Current time: 03-28-2024, 09:21 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Convocatória MBT WOC/JWOC
05-08-2012, 08:14 PM
Post: #1
Convocatória MBT WOC/JWOC
Realmente tempos estranhos são aqueles que passamos neste momento em Portugal. Se isso é verdade como nação, ao nível micro muito temos nós contribuido como organizações e como indivíduos.

Se aquilo que se pretende numa modalidade é o seu desenvolvimento, como é que uma federação se encontra sem rumo e critérios objectivos?

Correndo o risco de estar a ser injusto, pelo menos na pesquisa que fiz não encontrei resposta e penso que este deveria ser mais um meio de debate salutar e não apenas um repositório de informações.

Como é que se compreende que apenas tenham sido seleccionados atletas do sexo masculino para representar o País no WOC? como é que estavam previstos apenas 2 atletas para o WOC a expensas da FPO e aparecem 4? porque é que estava orçamentado um atleta para o JWOC a expensas da FPO e não há nenhum?

Se a participação feminina nas provas de ORI-BTT é cada vez mais escassa, porque é que se desincentiva ainda mais a sua participação e empenho ao não financiar uma que seja para representar o País?

Sou muito jovem nesta modalidade, mas já tenho alguns de vida e tenho o hábito de viver com os olhos abertos, e o que tenho visto não me agrada muito. Vê-se muito desânimo, pouca criatividade e proactividade e um modelo organizativo demasiado agarrado às soluções que um dia deram certo, mas que hoje deveriam ser repensadas.

Gostava de ver respondidas as minhas perguntas, são efectuadas sem quaisquer segundas intenções, ao contrário de muitas que já aqui fiz. No entanto, pelo que tenho visto, será apenas mais um, entre muitos, exercício de comunicação de sentido único, sem feedback.

ps: n/a (digo tudo o que tenho a dizer no corpo do texto)
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-12-2012, 11:37 AM
Post: #2
RE: Convocatória MBT WOC/JWOC
Caro Sr. Pedro Alves,

o orçamento previa 2 atletas elite masc + 1 oficial + 1 junior masc.

Alterando as seguintes variáveis:
- Viagem de Carro em vez de Avião
- Estadia em Parque de Campismo (Bungalows) em vez de Hotel

A FPO optimizou o orçamento para levar:
- 3 elites masc (com estafeta competitiva) + 1 oficial
- apoiar em 325€ (representa cerca de 60% da despesa total - fazendo a viagem de carro) 3 jovens com níveis competitivos equivalentes.
- Dar oportunidade a ida de mais atletas em regime de expensas próprias.

A questão das atletas femininas não tem fundamento. Não apoiamos um atleta com base no seu sexo, a prioridade são os resultados.

Sugiro que contacte a direcção da FPO no sentido de se encontrar uma forma de promover a sua colaboração com vista a contribuir para ultrapassar as dificuldades que a modalidade e o país atravessam.

E-mail:geral@fpo.pt

cumprimentos,
Daniel Marques
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-12-2012, 07:46 PM
Post: #3
RE: Convocatória MBT WOC/JWOC
antes de mais tenho de rectificar uma gralha na minha anterior comunicação, creio que será fácil perceber que se foi a primeira, não poderia estar correcta: "Gostava de ver respondidas as minhas perguntas, são efectuadas sem quaisquer segundas intenções, ao contrário de muitas que já aqui fiz"...não é o que já fiz, mas o que já vi.

Considero que este deverá ser um espaço de diálogo e não de desabafos inconsequentes e ofensivos...

creio que a pergunta colocada seria pertinente e a resposta ajuda a ilucidar. É de louvar a preocupação com a poupança para que mais pessoas possam ser incluidas, poupa-se no conforto mas ganha-se um melhor comitiva. No entanto, continuo a considerar criticável a opção encontrada, ficando um júnior financiado a 100% de fora, sendo incentivado a pagar para representar o seu País numa prova internacional.

No que respeita ao discriminar com base no sexo é outra questão. Sendo um desporto discriminativo com base no sexo e na idade, a resposta apresentada não foi de encontro à pergunta formulada. Poder-se-á questinar as garantias de sucesso que as atletas femininas poderiam fornecer, mas se há um ranking, fazendo as mesmas contas apresentadas para os masculinos chegariam a valores semelhantes, sendo ainda mais iguais que no masculino, em que um dos elementos se destaca claramente.

No que respeita a possibilitar que atletas representem a Selecção com condições vantajosas, nesse ponto sou muito crítico, pois considero que se vamos representar um país, ele deve dar possibilidades de o fazer sem nos exigir dinheiro para tal...discriminação é proceder dessa forma, em que pelo facto de um atleta não ter possibilidades financeiras ficar impossibilitado de participar, e isso poderá acontecer ao abdicar de financiar a 100% um júnior para comparticipar 3.

Se temos um ranking anual, estágios da federação para melhor desenvolver e acompanhar os atletas, considero que os melhores deveriam efectivamente ser premiados, independemente sa raça, sexo ou idade...mas respeitando os escalões competitivos vigentes, no caso, elite masculina e elite feminina (não esquecendo que os júniores têm também esta distinção).

cumprimentos,
Pedro Alves
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication