Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
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09-14-2010, 11:05 AM
(This post was last modified: 09-16-2010 12:49 AM by alix.)
Post: #40
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2º salto quânticos da Orientação - Atitude
Olá a todos ,
Estou profundamente reconhecido aos entusiastas que todos os dias procuram este tema e o "devoram" com sofreguidão. É um sinal de esperança no Renascer de uma modalidade que necessita de animo e inspiração !!!! A Orientação tem de mudar de Atitude, tratando bem quem a procura, quem a ajuda e sobretudo, quem vive com ela uma paixão. E qual é a nova atitude que deve ser impressa à Orientação? No relacionamento Institucional a FPO deve aparecer como membro de pleno direito em todos os Fóruns desportivos nacionais e internacionais, fazendo proposta, discutindo políticas e marcando com eficácia a sua posição. Internamente a Orientação tem de apresentar face aos seus Parceiros Estratégicos e Essenciais como uma modalidade forte, com potencial de crescimento e com relevância para o desenvolvimento das políticas públicas desportivas. Para isso, a FPO tem de estudar correctamente a modalidade, conhecer os seus pontos fortes e fracos, definir uma estratégia de médio-longo prazo e estabelecer parcerias assertivas (ex: candidaturas comuns a projectos de desenvolvimento) com todas as instituições relevantes para o seu desenvolvimento. Externamente a FPO deve marcar pontos na Lusofonia e na IOF, estabelecendo com esta ultima um plano de desenvolvimento da modalidade no Brasil, África, Índia, China e Oceânia. Devemos também partilhar internacionalmente a nossa experiência com as Corridas de Aventura dado o seu carácter inovador e diferenciador face à inexperiência internacional nesta matéria. Assim e no curto prazo preconizo que a FPO desenvolva as seguintes acções: - Normalização do relacionamento com o IDP, corrigindo as incorrecções referidas no estudo prospectivo e renegociando os planos de financiamento face a esta nova realidade; - Desenvolvimento de um estudo aprofundado dos últimos 5 anos da modalidade (2005-2010) (o estudo prospectivo será um bom ponto de partida), - Realização de uma cerimónia formal de tomada de posse dos novos Órgãos da FPO com o endereço de convites a todas as Instituições do Desporto, as Federações Desportivas e os restantes "Stakeholders" da Orientação. - Nomeação de representantes Oficiais da FPO para todos os Orgãos Nacionais e Internacionais em que tem direito a assento, - Candidatura a fundos especiais para a Representação Internacional das Federações Desportivas, - Estabelecimento imediata de contactos com a CPLP, com a Federação de Orientação de Moçambique e com a Confederação Brasileira de Orientação para a realização de uma cimeira de fundação de uma Associação Lusófona (ou Lusíada) de Orientação. No relacionamento com o nosso publico, que é no fundo a nossa razão de existir, temos de ser acolhedores e pacientes. Temos de criar as melhores condições para que todos usufruam da prática desportiva de uma forma plena e económica. Temos de ensinar quem não sabe, temos de formar quem ensina e temos que criar oportunidades de formação continua dos atletas; é incorrecto e "suicida" achar que as pessoas aprendem à "força" de errarem construtivamente. Hoje a oferta concorrente é muito agressiva e a Orientação perde claramente para modalidades de mais fácil prática e aprendizagem. - Criar uma classe de filiação de Formação/ Aperfeiçoamento onde se integrarão todos os actuais não filiados e os futuros praticantes, - Reformular os actuais OPT's de forma a cumprir os objectivos de formação e aperfeiçoamento que se estabelecerem para esta nova classe, - Criar uma nova classe de filiação de Iniciação para jovens do 1º e 2º Ciclo que se irão captar, sobretudo, junto do Desporto Escolar. - Criar um Projecto Especial no âmbito do Desporto Escolar, denominado O-AVENTURA, em que a Orientação e as Multiactividades (Corridas de Aventura) se apresentem aos jovens de um modo muito simplificado e divertido (Ex: a FPVoleibol tem o Gira-Volei, a FPTriatlo tem o ????, etc.). - Implementar na Orientação um programa de Voluntariado, enquadrado pelo Secretariado Nacional para o Voluntariado. - Implementar na Orientação um Regulamento de Mecenato atractivo para pessoas singulares e colectivas, - Implementar na Orientação um programa de Novos Talentos que potencie a utilização plena e correcta dos apoios ao desporto juvenil (o tal projecto Inovador???) - Criar um cartão de descontos de Participante/Família Frequente que permita o usufruto de benefícios vários (por ex: Wireless Gratuita na Arena, Babisitting, Descontos nas inscrições, Descontos no Catering, …..). No relacionamento com as entidades que nos apoiam, sobretudo Câmaras, Juntas de Freguesia e Colectividades Locais estabelecer oportunidades de "plantar" a Orientação junto da sua população local. Estabelecendo acções de sensibilização e formação que permitam criar interesse e vocações em líderes e técnicos locais de modo a criar um efeito multiplicador na população. Estabelecer com as IPSS do local parcerias para levar os deficientes e os idosos a experimentar a Orientação em percursos adequados à sua mobilidade (Trail-O e Marchas de Orientação). Explorar sempre que possível a hipóteses de lançamento de protocolos de colaboração ou contratos programa com os municípios que envolvam o desenvolvimento de infra-estrutura (mapas) e de actividades (provas, acções de sensibilização, cursos de formação e iniciativas turísticas). Para que estes objectivos sejam devidamente alcançados devem-se desenvolver: - Criação de um Cadernos de Encargos Tipo para todas as tipologias de actividade de forma a que os vários negociadores da Orientação (FPO e Clubes) falem uma mesma linguagem quando se apresentam às Entidade Locais ou Regionais, - Criação de um mecanismo automático de coordenação permanente de esforços entre negociadores para evitar sobreposições e conflitos de interesses, - Criação de Caderno de Procedimentos para a Realização e Manutenção de "Infraestruturas Desportivas" da Orientação (Mapas), - Criação de um manual de Realização de Acções de Sensibilização e de Formação Inicial que homogeneíze a forma como a Orientação é apresentada a nível nacional. No relacionamento com a imprensa, privilegiar o impacto local e regional em detrimento do impacto nacional onde a competição é feroz e só temos espaço/tempo de antena muito esporadicamente. Incentivar a visita dos jornalistas aos locais de prova e proporcionar-lhes as melhores condições de trabalho, envolvendo nisso as entidades locais. Para isso deve ser estabelecido um plano de comunicação que contemple os seguintes aspectos: - Identificação clara das Marcas a divulgar, por ex: "Orientação" e "Aventura", - Criação dos grande "chavões" da modalidade, por ex: "Orientação é Saúde", "Aventure-se Naturalmente", "Sustentabilidade Orientada pela Aventura", "Sinta a Aventura, Pratique Orientação", ……. - Criação de modelos de comunicação ("Templates") a ser utilizados por todos os agentes da modalidade para simplificar a vida aos meios e aos colaboradores, - Disponibilização on-line de Texto, Foto e Vídeo com qualidade para ser utilizada directa e autonomamente pelos meios, - Criação de oportunidades de formação dos jornalistas e chefias na pratica de Orientação: por ex: promovendo um Challenger anual para a Imprensa em conjunto com a Associação de Imprensa e Sindicato dos Jornalistas. - Formação dos agentes da modalidade em Comunicação e Relações Publicas (Media Trainning). - Criação de um protocolo de comunicação de crises/acidentes à imprensa. Amanhã finalmente concluirei a saga, Um enorme abraço, Alexandre |
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