Current time: 11-23-2024, 09:16 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Alto Rendimento, Selecções Nacionais e Formação de Jovens
01-11-2011, 12:43 PM
Post: #1
Alto Rendimento, Selecções Nacionais e Formação de Jovens
Caros Orientistas

Este tópico criado aqui no Fórum FPO tem como objectivo dar respostas a questões que têm surgido da parte dos atletas relativas às Selecções Nacionais para 2011 (neste caso para a Orientação em BTT).

Sendo que o Projecto para as Selecções deveria, idealmente, ter sido divulgado durante o mês de Novembro de 2010, para que os atletas tivessem todas as informações necessárias aquando do começo da sua preparação durante esse mês de Novembro, peço desculpa pelo atraso verificado (que se deveu a diversas situações inultrapassáveis), tentando de seguida ser o mais esclarecedor possível sobre o máximo de tópicos possível:

Orçamento disponível para as Selecções
Uma das razões para o atraso na definição da política para as Selecções em 2011 é ao facto de ainda não termos um Plano de Actividades e Orçamento para 2011 aprovado. Como sabem, o financiamento disponível para as Selecções está bastante dependente do financiamento atribuído anualmente pelo IDP (Instituto de Desporto de Portugal), que por sua vez depende do pedido de financiamento que lhe é feito pela FPO todos os anos, baseado nas actividades definidas para as Selecções no Plano de Actividades (participação em competições internacionais, estágios, acompanhamento dos atletas, etc) e nos resultados da Orientação (medidos de diversas formas) dos anos transactos.
Sendo que, por um lado, existem algumas alterações na política de relacionamento e pedidos de financiamento da FPO para com o IDP e por outro que estamos em tempos de crise, existe muita incerteza sobre qual o montante disponível para o trabalho com as Selecções em 2011. Como este atraso se está a tornar incomportável no que aos atletas diz respeito, irá ser proposto um orçamento mínimo disponível para o trabalho com as Selecções para 2011, que será depois complementado mediante o financiamento atribuído efectivamente pelo IDP para as Selecções. De referir que estes orçamentos e planos de actividades têm ainda de ser primeiro aprovados na próxima AG.
Assim a Direcção Técnica Nacional está agora a trabalhar na proposta de um plano de actividades básico para as Selecções e Formação de Jovens para 2011, que está a ser produzido pela Comissão Técnica para a Orientação em BTT (CTOB), e que será divulgado no Projecto de Selecções e Formação de Jovens 2011 com todos os detalhes sobre as Selecções Nacionais e a Formação de Jovens para este ano (embora este documento apenas possa ser disponibilizado após a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para 2011 que será apresentado na próxima AG da FPO).

Técnicos/Treinadores das Selecções Nacionais
Outra questão fundamental e para a qual a actual Direcção está totalmente sensibilizada e onde se espera que exista realmente um maior grau de investimento é na área dos técnicos/treinadores das Selecções.
Sendo a Orientação em BTT uma disciplina onde existe uma enorme carência de técnicos especializados e sendo a qualidade dos treinadores um aspecto crucial para se ter atletas de elevado nível, estamos em processo de criação do curso de Treinadores de Orientação em BTT (até hoje apenas existia formação direccionada para os Treinadores de Orientação Pedestre).

Alto Rendimento
O Alto Rendimento é outra peça fundamental em todo este puzzle. Existindo uma nova legislação (Decreto-Lei 272/2009, “Medidas de Apoio ao Desporto de Alto Rendimento”) de enquadramento destes atletas, toda a política para as Selecções Nacionais deve estar alinhada por esta legislação e pelos respectivos Despachos e Portarias (relativos às Bolsas, Ensino Superior, Seguros, etc).
Sendo este Decreto-Lei recente e alterando de forma drástica algumas das políticas de apoio ao Alto Rendimento (antes designado de Alta Competição), existia da nossa parte uma grande lacuna ao nível do conhecimento da legislação e das suas consequências práticas.
Assim, o primeiro passo a dar foi conhecer detalhadamente as regras que permitem que um atleta possa ser inscrito no registo de praticantes de Alto Rendimento. Neste momento a maior parte destas regras estão já claras, exceptuando uma ou duas situações em que se espera o parecer do IDP.
Como tal, na Orientação em BTT temos já inscritos no regime de AR o Davide Machado, o Daniel Marques e a Susana Pontes. Adicionando a estes os sete atletas da Orientação Pedestre, faz com que a Orientação tenha 10 atletas inscritos no registo de Alto Rendimento, o que nos aumenta bastante a possibilidade de nos ser aceite um contrato-programa específico para o Alto Rendimento o que aumentaria bastante o financiamento para as Selecções.

Regras de inclusão no registo de Alto Rendimento
O Alto Rendimento divide-se agora em níveis A, B e C. Em baixo deixo um resumo dos resultados que permitirão o acesso ao Alto Rendimento (embora, como referi acima, falte ainda clarificar algumas questões específicas da Orientação relativas às estafetas e às idades dos jovens):
Nível A:
- Primeiros 8 classificados (desde que 1º terço da tabela) em WOC ou EOC;
- Primeiros 3 classificados (com um mínimo de 24 atletas) em JWOC ou JEOC ou EYOC;
Nível B:
- Primeiro terço da tabela em WOC ou EOC;
- Primeiros 8 classificados (com um mínimo de 24 atletas) em JWOC ou JEOC ou EYOC;
Nível C:
- Primeiros 8 classificados (com um mínimo de 20 atletas) em EYOC, caso não consigam inclusão no nível A ou B;

Formação de Jovens
Está já assente que os OriJovens BTT irão ter continuidade, estando em processo de calendarização para 2011, sendo que irão ser organizados na Páscoa e no Verão. No entanto, a planificação e organização destes estágios para jovens passarão a estar enquadrados pela mesma estrutura que será responsável pelas Selecções Nacionais (a CTOB), tendo como objectivo perspectivar um desenvolvimento sustentado e contínuo desde os Laranjas no OriJovem até aos atletas de Alto Rendimento.

Grupo de Selecção
Este grupo terá um alto nível de exigência ao nível dos requisitos necessários de escolha dos atletas. É possível que inclusivamente se opte por algum tipo de contrato entre a FPO e os atletas que garanta que serão cumpridos quer os deveres dos atletas quer os seus direitos perante a FPO.
De uma forma geral, apenas os atletas deste Grupo de Selecção terão acesso aos estágios e outros apoios dados pela FPO. Estes estágios e outros apoios serão divulgados no referido Projecto de Selecções e Formação de Jovens.
Os atletas de Alto Rendimento estão automaticamente seleccionados para o Grupo de Selecção.

Competições Internacionais

A proposta avançada pela CTOB é que Portugal, em 2011, esteja representado pelo menos no WOC/JWOC (em Itália), no EOC (na Rússia) e no Ibérico (se se mantiver o formato actual com Selecções). Mediante o financiamento disponibilizado pelo IDP, irá ser considerada a participação também nas provas da Taça do Mundo.
O número de atletas a participar em cada competição irá ainda ser definido mediante o orçamento disponível e a análise qualitativa dos atletas em cada escalão em 2011 que será realizada pela CTOB.
Os processos de selecção dos atletas para estas competições estão ainda em análise discussão, sendo posteriormente divulgados no referido Projecto de Selecções.

Por fim quero dar os parabéns a todos os que, nestes primeiros dois meses de treino da época, não baixaram os braços e treinaram no duro mesmo com todas as incertezas que tinham sobre as Selecções Nacionais.
Devido ao adiamento (devido às eleições presidenciais) da primeira prova da Taça de Portugal prevista para o fim-de-semana de 22 e 23 de Janeiro, quero incentivar todos os atletas com aspirações a pertencer ao Grupo de Selecção a estar presentes nas primeiras provas regionais da época na zona de Sintra (22 Jan), Águeda (29 Jan) e Barcelos (30 Jan).

Convido agora todos os que tenham questões ou queiram deixar sugestões ou críticas a fazê-lo aqui neste Fórum FPO (respondendo a este tópico) para que tanto as questões como as respostas possam ser partilhadas por todos os interessados.

António Aires
Director Técnico Nacional
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication