Current time: 03-28-2024, 05:28 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lei da Rolha
05-29-2012, 08:16 PM
Post: #1
Lei da Rolha
Boa tarde
Venho até vós para manifestar a minha discordância com o princípio que está subjacente à criação de restrições de participação neste fórum.
Não concordo com todos os posts aqui colocados, mas lei-os e, se o assunto não me interessa ou não é relevante, ignoro. O que dá má imagem à modalidade é a forma como se pretendem iludir os agentes da modalidade com a tentativa de silenciar a discussão dos assuntos relevantes e ultimamente com retórica, contos e fábulas.

Por outro lado quero realçar que concordo com uma parte das medidas implementadas, a da restrição de utilização a agentes da modalidade com a sua situação regularizada e discordo da outra medida, a utilização da moderação, que, por necessitar da intervenção externa, vai atrasar a troca de ideias, instituir um controlo dos assuntos tratados e, por fim transformar este fórum, que nos últimos anos tem andado moribundo, em espaço em vias de extinção.

Cump.
JB
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-29-2012, 11:23 PM
Post: #2
RE: Lei da Rolha
sou forçado a concordar...de facto deixar o espaço de discussão a quem está realmente activo é uma boa medida. Por outro lado, a "censura" das discussões do fórum é extremamente negativa e anti-democrática.

Concordando, ou não, com a forma e conteúdo de alguns "posts", acho que é pela via do diálogo e não da censura que se deve dar a resposta. É um sinal muito negativo e apenas vem credibilizar algumas das críticas aqui lidas.
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-29-2012, 11:44 PM
Post: #3
RE: Lei da Rolha
Assino por baixo...

Abraço
RM

Rafael Miguel Ori-Estarreja FPO:4103 H20
“Training yourself to master the method…” “Full speed – no mistake” -> Thierry Gueorgiou
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-30-2012, 02:29 PM
Post: #4
Lei da Rolha - Um Mal Necessário!!!
Caros,

não ando na Orientação há muitos anos... talvez à oito....

Mas sou do tempo em que não havia grandes sites nem blogs pessoais, e que recaia no Fórum da FPO o principal meio de divulgação e informação sobre a modalidade. Adicionalmente, havia um conjunto de discussões mais ou menos acaloradas, mas genericamente construtivas, assertivas e de bom nível. A plataforma do Fórum era simples, linear, mas funcionava.

Desde a mudança para o novo Fórum, mais convencional, atual, e estruturado (categorias e moderadores), houve um decréscimo de participações. Talvez pelo modelo ser menos apelativo ou por muitos dos intervenientes já possuírem o seu próprio espaço e lá emitirem as suas opiniões ou façanhas.

Para mim, o Fórum, como espaço publico debaixo da alçada da FPO, deveria ser um local de tertúlia, divulgação, partilha de informação e esclarecimento de dúvidas dum espectro de pessoas quer 100% envolvidas na modalidade, quer à procura dela... sempre com fair play e ética moral...

No entanto, os tempos mais recentes mostraram que alguns dos atores deste fórum intervêm por metáforas, ataques, insinuações que parecem defender interesses pessoais, fações e grupos. Custa-me ver este espaço poluido com propaganda política que oscila consoante a direção vigente da FPO. São ciclos perfeitamente visíveis para quem andar minimamente atento e informado.

Há alguns escribas que tendo mais ou menos responsabilidade quer no passado, quer no presente, e não necessariamente nesta ordem, deviam participar no Fórum de forma directa e não por meias palavras ou com teorias de conspiração que pessoalmente até considero por vezes delirantes.

Da mesma forma, cada uma das intervenções escritas no Fórum está e deve estar perfeitamente conotado ou com a pessoa ou o papel que representa na modalidade.

Quem estiver na direção ou cargo na FPO deverá acautelar se a sua intervenção está a ser emitida num contexto pessoal ou federativo, por forma a separar as águas. A FPO deve pugnar por ter e promover um meio de comunicação isento, e não deixar que o Fórum ultrapasse o seu objetivo inicial, e por isso até considero que devia haver um utilizador de nome FPO, que responde e emite a comunicação e opinião oficial e institucional. Mas nunca deve responder a nenhum tipo de assunto que possa ser dirigido noutros fóruns.

Para este tipo de debate institucional, considero que o Fórum da FPO, em ambiente público e aberto, não é o mais aconselhável.

Se esse debate é interno, as pessoas que o querem ter que vão às assembleias e dêem a cara, sem se refugiarem aqui, seja quem for.

Quem quiser emitir opiniões para lá do razoável, que abra um blog onde controle o fluxo da informação.

Eu tinha uma assiduidade relativamente elevada de participação no antigo Fórum, mas achei a dada altura que o nível das intervenções no Fórum tinham baixado consideravelmente e a minha escrita não merecia tal destino. Desta forma, venho ao fórum uma vez por festa como interveniente. Espero que não esteja a perder o meu latim.

Acho vergonhoso que alguém que se tente informar ou aproximar da Orientação se depare com a baixeza de intervenções que hoje em dia se lê no Fórum Oficial da FPO. Já há muito tempo que o pensava, mas nunca o tinha dito ou escrito, porque nunca apoiei o Manuel ou o Joaquim.

Para mim a modalidade é uma só, independentemente de quem a dirige. Será que aos outros é tão difícil compreender isto? Que quem teve ou quer a sua oportunidade na modalidade tem o local próprio para o fazer que não este?

Com este estado da arte, até concordo com a decisão da FPO em limitar o uso do Fórum.

No entanto estou como o Prof. Marcelo, versão Gato Fedorento...

Concordo com a segunda parte, mas discordo com a primeira...

Discordo com a política de não permitir a escrita ao público em geral, o que inclui os não-federados ou não renovados, porque os poucos que poderiam aproximar-se da Orientação por esta via ficarão vedados de o fazer ativamente. No entanto, o problema mantém-se....

Concordo com a moderação, e não a vejo como censura dos tempos do lápis azul. Não vejo que possa atrasar a troca de ideias ou limitar a liberdade de expressão.

A moderação nos fóruns, para que conste e se saiba, serve objetivamente para fazer 'censura construtiva', aquela que já deveria funcionar desde o início do Fórum, mas sempre após publicação.

Por isso, apelo à FPO que escolha e use ativamente as ferramentas disponíveis (os moderadores) para filtrar as intervenções que sendo publicadas excedam os limites do razoável, e que permitam a todos o benefício da dúvida de escrever as palavras que achem dignas de aparecerem neste espaço.

A quem for menos digno ou ético, deêm uma segunda oportunidade. Se reincidente, há-que banir. Quem anda à chuva, molha-se... Os moderadores têm que fazer o seu papel, custe a quem custar...

Acima de tudo, defendam a Orientação, que é sempre a principal prejudicada no final destas lutas...

Atentamente,

Nuno Pires
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-30-2012, 06:00 PM
Post: #5
RE: Lei da Rolha
Olá Nuno e outros utilizadores,
Tive a oportunidade de escrever ontem ao Jorge Baltazar que todos concordamos com o que ele escreveu. Sem dúvida que o modelo que estava em vigor era o mais democrático e o mais atractivo e interessante.
Respeitando opiniões diferentes, na minha opinião pessoal o que temos é um utilizador que a todo o custo pretende denegrir as pessoas que lhe fizeram frente num determinado momento e contexto. Nada mais que isso.
Infelizmente, como referes, será a modalidade a ser prejudicada.
Abraço
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-30-2012, 10:18 PM
Post: #6
RE: Lei da Rolha
"Na minha democracia quem manda sou eu!"

Para que conste, não defendo, represento ou acessorio qualquer facção, tendência, grupo ou credo. Mas sou pela verdade, transparência e clarividência...
1º Quando lemos os textos aqui referidos, independentemento do estilo, da forma, do sarcasmo ou ironia, percebemos que no seu conteúdo há uma ou mais mensagens presentes que nos fazem pensar e sentir que algo ali deve ser clarificado. Criam-se assim dois espaços, a palha e o importante. O perigo aparece quando nos debruçamos na palha, insistimos na palha, nos iramos com a palha, comemos a palha, incendiamos a palha, enfiamos a palha, banimos por causa da palha.... E perguntam vocês: Então e o resto??? Pois, é isso mesmo, então e o resto.

