Current time: 11-23-2024, 04:41 PM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Regulamento de Competições 2011
11-08-2010, 02:50 PM
RE: Regulamento de Competições 2011
Luís Sérgio,
Falando do que interessa, julgo que te estás a esquecer de 2 dados na questão do Campeonato Ibérico (CI): a questão financeira e a questão dos rankings.
O CI só é financeiramente viável se for feito "em cima" duma prova que conte para o ranking, de modo a ter lá muita gente.
Isso significa que se os percursos das selecções forem diferentes, esses atletas não vão poder pontuar para os rankings nessa prova. Foi por isso que a ideia avançada agora por alguns de vocês, dos percursos das selecções serem diferentes, foi abandonada no passado. Chegou-se à conclusão que os seleccionados preferiam fazer o percurso pontuável para o ranking a fazerem o percurso do CI.
É por isso que os percursos são agora iguais: para permitir que o CI seja financeiramente viável e para permitir aos seleccionados pontuarem para os rankings em igualdade de circunstâncias com os seus concorrentes directos.
O que se esqueceram foi que, sendo os percursos iguais, não podem declarar vencedores que não correspondam ao que aconteceu no terreno! Lembro-te que tivemos e
temos vários campeões ibéricos que não o são e temos outros que o são, sem o serem...
Por isso, nestas circunstâncias, julgo que a única alternativa viável financeiramente e justa em termos desportivos é os títulos ibéricos deixarem de estar reservados às selecções.
Por outro lado, e também em termos de princípios, essa prova chama-se Campeonato Ibérico e conta para os rankings de todos os atletas, embora só meia-dúzia é que corram verdadeiramente o CI... Os outros, que são quem sustenta financeiramente a prova, ficam de fora, apesar de preencherem o único critério válido de acesso a esta prova: terem uma nacionalidade ibérica... Temos de convir que isto não é muito normal!
Se estivessemos a falar de 3.000 atletas, eu dar-te-ia razão e diria que tem de haver selecções. Estando os nossos números muito longe disso, não vejo nenhum motivo para restringir o acesso a essa prova, muito pelo contrário.

Quanto à questão do Regulamento de Competição (RC), acho que devo só esclarecer que a minha intervenção nesse processo foi a de coordenar uma proposta base, que foi apresentada à Direcção.
O meu papel de "coordenadora" significou, entre outras coisas, que as propostas que estavam no RC apresentado à Direcção não correspondiam necessariamente às minhas opiniões particulares, o mesmo se passando, por maioria de razão, com a proposta modificada pela Direcção e que foi posteriormente apresentada aos clubes. Em suma, em termos pessoais, concordo com algumas coisas que estão no RC, mas não concordo com outras. Julgo que a maior parte de nós está nestas circunstâncias.
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Messages In This Thread
RE: Regulamento de Competições 2011 - mnovo - 11-08-2010 02:50 PM

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication