Current time: 11-22-2024, 03:14 AM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
08-16-2010, 01:42 PM (This post was last modified: 08-16-2010 03:58 PM by alix.)
Post: #15
A Orientação, infelizmente, não sabe bem a que portas bater nem como o fazer bem …..
Olá a todosTongue,

E muito obrigado Nuno, pelos vistos já se marcha em Estarreja !!!!! E porque é que em cima desses percursos não se monta um TRAIL-O ou mesmo se realizam Multiactividades tipo SCORE 100 !!!!

Retomando o nosso percurso, refiro que o Portal do Desporto do Sapo nos dá uma boa ideia sobre a estrutura da Administração Publica Desportiva e foi com base nesta organização que no "Sábado", no meio das visitas familiares preparei este texto dirigido a lançar um olhar sobre as "micro" políticas desportivas e a natureza das suas organizações.

Administração Pública Desportiva Regional - Açores e Madeira

Nos Açores temos a DREFD que administra as políticas regionais e gere o financiamento publico regional às actividades desportivas (FRFD) que vale anualmente 12 milhões Euros para 20 205 praticantes (600 €/atleta*ano) . Do seu plano para 2008? (único disponível no site) destaco duas referencias à Orientação:
- uma na pagina 3 onde é referida a aptidão do território para a Orientação e o interesse da região no seu desenvolvimento,
- e outra na página 14 onde nos anos lectivos 2003/04 e 04/05 estão referenciados jovens açorianos a participar no Desporto Escolar Nacional em Orientação (os números estão agregados a outras modalidades).

E a Orientação nos Açores ?? Temos à vários anos um clube "vazio"!!! Porque será, alguém sabe ??

Na Madeira temos o IDRAM que administra as políticas regionais e gere o financiamento publico regional às actividades desportivas que valeu em 2008, 34 milhões Euros para 16 482 praticantes (2060 €/atleta*ano). Não foi possível encontrar planos ou relatórios institucionais mas em contrapartida os dados da Demografia Desportiva são muito completos e dão-nos uma boa ideia da Orientação no arquipélago:
- A Orientação partiu de 10 atletas em 98/99 para sempre em crescendo atingir 198 em 2008/2009 (2000% de crescimento numa década é notável ???). A Orientação em 2009 teve na Madeira 8 clubes em 4 concelhos que organizaram 10 eventos regionais que distribuíram 12 títulos regionais. Participaram 37 e 22 atletas em provas nacionais e internacionais.

Administração Pública Desportiva Local - Autarquias

A lei 159/99 passou para as autarquias as seguintes competencias que em 2007 implicaram um orçamento de mais de 300 milhões de Euros, da qual a Orientação tem beneficiado essencialmente através dos seus clubes:

- Planeamento, gestão e realização de investimentos públicos em instalações e equipamentos para a prática desportiva e recreativa de interesse municipal;
- Licenciamento e fiscalização de recintos para espectáculos;
- Apoio de actividades desportivas e recreativas de interesse municipal;
- Apoio na construção e conservação de equipamentos desportivos e recreativos de âmbito local.

Ao nível autárquico não existe uma linha comum de desenvolvimento desportivo, no entanto, há uma prevalência clara para o apoio preferencial às organizações locais face aos forasteiros (e a Orientação é muitas vezes vista como forasteiro, sobretudo no interior do País)!!!

Forças Armadas e Forças de Segurança

O Dec. Reg. nº31/97 estabelece a constituição de uma Comissão de Educação Física e Desporto Militar (CEFDM), como um órgão do Ministério da Defesa Nacional que funciona, com carácter permanente, na dependência da Direcção–Geral de Pessoal e que define e gere todos os aspectos do desporto militar em Portugal.
A Orientação nas suas vertentes Pedestre e Corridas de Aventura tem sido objecto de competições neste âmbito. Não foi possível descobrir qual o orçamento disponível para esta Comissão nem me pareceu que as funções da mesma (promoção da actividade desportiva) tivessem relevância no seio dos objectivos da DG em que se encontra subordinada.

INATEL (Desporto no trabalho)

O Decreto-Lei nº 61/89 ( actuais Estatutos do INATEL) define como atribuições de carácter desportivo o estímulo pela cultura física e pelas actividades desportivas como meio polivalente de valorização humana, nomeadamente:
- Apoiando a criação e desenvolvimento de grupos desportivos de trabalhadores;
- Promovendo provas desportivas entre grupos de trabalhadores e fomentando o intercâmbio desportivo com organizações similares estrangeiras.

A Orientação, que já teve no passado alguma expressão nos calendários de actividades propostos pelo INATEL aos seus CCD's hoje desapareceu completamente do espectro da sua oferta desportiva. Quais as razões desta ausência e quais as medidas correctivas a adoptar para reverter a situação deverão ser questões que nos deverão fazer reflectir. Importa salientar que o âmbito das actividades do INATEL é sobretudo para uma população adulta - Seniores e Veteranos (+ 35).

Porque será que a Orientação não tem uma política assertiva no seu relacionamento com a Administração Publica Desportiva?? E, não existindo, é possível corrigir esta lacuna??
Mais uma vez este é um assunto simples que nós complicamos em demasia. E complicamos porque? Basicamente porque permitimos que se estabeleça uma quase caça ao subsidio entre os vários agentes da Orientação - com propostas concorrentes apresentadas às mesmas entidades por actores "idênticos" (clubes de Orientação) com objectivos semelhantes (competições de Orientação) e com pedidos completamente dispares e muitas vezes inconsistentes.

Como se resolve este problema? Fácil, estabelecendo protocolos com as entidades (ou as suas Associações) que definam as regras de contratualização para cada tipo de iniciativa enquadráveis no âmbito da Orientação (Ex: Caderno de encargos Standard, Guia de financiamento de Clubes, etc.)

De seguida, e no âmbito das micro politicas irei lançar um olhar sobre o Desporto Escolar e Universitário. Aguardem pois por aqui também há surpresas, Big GrinTongueRolleyes

Boa praia porque eu amanhã também vou WinkWinkWink,

Alexandre

Anexo: Estrutura da Administração Publica Desportiva como apresentada no Portal do Desporto no SAPO

.pdf  Administracao_Publica_Desportiva_Portugal.pdf (Size: 151.45 KB / Downloads: 1)
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Messages In This Thread
E somos tão poucos a ajudar !!! - alix - 08-04-2010, 11:49 AM
Só seremos 3500 em 2020 !? - alix - 08-06-2010, 07:43 PM
A Orientação, infelizmente, não sabe bem a que portas bater nem como o fazer bem ….. - alix - 08-16-2010 01:42 PM

Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication