Current time: 11-21-2024, 10:28 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Calendarização para as Selecções Jovens
04-22-2011, 01:32 AM
Bug Calendarização para as Selecções Jovens
Boas

Antes de mais quero agradecer o trabalho que (peço desculpa pela seguinte palavra) finalmente vejo que vem a ser desenvolvido! É muito importante e motivador que afinal hajam estágios e selecções! Big Grin

Apesar disto há algumas coisas no plano que creio que estão, não menos bem, mas difíceis de concretizar, devido à calendarização dos exames nacionais deste ano. Não nos podemos esquecer que cerca de 75%(?) dos atletas envolvidos no apuramento para o EYOC e mais uns quantos do JWOC têm de fazer exames nacionais. E refiro-me apenas a exames do ensino secundário e do 9º ano. (Além disso temos os exames do pessoal das Universidades, sobre isso não sei nada, mas parece-me que são todos em datas diferentes, pelo que cada um sabe da sua vida...)

Ora bem:
Os 3 primeiros estágios parecem-me muito bem! Big Grin
No 4º as coisas já ficam um pouco mais difíceis. Penso isto porque após as aulas é altura dos alunos/atletas (ou atletas/alunos) começarem o seu estudo para os exames nacionais, que contarão como provas de ingresso na Universidade. Mas este não me parece ser o maior problema aqui. (Já no ano passado existiu um estágio no Alentejo que calhava antes dos exames e apenas alguns atletas foram, optando outros (como eu) por ficar a estudar.)

O MAIOR problema é que o EYOC 'calha' na mesma altura dos exames nacionais da 1ª fase.
Aqui temos os exames de Português e Matemática do 12ª e o de Biologia do 11º, e as datas do EYOC e JWOC:

EYOC: 23-26/06/2011
JWOC: 1-9/06/2011

EXAMES:
1ª fase (de 20 a 30 de Junho):
Biologia: 21/06
-Portugues: 20/06
-Matemática: 27/06

2ª fase (22 a 27 de Julho):
Biologia: 26/07
-Português: 22/07
-Matemática: 27/07

Portanto temos aqui um problema 'chato' em relação à sobreposição de datas!
Seria fácil dizer aos atletas: "Estudem bem e façam os exames na 2ª fase! Assim podem ir ao EYOC..." Mas como é que eu digo isto aos meus pais?!Sad Para quem tem 'estatuto' de alta-competição é mais fácil, mas eu não tenho... Para agravar isto temos que os seleccionados para o EYOC apenas serão divulgados no dia 6/06, 4 dias antes do 4º estágio, 14 dias antes do 1º exame e 17 dias antes do EYOC. É um pouco complicado para nós (atletas) estarmos até ao dia 6 sem saber como vão ser as próximas 3 semanas, com exames à porta e com a competição na cabeça!...

Ora, portanto, creio que seria importante que a FPO tenta-se (em conjunto com o IDP e com o min. da educação ?) arranjar uma 'fase especial' (creio que isso é possível) para os atletas realizarem os seus exames... Este é um assunto que me preocupa bastante, dai p facto de deixar aqui o meu aviso/opinião.

Não quero com este discurso 'deitar a baixo' que está a trabalhar, até porque lhes agradeço muito o seu empenho e trabalho, mas para tentar alertar para eventuais problemas que vão surgir!
Muito Obrigado a essas pessoas!

Boa noite
Rafael Miguel, H18, e candidato a uma das vagas na selecção Big Grin

Rafael Miguel Ori-Estarreja FPO:4103 H20
“Training yourself to master the method…” “Full speed – no mistake” -> Thierry Gueorgiou
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication