Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
|
Post: #33
|
|||
|
|||
O futuro da Orientação dependerá da sua capacidade de penetração nas Redes Sociais!!!
Olá novamente,
Duas peças num só dia é obra mas se o assunto motiva a oportunidade aparece !!!! Já vos tive oportunidade de dizer que a Revolução Digital nos media (leia-se conteúdos digitais e interactividade) veio tornar mais "fácil" comunicar a Orientação ou pelo menos, mais fácil para o espectador de seguir e compreender o fenómeno. O facto de ser possível definir digitalmente o espaço onde decorre a acção (terreno+mapa) e de seguir instantaneamente a posição dos atletas já está a tornar a Orientação num espectáculo digital com audiência global via internet. Estes primeiros passos, são experiências que tem grande importância para as modalidades desportivas que se desenvolvem na natureza (na Vela as regatas internacionais já são exibidas em directo via Internet) e que tem grande handicap em relação à presença de espectadores presenciais e por isso, importa criar condições para que eles possam assistir remotamente à acção tornando-se espectadores virtuais. É natural, que esta evolução leve a que para além da internet, a televisão digital e os novos dispositivos de comunicação móvel comecem a interessar-se por exibir conteúdos de orientação (esse é o caminho da segmentação dos conteúdos que está actualmente em marcha). Dois exemplo práticos de segmentação de conteúdos que conhecemos são o OrIOASIS e World of O em que numa pagina devidamente organizada nos aparece o que, os autores/gestores dessas paginas segmentaram apartir de vários "providers" de acordo com os seus interesses e que julgam representar uma média dos interesses dos Orientistas que visitam as suas paginas. No futuro, todos nós e de acordo com os nossos gostos/interesses teremos capacidade de seleccionar o que quotidianamente consumiremos de conteúdos informativos, entretenimento e formativos - e isso nos mais diversos interfaces homem-maquina, televisão incluído. Por isso, o que irá passar a atrair os "consumidores" de desporto, nomeadamente os da Orientação, será a qualidade dos conteúdos e a sua disponibilidade. Assim será fundamental para a modalidade ter os seus agentes (atletas, clubes, dirigentes, "trovadores", fotógrafos, etc..) a "mostrarem-se" e a interagir com os espectadores via "blogs", "facebook", "twitter","flikr", "youtube", etc.. . Alguns terão a sua qualidade reconhecida e apreciada, o ORIENTOVAR é um desses bons exemplos, outros serão puros exercícios de "narcisismo", no entanto não devemos temer pois o "mercado" (leia-se espectadores interactivos ou "interespectadores"?) se encarregará de separar o trigo do joio ! ! ! Mais uma vez, chamo a atenção para a importância da utilização correcta da lingua(gem) na formulação dos conteúdos que pretendemos disponibilizar. Não interessa falar "orientes" (calão Orientista) para o grande público, nem falar de "grandes aventuras ou desafios" em matérias que se destinem a crianças, ou falar de matérias de interesse internacional em língua Portuguesa. Ou seja, temos cada vez mais que objectivar a nossa comunicação e ser capazes de com pouco dizer muito !!!! Para amanhã está prometido um final "escaldante", quiça quente de mais para as extremidades auriculares de alguns (ir)responsáveis , desta fase da investigação prospectiva. Bom resto de fim de semana, Alexandre |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|