Current time: 11-22-2024, 04:49 AM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
08-21-2010, 03:08 PM (This post was last modified: 08-23-2010 12:50 PM by alix.)
Post: #21
Sabiam que o Financiamento Publico depende das flutuações do jogo???
Olá a todosHeart,
Lanço um particular cumprimento para o Rui e para o Fábio pelas suas contribuição para esta discussão e sobretudo por lançarem o seu olhar para novas questões que ainda não tive oportunidade de abordar mas que são de facto muito relevantes e oportunas. Fica registado o meu agradecimento e a promessa de lá regressarmos mais à frente.

Posto isto, continuaremos com a análise do financiamento publico que corresponde a cerca de metade do Orçamento anual da FPO. Assim após ter criado o gráfico das rubricas de financiamento público várias dúvidas me assaltaram, nomeadamente quais as razões para a sazonalidade de algumas rubricas e para o comportamento algo errático que apresentam ao logo dos anos. Por isso, aceitei humildemente que não percebia e pedi ajuda a um "amigo" de longa data técnico superior nestas coisas do "Desporto".....

E claro, que a resposta foi clara como a água, os dinheiros do IDP estão ligados ao JOGO (Totobola, Totoloto e recentemente Euromilhões). Por isso, as flutuações tem estado associadas à entrada em cena das várias modalidades em voga do jogo (quando os dinheiros do Totobola caíram, veio o Totoloto e criou um maná temporário e quando o Totoloto caiu, veio o Euromilhões e criou-se o actual estado de aparente "graça" desta Administração. Mas inevitavelmente, o ciclo irá repetir-se com uma nova depressão nas receitas e um novo período de vacas magras, bastará só estar atento à evolução das receitas do jogo para compreender o que se irá passar no ano seguinte.....

A realidade dos números mostra que as rubricas das quais a Orientação têm sido contemplada ao longo dos últimos anos só inclui uma das rubricas de financiamento principais do IDP - [u]O Desenvolvimento da Prática Desportiva (DPD) que em média tem valido cerca de 59% do financiamento concedido (os mínimos ocorreram em 2007 e 2008 cerca de 52% e o máximo ocorreu em 1998). A outra rubrica principal que é a Alta Competição e Selecções Nacionais (ACSN) que vale em média 28% (mínimo 24% em 2005 e máximo 33% em 1996) tem sido sistematicamente ignorada.

[Image: AC-IDP_EstruturaFinanciamento-Federacoes.jpeg]

A importância relativa de ambas as rubricas tende a manter-se praticamente inalterada com o DPD a diminuir ligeiramente a sua importância (-0,8% ao ano) e as selecções aumentarem à taxa de 0,1%/ano. As outras rubricas, das quais já fomos contemplados foram as dos Eventos Desportivos Internacionais (EDI), do Apetrechamento, da Formação de Recursos Humanos (FRH) e do Enquadramento Técnico (ET).
Da observação do gráfico resulta evidente que estas rubricas tem flutuações significativas que correspondem ao facto de haver maior ou menor disponibilidade financeira ou à mudança de programa (interesses) dos responsáveis pelo IDP (quatro no período em análise - Vasco Lince, Manuel Brito, José Manuel Constantino e Luís Sardinha).
No entanto, feitas as respectivas contas (regressões lineares) verifica-se que o andamento médio é quase constante com a rubrica EDI a valer cerca de 5% do financiamento disponibilizado com ligeira tendência de redução (0,1%/ano), a rubricas da FRH e ET a valerem 3% cada uma e com andamentos diferentes (crescimento para o ET de 0,85%/ano e redução da formação em 0,06%/ano).
As rubricas de investimento (Apetrechamento e Apoio às Sedes Sociais são as que valem menos, 2% e 1% respectivamente e tem taxas de evolução contrarias - Apetrechamento tem subido a cerca de 0,18% (com um máximo em 2006) e as sedes sociais decrescido a 0,17% - aliás esta rubrica aparentemente deixou de existir apartir de 2006...??)

Desta informação resulta evidente que os grandes "bolos" de financiamento estão no Desenvolvimento da Prática Desportiva e no apoio à Alta Competição e às Selecções Nacionais. O bolo dos Eventos Desportivos Internacionais é menor mas bastante apetitoso, tanto que tem sido nos últimos anos sistematicamente comido por "outsiders" provenientes do Desporto Automóvel (ACP, Autódromo do Algarve, Circuito do Porto, etc.).
Restam as rubrica mais pequenas e oscilantes que tem nas dotações de recursos humanos - enquadramento técnico e formação as rubricas mais interessantes (a formação de treinadores é um dos programas bandeira desta administração) pois as rubricas de investimento são diminutas (3%) face ao restante apoio público.

E a FPO como é que tem captado estes recursos? Quais tem sido as apostas estratégicas ao longo dos anos???

Isso ficará para o próximo post que espero consiga terminar ainda HOJE, WinkWinkWinkWink

Alexandre
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 


Messages In This Thread
E somos tão poucos a ajudar !!! - alix - 08-04-2010, 11:49 AM
Só seremos 3500 em 2020 !? - alix - 08-06-2010, 07:43 PM
Sabiam que o Financiamento Publico depende das flutuações do jogo??? - alix - 08-21-2010 03:08 PM

Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication