Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
|
08-31-2010, 01:02 PM
(This post was last modified: 08-31-2010 01:04 PM by alix.)
Post: #29
|
|||
|
|||
Sabe porque é que a palavra patrocínio não existe na Orientação????
Olá a todos,
Guardei este tema do financiamento privado para o fim da reflexão sobre a envolvente económica da Orientação pois parece-me que este é um dos principais pilares que nos faltam para a definitiva afirmação do nosso desporto. O interesse mercantil pelo Desporto tem vindo a ganhar relevo nas ultimas décadas, sobretudo mercê da grande identificação do publico com os seus ídolos e pelo fenómeno de "cópia" de usos e costumes que isso promove!!! Um par de ténis nos pés de Mikael Jordan, ou um par de chutarias nos pés de Cristiano Ronaldo não é a mesma coisa que um par de sapatos de Orientação nos pés da Maria Sá, ou será? Para quem idolatra a Maria Sá (felizmente serão "poucos" ou talvez não, ) copiar-lhe o estilo de vestuário, os gostos, os hábitos é uma forma de comunhão com o seu ídolo, ou seja, este comportamento é para o "mundo mercantilista" uma ferramenta comercial muito poderosa!!! Este exemplo, foi ao longo do tempo estendido com normalidade a outras componentes e características do fenómeno desportivo e hoje é, em algumas modalidades, explorado com enormes vantagens económicas para ambas as partes - Agentes desportivos e Empresas/Marcas/Produtos. Os desportos "profissionais" sobrevivem em grande medida com as receitas que obtém desta fonte de financiamento privada. No entanto, existe uma peça fundamental neste "negócio" que é a capacidade de comunicação da associação das marcas e produtos com o desporto/atleta/equipa. É a medida desta capacidade de chegar aos "consumidores" que determina o volume do financiamento disponível para a actividade desportiva. Nesse sentido, os desportos tem-se modificado progressivamente e assumido muito mais uma postura de espectáculo do que de competição táctico/atlética. Nesta transformação do fenómeno desportivo os media, nomeadamente a televisão, têm imposto a generalidade dos condicionamentos que hoje regem as grandes competições desportivas. E como é que a Orientação pode chegar aos consumidores e desta forma se tornar atractiva para o mundo mercantil??? Internacionalmente tem sido difícil este designio da Orientação, sobretudo num modelo de comunicação assente na unidireccionalidade (televisão analógica) em que a modalidade surge necessariamente como um produto caótico e pouco compreensível pelo espectador (nomeadamente nas reportagens alusivas a provas de orientação pedestre e BTT). Então e há solução??? Sim, mas ainda temos de ter alguma paciência e a inteligência para construir uma forma mais aliciante de retratar a Orientação tirando partido das capacidades bidireccionais que a televisão digital nos irá proporcionar (semelhantes às que hoje já temos na Internet), mas isso será tema dos últimos Posts desta semana (Stay tune). E que ferramentas e experiências a Orientação deve actualmente considerar para entrar decisivamente neste "jogo" do financiamento privado!?!?! O primeiro passo deverá ser o de procurar estudar o problema e associar-se aos parceiros que decididamente procuram compreender e aplicar as boas práticas do "Sponsoring". Que implicam obviamente, definir uma estratégia de comunicação e marketing sólida e efectiva. Mas isso será assunto para amanhã, Um abraço, Alexandre |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|