Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
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09-01-2010, 01:11 PM
(This post was last modified: 09-01-2010 04:15 PM by alix.)
Post: #30
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E que somos muito pouco simpáticos e úteis para quem nos visita!?!!
Um grande Olá para todos,
É verdade, a nossa porta de entrada é "pesada" e está muito "mal lubrificada", range muito e agrada pouco …. Estou a falar como é natural do nosso portal da Orientação que é o Site da FPO - pesadão, mal organizado e sobretudo muito pouco útil para quem o visita (sobretudo para quem procura um primeiro contacto com a modalidade, falamos naturalmente dos jovens). E porque que a FPO caminhou neste sentido e não corrigiu o rumo ??? Simples, a FPO não tem qualquer estratégia definida para as áreas da comunicação e marketing e portanto a sua(s) ferramentas de comunicação surgiram de iniciativas individuais, bem intencionadas, mas totalmente desgarradas de um quadro de valores e objectivos que importa definir para a modalidade. O Portal da Orientação, que não existe, deveria ser o principal veiculo de comunicação da modalidade e tinha obrigação de agregar "quase" todas as ferramentas de comunicação e marketing da modalidade. Deveria ser estruturado por grupos de interesse, deveria conter informação e matérias de apoio que constituíssem uma mais valia para o utilizador/visitante/espectador de modo a que o regresso frequente deste ao Portal fosse incentivado e potenciado. Então e como é que se faz??? O site da Federação Inglesa de Orientação é um excepcional exemplo de um Portal que convida ao regresso dos visitantes. A informação está organizada por grupos de interesse (Noticias, Primeira Visita, Equipas Inglesas, Voluntariado e Formação, Informação das Provas,….) e o Portal tem no seu seio vários sites ou ligações a sites que ajudam a agregar a informação e a disponibilizar os matérias de uma forma fluída e mais interactiva. O site para as crianças é uma verdadeira pérola onde o grafismo, a linguagem e os estímulos (jogos, actividades, etc.) estão devidamente concebidos para a cultura e desenvolvimento dos publico alvo. Uma preocupação que se sente em todo o site inglês é a valorização da marca Orientação enquanto factor de captação de recursos - humanos e materiais. A criação de condições para a normalização da imagem e dos procedimentos é uma constante na componente de Desenvolvimento da Modalidade incluída no Portal. E nós em Portugal, como é???? Bom, nós conseguimos ser melhores do que eles, com o recurso a ferramentas de gestão avançadas para o desenvolvimento da competição (o OASIS é uma ferramenta muito avançada de gestão desportiva, é se calhar o equivalente à VIA VERDE da Orientação), e depois conseguimos ser paupérrimos na forma como não sabemos apresentar a Orientação a quem nos procura pela primeira vez (isto vale tanto para praticantes como para patrocinadores/apoiante/voluntários). Há que mudar rapidamente esta permanente atitude autista de desprezo pela áreas da comunicação e marketing e construir uma estratégia sólida, com objectivos mensuráveis, para nos expormos junto do nosso mercado alvo. Iniciativas como o O'TV e a Orientação em Revista tem de ser pensadas e planeadas de forma a criar nos telespectadores/leitores uma necessidade de interagir com a Modalidade (Portal) e por essa via abrir-lhes o apetite para a experimentação, formação e prática desportiva!!!! Só assim é que a Orientação capitalizará o interesse do publico e se tornará apetecível para os Patrocinadores!!!! Amanhã veremos como é que todos os meios (media) se devem articular e complementar no esforço de EXPOR a Orientação… Um abraço e até amanhã, Alexandre P.S: Exemplo da importância da gestão dos conteúdos do Portal na promoção do interesse do espectador/utilizador (monitorização do ARWC Portugal 2009 via Google Analytics). |
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