2º Banir é perigoso!!! cheira palha, e isso não interessa a ninguém. Eu pelo menos prefiro respostas.
A palha será mesurável? Quando é que há palha a mais? quando já pesa 2kg? Tem 2m de comprimento? Ou simplesmente quando é inconveniente!
Quem é responsável, deve defender a sua dama e não permitir que estes pensamentos nos invadam. Banir não esclarece, só cria mais desconfiança.

3º Estar na cadeira não é nem nunca foi pacifico. É preciso saber estar.
Agora uns, depois outros, depois os uns, depois os outros. O que não podem esperar é que com alternâncias dificeis venham legislaturas fáceis. Nem no Tibete...

4º Por mim seja qual fôr a direcção serve, respeito o trabalho, reconheço dificuldades, contextos e crises. Aceito!
Mas, mesmo sendo o último a saber.... Quero saber!!!

Saudações desportivas
Pedro Roque
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-31-2012, 10:25 AM
Post: #7
RE: Lei da Rolha
Denegrir? Que palavra tão estranha… Há um ano e picos atrás onde é que estes senhores andavam? E o que diziam? Um pequeno exemplo, se não estou enganado algures no fim de 2010 ou inícios de 2011, houve alguém que usou (ainda por cima mal) uma informação que viram num site do campeonato do mundo na Austrália, onde indicava duas vagas com a indicação de Portugal, sem perceberem que eram duas “slots” para as equipas que ficaram em primeiro lugar no campeonato do mundo realizado no nosso pais. Transformaram essa informação num possivel patrocínio efetuado pela antiga direção para beneficiar alguns amigos das corridas da aventura. Segundo boatos, até se deram ao trabalho de ver quanto custava viagens. Agora vêm se armar em PIDE ou Serviços Secretos para controlar o que é dito num fórum. Sugiro que percam tempo é a mostrar o que realmente a FPO anda a fazer, essa informação nunca vem cá para fora.

Há muita gente que dedica muito do seu tempo à Orientação (inclusive na própria direção da FPO), que não está com a família para ir para o campo marcar percurso, arranjar patrocínios, preparar provas, etc. Mas há outros que só pensam no seu eu, no seu clube, e que não conseguem ver que a Orientação não é só uma pessoa ou um clube, se este clima e esta falta de ideias continuar, as pessoas cansam-se e qualquer dia deixamos de ter Orientação.

Temos que pensar seriamente qual vai ser o futuro da Orientação no atual panorama de crise.
O que está a ser feito para termos mais atletas? Quais são as estratégias da FPO para aumentar o número de federados? As ideias propostas no inicio do mandato têm resultado? Em relação aos apoios do estado e às novas regras, como se enquadra a FPO?

Boas Orientações
Rui Marques
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-31-2012, 10:19 PM
Post: #8
RE: Lei da Rolha
Meu Caro Rui Marques,

Um dos utilizadores fui eu e disponho de vasta documentação sobre isso. Acho que deverá ficar por aqui na ideia que eram apenas "... duas “slots” para as equipas que ficaram em primeiro lugar no campeonato do mundo realizado no nosso pais." Não vale a pena pois isso foi amplamente divulgado e demonstrado, tal como as demais situações (caso assim pretenda poderei enviar para o seu email o documento que deveria constituir o Plano de Actividades inicial. Quanto aos apoios do Estado estão e continuarão infelizmente em sentido decrescente, não percebeu? Já em 2011 estavam mas só alguns é que não entendiam e multiplicavam por 4X o valor de 2010.
Ideias e projectos existem, grupos de trabalho também (basta querer fazer parte deles), sem demagogias nem falsas promessas, apenas de modo voluntário.

Abraço,
Leandro Silva
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
05-31-2012, 11:04 PM
Post: #9
RE: Lei da Rolha
Rui, é só para informar que ninguém esteve ausente!!!
Antes pelo contrário, todos estavam muito antentos às barbaridades e ataques pessoais que íam sendo publicados, impunemente, neste fórum.
Apenas são pessoas sensatas e equilibradas, que não respondem, (nem podem responder!) a gente desesperada.
Mas tenho que te informar, para além do que já foi dito, que o Sr Alix convidou, convidou!!! elementos a formarem equipa, para participarem na referida prova do C. Mundo na Austrália, dizendo que havia duas vagas!!!
Cumprimentos e utilizem o vosso azedume em pról da modalidade, que bem precisa, neste momento de constrangimentos económicos e financeiros.
Fernando Feijão 2343
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication