação no antigo Fórum, mas achei a dada altura que o nível das intervenções no Fórum tinham baixado consideravelmente e a minha escrita não merecia tal destino. Desta forma, venho ao fórum uma vez por festa como interveniente. Espero que não esteja a perder o meu latim.

Acho vergonhoso que alguém que se tente informar ou aproximar da Orientação se depare com a baixeza de intervenções que hoje em dia se lê no Fórum Oficial da FPO. Já há muito tempo que o pensava, mas nunca o tinha dito ou escrito, porque nunca apoiei o Manuel ou o Joaquim.

Para mim a modalidade é uma só, independentemente de quem a dirige. Será que aos outros é tão difícil compreender isto? Que quem teve ou quer a sua oportunidade na modalidade tem o local próprio para o fazer que não este?

Com este estado da arte, até concordo com a decisão da FPO em limitar o uso do Fórum.

No entanto estou como o Prof. Marcelo, versão Gato Fedorento...

Concordo com a segunda parte, mas discordo com a primeira...

Discordo com a política de não permitir a escrita ao público em geral, o que inclui os não-federados ou não renovados, porque os poucos que poderiam aproximar-se da Orientação por esta via ficarão vedados de o fazer ativamente. No entanto, o problema mantém-se....

Concordo com a moderação, e não a vejo como censura dos tempos do lápis azul. Não vejo que possa atrasar a troca de ideias ou limitar a liberdade de expressão.

A moderação nos fóruns, para que conste e se saiba, serve objetivamente para fazer 'censura construtiva', aquela que já deveria funcionar desde o início do Fórum, mas sempre após publicação.

Por isso, apelo à FPO que escolha e use ativamente as ferramentas disponíveis (os moderadores) para filtrar as intervenções que sendo publicadas excedam os limites do razoável, e que permitam a todos o benefício da dúvida de escrever as palavras que achem dignas de aparecerem neste espaço.

A quem for menos digno ou ético, deêm uma segunda oportunidade. Se reincidente, há-que banir. Quem anda à chuva, molha-se... Os moderadores têm que fazer o seu papel, custe a quem custar...

Acima de tudo, defendam a Orientação, que é sempre a principal prejudicada no final destas lutas...

Atentamente,

Nuno Pires
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Messages In This Thread
Lei da Rolha - jorge_baltazar - 05-29-2012, 08:16 PM
RE: Lei da Rolha - ptalves - 05-29-2012, 11:23 PM
RE: Lei da Rolha - rafaelmiguel - 05-29-2012, 11:44 PM
Lei da Rolha - Um Mal Necessário!!! - nupepi - 05-30-2012 02:29 PM
RE: Lei da Rolha - augusto1029 - 05-30-2012, 06:00 PM
RE: Lei da Rolha - profland - 05-30-2012, 10:18 PM
RE: Lei da Rolha - rmarques - 05-31-2012, 10:25 AM
RE: Lei da Rolha - leandro2094 - 05-31-2012, 10:19 PM
RE: Lei da Rolha - fernando_feijao - 05-31-2012, 11:04 PM

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication