Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
|
Post: #31
|
|||
|
|||
Será que vale a pena utilizar bem as ferramentas que nos podem tirar do anonimato?
Olá, o fim já está próximo……
Ao fim de 25 episódios a novela aproxima-se a passos largos para o seu final que VOÇE pode escolher !!!!! Ligue o 21 999 9999 para final feliz, 21 666 6666 para final trágico ou compareça na próxima semana na Universidade Lusíada (em dia e hora ainda a confirmar) para assistir interactivamente ao final REAL!!!! Poís é, só saberão qual a "receita" se se dignarem levantar da cadeira e vir à "floresta do saber" para comungar em grupo o final deste exercício prospectivo. Pela minha parte, procurarei surpreender-vos com a simplicidade da solução e dar-vos o conforto de saber que afinal poderá haver LUZ ao fundo do túnel……… Quem conhece a História Secreta de Portugal sabe que fomos nós que explicamos aos Ingleses onde estava e para que servia o Mar Oceano, para além disso fomos nós que os instruímos na arte da Supremacia Naval (leia-se manobra táctica e artilharia) e eles tiveram a humildade de aprender "demasiado" bem e passaram a dominar o Mundo ….. da comunicação…. É verdade, hoje a língua inglesa é cada vez mais global e hegemónica e tende, se nada for feito, a dominar as relações entre os homens nos próximos séculos e isto é feito utilizando, com mestria e muito saber, as actuais ferramentas de comunicação. Por isso, o exemplo de ontem utilizando o portal da BOF (British Orieentering Federation) como ilustração não foi inocente. Uma analise cuidada, dos portais desportivos ingleses, mostra uma pujança incrível na forma de apresentar os conteúdos, de os valorizar e de tornar o utilizador um actor activo e satisfeito da modalidade (inscrevendo-se, voluntariando-se, doando, comentando, etc.). E isto é, tanto mais importante e evidente, não fosse Londres a sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Apresento-vos dois exemplos de Portais em que a agregação de conteúdos é notável, em que as ferramentas do Media Social (Redes sociais) estão presentes em grande profusão gerando efeitos multiplicativos muito significativos sobre a valorização dos conteúdos tradicionais com base em - texto, foto, áudio, vídeo - que são disponibilidades em grandes quantidades e segmentados por grupos de interesse. O objectivo de comunicação do primeiro portal centra-se na equipa Olímpica/Paralimpica inglesa; as suas "estrelas", as modalidades "top" e toda a cultura de sucesso que rodeia os campeões que é terreno fértil para as actividades "mercantis" leia-se promoção de marcas e produtos (merece uma visita prolongada e reflectiva). O segundo portal aproxima-se mais daquilo que se pretende para uma modalidade desportiva, neste caso escolhi o Portal da Federação Inglesa de Natação que é membro da ESA (lembram-se) e que recentemente obteve um patrocinador de sonho, a "British Gas". Tal como o portal anterior, há uma agregação perfeita de conteúdos (noticia, entrevista, reportagem, testemunho, arquivo, etc.) em vários formatos e com grande capacidade de interactividade com o utilizador (ou seja, estamos perante um sistema multimedia maduro e perfeitamente desenvolvido). E em Portugal, não se faz nada? E o que é que a Orientação já conseguiu fazer? A resposta, infelizmente, é mais uma vez pouco simpática, para os actuais dirigentes da Federação. Fez-se e faz-se muito bem, com reconhecimento internacional, mas é completamente ignorada e "trucidada" por conveniências e vaidades "mal explicadas" !!!! O site que o Nuno Pestana desenvolveu para o Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura que se realizou em Portugal o ano passado é um exemplo internacionalmente elogiado (e também um bocadinho "odiado") de sistema de comunicação de massas da Orientação, neste caso da disciplina de Corridas de Aventura. Ultrapassou o milhão de acessos com origem em mais de 180 países e tempos de permanência on-line (assistindo) fantásticos (salvo erro, o acumulado somou cerca de "vinte anos de duração"). Então e o que é que a FPO, fez com o trabalho do Nuno que incluiu um sistema inovador de agregação de conteúdos (incluindo geo-localização em tempo real e relevo 3D) baptizado de "Follow My Team" e que poderia ser facilmente utilizado para o WOC MTB??!!! Não fez nada, ignorou pura e simplesmente todo o trabalho benemérito e gratuito de um dos nossos melhor consultores internacionais de IT (grande parte ou a totalidade do desenvolvimento foi feito num escritório na torre Petronas, em Kuala Lumpur na Malásia e portanto não devia estar conforme os "standards" da FPO). Outro exemplo, de sistema de comunicação de massas da orientação de classe internacional desenvolvido com amor à camisola em Portugal e completamente ostracizado pela FPO é o já celebre Ori-live!!!! E porque??? Desconhecerão porventura que estes serão os sistemas que, no futuro, poderão tornar a Orientação num espectáculo desportivo no mundo da Comunicação Digital (leia-se TV Digital, Computador, Tablet PC e obviamente telefone móvel). Será que é porque os génios que pensam e desenvolvem estes sistemas tem "mau feitio" ou andam com "más companhias"!!! Por favor, meus senhores dirigentes, tenham vergonha da vossa inércia e incompreensão e deixem que o "sonho" se realize!!!!! Para amanhã, fica prometida uma análise desapaixonada sobre a evolução da minha "criança" que tem tido uma adolescência "cinzenta e alienada" !!! Procurarei esquecer que fui o pai do O'TV e conduzirei uma análise sobre os princípios comunicacionais, estéticos e editoriais que presidiram à sua criação e implementação e que, infelizmente, se foram perdendo com o passar do tempo…. Um grandíssimo abraço de agradecimento pela vossa persistente atenção, Alexandre |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|