Regulamento de Competições 2011
|
|
|||
|
|||
RE: Regulamento de Competições 2011
Bom dia Mário,
Aconteceu-me no NAOM do ano passado faltar-me um ponto de controlo e eu ter a certeza que ouvi o feedback da estação (pelo que não trazia registo na reserva do mapa). Depois fui ler a estação e lá estava a minha passagem! De facto não era desta que eu tinha ficado maluco! E o meu SI é um 9! Nem é o 6 que "popularmente" costuma dar problemas. Obviamente eu só jurava a pés juntos se tivesse uma filmagem em que isso se comprovasse. Se há coisa falível é o nosso cérebro! Sobretudo no que diz respeito a um acto repetitivo que realizamos durante uma prova. Optei por não reclamar porque não estava a levar a competição a sério e se já com o mapa picado é complicado... Mas não deixei de verificar a estação para memória futura! Os SI's que usamos são TAG's passivas, sujeitas a inúmeros testes e com uma percentagem de unidades defeituosas incrivelmente reduzida. Elas estão em todo lado. Experimentem roubar um produto numa loja metendo-o no bolso e vão ver como o vosso "SI" roubado funciona bem ao passar na caixa! Isso não invalida que tenhas tido azar, porque 3 vezes acho que é record em Portugal! É por isto que a SPORTident te diz que a possibilidade de o problema estar no SI é ínfima! Relativamente aquela "regra" de "foste o único" foi emanação de um documento da IOF que não encontro! Não é invenção! Existiu! Não quer isto dizer que concorde! Esses pontos (3 e 4) do regulamento ambos têm de existir! Não pode desaparecer nenhum! 1 - Tens um atleta que dobrou mal o mapa e saltou um ponto. Chega ao fim e obviamente falta-lhe esse ponto. A alínea 3 garante que ele é desclassificado! 2 - Tens um atleta que passou num ponto, a estação não funciona, pica no mapa. Está nas condições do anterior porque lhe falta um ponto no SI e o sistema automaticamente desclassifica-o MAS, respeita a alínea 4! Na minha opinião deve haver bom senso! Estas duas alíneas são consequentes e se o atleta tem picado no mapa e está de acordo com a picagem daquele ponto não há porque não o classificar! Ele até perdeu mais tempo a picar no mapa!!! Caramba, passamos muitos anos em que todos os pontos eram picados e ninguém era desclassificado! Desde que todos correctos!! Acho que se o regulamento for alterado de forma a deixar explícito que o procedimento deve ser este não estamos a violar nenhuma norma da IOF e parece-me consensual no universo "tuga". Agora, existe é a responsabilidade da Organização ter uma matriz dos picados dos pontos que estão no terreno para na hora verificar isso e na hora decidir da classificação ou não do atleta! Mas Mário, como resolves o meu problema com que abri o post? A leitura da estação provou que eu lá estive! Abraços, Nuno ps: No regulamento actual da IOF pode ler-se o seguinte: 20.4 The control card must clearly show that all controls have been visited. 20.5 A competitor with a control punch missing or unidentifiable shall not be placed unless it can be established with certainty that the punch missing or unidentifiable is not the competitor’s fault. In this exceptional circumstance, other evidence may be used to prove that the competitor visited the control, such as evidence from control officials or cameras or read-out from the control unit. In all other circumstances, such evidence is not acceptable and the competitor must be disqualified. In the case of SportIdent, this rule means that: • If one unit is not working, or appears not to be working, a competitor must use the backup provided and will be disqualified if no punch is recorded. • If a competitor punches too fast and fails to receive the feedback signals, the card will not contain the punch and the competitor must be disqualified (even though the control unit may have recorded the competitor’s card number) |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|