Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
|
Post: #39
|
|||
|
|||
1º salto quânticos da Orientação - Dimensão
Olá a todos,
Inicio agora o desenvolvimento das ideias apresentadas no vídeo e para a variável Dimensão entendo que a Orientação deve ganha-la em algumas da suas componentes e deve comprova-la claramente a noutras, em que que já têm números muito significativos mas desconhecidos da Sociedade. E onde é que deve ganhar dimensão? Deve crescer nos meios humanos da FPO criando uma equipa multidisciplinar profissional leve e ágil que dê resposta cabal às necessidades de coordenação e suporte das actividades comuns da Orientação. A dimensão da equipa deve em cada momento reflectir os objectivos da Orientação que só, ou de preferência, sejam responsabilidade executiva da FPO. A dimensão critica mínima proposta é de oito colaboradores equivalente a tempo inteiro: - Secretário Executivo - 1 Colaborador Full-Time (CF-T), - Secretario Direcção - 1 Colaborador Full-Time (CF-T), - Responsável Técnico Arenas - 1 Colaborador Full-Time (CF-T), - Responsável Técnico Formação - 1 Colaborador Full-Time (CF-T), - Responsável Técnico Marketing e Comunicação - 1 Colaborador Full-Time (CF-T), - Responsável Técnico Alta Competição - 1 Colaborador Full-Time (CF-T), - Responsável Médico - 2 Colaboradores Part-Time (CP-T), - Técnicos de Arenas e Marketing - 2 Colaboradores Part-Time (CP-T). Nos meios materiais, sobretudo em termos de infra-estrutura comum de utilização partilhada: por ex: uma "Arena Móvel" composta por vários veículos e estruturas que definam claramente um "Welcome Center" para os eventos. Os objectivos principais serão: - receber condignamente os novos praticantes, - dar o apoio necessários aos praticantes regulares, - criar oportunidade de dar retorno efectivo aos patrocinadores e apoiantes do evento, - criar condições para interagir com as populações locais estabelecendo laços e visibilidade para a modalidade. Os meios mínimos que preconizo são: - 1 veiculo (tipo autocaravana) para Secretariado Móvel da FPO (destinado sobretudo aos novos praticantes mas não só), - 1 veiculo (tipo autocaravana) para Apoio Social (destinado a BabySitting e recepção a Deficientes), - 1 veiculo (tipo autocaravana) para Apoio Sanitário (destinado a servir de Posto Médico - Exames Med. e resposta secundária a Acidentes), - 1 veiculo de transporte de apoio logístico - Produção de energia e transporte de estruturas metálicas e toldos. - 1 grande tenda para o centro de recepção com infra-estrutura para suportar o secretariado da prova e espectadores sentados. - 1 ecrã adequado à dimensão da tenda para apresentação de resultados, vídeos e simuladores de prova (tipo Follow My Team, Ori-Live, MultiSport Live, … Nos meios financeiros a FPO tem de fazer reflectir o volume financeiro actual da Modalidade (estimado em 2,5 M€) nas suas contas. Isto permitirá criar condições à FPO para: - criar proveitos financeiros decorrentes dos fluxos de capitais negociando boas taxas junto dos Bancos, - aceder a capitais de investimento com taxas favoráveis, - exigir da tutela as contrapartidas financeiras normais que são concedidas às outras federações (normalmente acima de 10% do fluxo financeiro), Deve ainda utilizar com normalidade e inteligência as ferramenta fiscais: do Mecenato (extraordinariamente importante) e do Donativo de Imposto em sede de IRS. E deve procurar no Sponsoring tornar-se atractiva para os parceiros comerciais - pequenos ou grandes, todos são de extrema importância para o desenvolvimento da modalidade. Na sua notoriedade e relevância económica para o desenvolvimento do pais, nomeadamente do seu interior. Assim preconizo que a FPO valorize efectivamente a sua capacidade de realização internacional, tanto em termos de provas internacionais, como na realização de estágios de equipas e selecções e ainda na realização de eventos de carácter turístico. As medidas que preconizo são: - Apresentação obrigatória de candidaturas das provas internacionais da FPO à obtenção de financiamentos junto das seguintes entidades: - IDP, ITP (Turismo de Portugal), Agências de desenvolvimento regional e local, Governos Civis e naturalmente às Autoridades Locais (Câmaras e Juntas de Freguesia). - Construção e oferta de pacotes turísticos (em parceria com os operadores locais) para os estrangeiros com a criação de mais valias financeiras para a Modalidade. - Criação e distribuição de Media Kits e respectivos Press-Releases, obrigatórios para Todos os Eventos Internacionais e das Taças de Portugal (de tipo Standard a definir pela FPO) pela Imprensa Nacional, Especializada, Regional e Local (só para os meios das zonas de interesse). - Estabelecimento de parcerias com empresas e marcas desportivas nacionais para o desenvolvimento de produtos adequados para a Orientação. Esta parceria deverá ser estabelecida no âmbito das selecções nacionais que serviram de laboratório de ensaio e desenvolvimento dos produtos, com óbvias vantagens para as selecções e para a modalidade. Amanhã haverá mais , Um abraço, Alexandre |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|