Current time: 11-22-2024, 04:29 AM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
08-19-2010, 05:18 PM
RE: Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
Bom Dia,
É muito importante esta discussão e tenho pena de os dirigentes da FPO não se designem a contestarem os números. Se não dizem nada, se não contradizem nenhum aspecto do que aqui é dito, é porque tudo o que o Alexandre aqui diz faz algum sentido e é realmente merecedor de profunda reflexão de todos os praticantes.

Eu não posso falar sobre o relacionamento com as várias entidades que “patrocinam” a FPO porque não tenho conhecimento, mas penso que essa relação deveria ser valorizada e estimada. Sobre o que posso dar a minha opinião, é no que tenho observado ao longe de mais de uma década de anos que tenho acompanhado a orientação e as corridas de aventura. Esta modalidade têm condições para se tornar umas das disciplinas com mais aderentes. Por exemplo, enquanto o volei e o andebol é preciso que os praticantes tenham alguma disponibilidade fisica, vela é necessária alguma disponibilidade financeira, entre muitos outros casos. A orientação, pode ser praticada por qualquer pessoa, mesmo sem disponibilidade física ou financeira. Agora é preciso é de mostrar às pessoas isso, e a FPO precisa de uma equipa de promoção e imagem forte. Nesse sentido acho que o trabalho feito em torno do ARWC 2009 foi um grande exemplo de trabalho de imagem.

A FPO nestes últimos dois anos, têm apostado forte na promoção das selecções, dos campeonatos da Europa e do Mundo. No meu ver esse não deveria ser o objectivo principal. Os esforços deveriam ser centralizados maioritariamente na captação de praticantes. A Orientação não é uma disciplina que sobre a qual se consiga estar a acompanhar na televisão e que consiga dessa forma captar a essência de competição e atrair milhares de espectadores, como o futebol e o triatlo. Além de que nós não temos as condições que muitos outros países têm nesta modalidade. Não temos condições de ir lá fora e ganhar como aconteceu no triatlo e ganhar notoriedade com isso. Não estou a dizer que se deveria abdicar do apoio às selecções, só estou a dizer que a FPO deveria centralizar as suas forças na promoção da modalidade. Com isso irá-se conseguir mais dinheiro para apoiar as selecções e criar uma base de atletas muito maior.

De seguida deixo um conjunto de sugestões para a promoção da disciplina:
- Promover mais provas nos grandes centros urbanos. A FPO deveria anualmente (com apoio de clubes da zona), realizar provas como o baixa anima. É nos grandes centros urbanos que existe mais população, é também lá que existe pessoas com vontade de ter mais contacto com a natureza. Introduzi-las no campeonato, porque também as pessoas ao verem ao vivo outros atletas a correrem e darem o litro também ficam curiosas para saber o que se trata. Organizar anualmente duas provas nas grandes cidades seria uma boa forma de promover a Orientação.
- Criar equipas de voluntários para apoiar novos atletas nessas provas. Principalmente quem participa pela primeira vez. Os clubes da zona podem também usar estas provas para se promoverem e fazer com que os atletas adiram a esses clubes.
- Maior divulgação dessas provas, nos sites das câmaras, jornais, universidades, OTV, etc. E com bastante antecipação.
- Criar preços especiais para quem participa pela primeira vez. Ou criar um preço que permita às pessoas por exemplo pagar um X e participar em 3 provas ao longo do ano. Olhar para as politicas de marketing actuais e utilizá-las na orientação. A FPO têm que ter uma politica de marketing mais agressiva. Quem vai participar uma ou duas provas, não se vai federar. Até porque exige, pagamento de mais de 20 EUR, porque exige exame médico. Temos que olhar para os não federados como agentes de possíveis federados. Na orientação, a maior fonte de atletas até agora é por amigo que traz amigo.
- O site da FPO deveria ser mais apelativo, em 10 noticias da página principal, 7 são de selecções, ou mundiais. Devia sempre haver algum destaque para quem quer participar pela primeira vez, sobre as histórias da orientação, como o Margarido têm feito no blog Orientovar.
- A FPO deveria ter uma equipa de voluntários de apoio aos novos atletas. Ter um email para responder a qualquer duvida colocada por novos aderentes. Do género: “Gostavas de Praticar Orientação? Não sabes como? Manda-nos um email.” E colocar também, umas imagens de pessoas a passearem no campo com um mapa. É sempre algo que atrai.

Abraço,
Rui Marques
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Messages In This Thread
E somos tão poucos a ajudar !!! - alix - 08-04-2010, 11:49 AM
Só seremos 3500 em 2020 !? - alix - 08-06-2010, 07:43 PM
RE: Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!? - rmarques - 08-19-2010 05:18 PM

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication