Current time: 11-21-2024, 10:00 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Orientação, que futuro?!?
02-08-2011, 09:41 PM
Orientação, que futuro?!?
Pensei que a Orientação nunca chegasse ao nível da politica portuguesa, com as imagens que vemos na televisão de estar um politico a falar e os da oposição a rirem-se e mandarem bocas ou piadas. Esperava que isso nunca acontecesse, já que a Orientação não é um desporto profissional mas realmente aconteceu. Eu posso não concordar ou ter reservas em relação a certas ideias do orçamento e do plano apresentado mas o mais importante é procurar discuti-las e encontrar consenso.

Durante estes últimos meses e nesta assembleia houve situações que me deixaram preocupado:
- É estranho que na assembleia o presidente da FPO disse pelo menos duas vezes que tiveram que refazer as contas da FPO para escrever o orçamento a partir do zero, porque os dados da direcção anterior nunca foram passados à actual direcção. E sobre isto não houve ninguém que contradissesse, nem ninguém pôs tais afirmações em causa.
- É estranho que a pessoa da direcção anterior que tem responsabilidades nessa área, tenha sido a que mais energicamente pediu a demissão da actual direcção.
- É estranho que esta mesma pessoa tenha-se descaído na assembleia ao dizer que tinham chegado à pouco a acordo para uma futura lista. Pelos visto toda esta revolta têm afinal um objectivo, e não me parece que exista qualquer interesse em discutir soluções.
- Estou também curioso para perceber qual vai ser a futura lista e principalmente para saber qual vai ser a constituição do concelho fiscal.
- Desde do primeiro dia que esta direcção foi criticada. No entanto foi a única lista que se candidatou. Na minha opinião não faz sentido pedir a demissão passado apenas 4 meses. Será que essas pessoas pensam que a actual direcção esteve lá a brincar? Fazer um orçamento, a fazer planos estratégico em tão pouco tempo para depois abandonar a direcção? Parece-me um bocado desmotivante para alguém que pretenda fazer algo pela Orientação.

Para além disto tudo o que me realmente chocou e que nunca esperei ver foi a atitude de final da maioria da assembleia.
O Jorge Baltazar é uma das pessoas que mais deu à Orientação. Desde tecnicamente com a elaboração de mapas, como traçador de percursos com grande qualidade técnica, como supervisor, etc. Para além disso, tem sido um grande dinamizador da Orientação na Margem Sul, preterindo muitas vezes o ambiente familiar por um esforço de levar muitos jovens do concelho de Sesimbra a entrar para a orientação, conduzindo diversos treinos e organizando um grande número de provas. Tem feito um esforço notável desde à muito tempo, em prol da Orientação. Por isso não percebo porquê que os ditos "grandes senhores da Orientação" abandonam a sala quando o Jorge se encontrava a falar. Quando tiveram a criticar não vi ninguém abandonar a sala, mas quando é ao contrário, não souberam ouvir. É esta a nova Orientação que se pretende?

Acho que as provas de orientação têm cada vez mais qualidades. Exemplo foi esta prova de Gouveia que nos levou a sítios espectaculares e a um mapa de grande exigência técnica como à muito não tinha pela frente. Ou como foram as provas de inicio de época em Coruche e a ultra longa de S.Bartolomeu (que foi uma grande aposta para uma distância superior ao habitual), entre outras. Por isso pedia que acabassem com estas guerras e divisões e que se preocupassem com a Orientação em si.
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Messages In This Thread
Orientação, que futuro?!? - rmarques - 02-08-2011 09:41 PM
RE: Orientação, que futuro?!? - rmarques - 02-12-2011, 01:09 PM

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication