Regulamento de Competições 2011
|
|
|||
|
|||
RE: Regulamento de Competições 2011
Boa tarde mais uma vez companheiros.
É com alguma tristeza que tenho lido comentários, de alguns companheiros que sistemáticamente têm vindo a este forum, não debater ideias, mas "tentar impôr" o seu ponto de vista sobre algumas matérias, tentando quem sabe vir agora descobrir a polvora. Já agora para alguns destes, convidava-os a ler o post do Garcia, talvez consigam ver um pouco mais além do seu umbigo. Quando se fala em melhorias, na proposta de RC, temos que ver que não passa de uma proposta e que essas melhorias não têm de ser as nossas mas as de todos, posto isto passo aos assuntos. No que diz respeito ao C.Ibérico, faz-me confusão que pessoas ligadas ao desporto à tantos anos (amigo Leandro) possam dizer o que dizem. Uma selecção é uma selecção, em teoria só vão às selecções os melhores atletas nacionais, questionar a legitimidade dos titulos individuais desses atletas é no minimo caricato. Amigo o que está em causa é a forma de organizar a competição, o que está em causa é tu ou outro qualquer incluindo eu, podermos comparar o que não devia ser comparado, como tal e para abreviar sugeria mais uma vez, que passe a haver percursos diferentes ou então acabe-se com o campeonato pura e simplesmente. Já agora gostaria que se questionassem os atletas de pedestre, sobre o Ibérico e sobre a importância que este Campeonato representa para planificação e motivação da época desportiva, dos diferentes escalões concorrentes a essa prova, e ainda sobre os critérios de selecção. Parece-me também, que em algumas modalidades individuais existem provas com percursos iguais, mas realizados em dias diferentes (selecções e outros), onde por esse facto as comparações valem o que valem. No que diz respeito, aos escalões de veteranos em OriBtt, concordo plenamente com o que foi dito pelo Eduardo. Não entendo que se queira seguir na integra o que está regulamentado na IOF, e isto porquê, porque gostaria de saber qual a federação internacional em que diferentes disciplinas, têm critérios diferentes, que eu saiba, e por exemplo no atletismo, o escalão de veteranos começa aos 35 ANOS, e tanto é veterano o velocista, o saltador, o lançador, o meio fundista ou o fudista que atinja essa idade, sendo que os escalões são de 5 em 5 anos, no entanto a IOF regulamenta que a OriPedestre (biológicamente ????) inicia-se aos 35 anos, que a OriBtt (biològicamente ????) inicia-se aos 40 anos e já agora o OriSki e o Trail com que idade é que se inicia ?? Perante o exemplo atrás descrito, na IOF existem duas idades biológicas, como tal não me parece correto que numa variante eu possa competir no H45 e noutra seja "condicionado/obrigado" a competir no H40. Duas realidades diferentes num mesmo desporto. No que aos jovens (infantis) diz respeito, continua-se a bater na tecla, tentando justificar o que vem contra todas as normas estalecidas para a evolução desses mesmos jovens, tanto como pessoas ou como atletas. A nossa modalidade tem definido, desde à muito, tal como a maior parte das modalidades desportivas, escalões de FORMAÇÂO, de COMPETIÇÂO e de RECREAÇÂO/LAZER. Na génese da criação de um ranking de clubes, está subjacente a vertente COMPETIÇÂO, quanto mais não fosse por este presuposto, nunca deveria ser equacionado qualquer escalão de FORMAÇÂO ou RECREAÇÂO/LAZER, mas mesmo assim, dizer que passar a contar com escalões de FORMAÇÂO para o ranking de clubes é a forma de dinamizar a modalidade e incrementar o aumento dum maior número praticantes, é no minimo não conhecer a nossa realidade, não precisamos de maneira nenhuma de pôr crianças a "competir" para aumentar um escalão que já é o que tem o maior número de atletas, quer masculinos quer femininos. Nota: é que a competição a que me refiro, não é aquela que as crianças naturalmente fazem entre si, mas a que poderia vir a ser incutida por outros, o que desenganem-se os puristas vai natuaralmente acontecer, se tal medida for por diante. Em relação aos estrangeiros, parece-me que tudo não passa duma discussão balofa, inerente aos maus regulamentos da IOF, ninguém quer condicionar a livre circulação de pessoas e a sua liberdade em poder representar o clube A ou o Clube B, mas já agora, com todas as liberdades existentes nas mais variadas modalidades a nivém mundial, qual é a modalidade que permite que um atleta federado possa na mesma época desportiva, estar a disputar provas por um clube da Suécia, outro de França, outro de Espanha, ou outro de Portugal, parece-me que a resposta é muito simples. |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|