Regulamento de Competições 2011
|
|
|||
|
|||
RE: Regulamento de Competições 2011
Olá Nuno,
Se a ti é fácil descobrir por outros posts teus quem é o "nupepi", já o "vitor_rod" como foi o primeiro post, se não assinarem no fim não sabemos a quem estamos a responder. O Atleta quando vai a caminho de controlar um ponto sabe à partida e antes de mais que há uma regra que diz que tem de esperar pelo feedback (sonoro e/ou luminoso). Aqui uma chamada de atenção ao "sonoro e/ou luminoso". É recorrente haverem algumas estações com um "cantar" diferente ou até mesmo em casos mais raros o "beeper" ter avariado e só se verem os led's a piscar. Se não ouvirem o "beep" mas virem os led's a piscar é o suficiente. Ora, recebendo o feedback como é suposto obter ao esperar por isso, segue em frente. Se não recebe, pica no mapa. Tão simples quanto isto! É uma Responsabilidade do atleta! O número de vezes que até hoje um atleta chegou ao fim com um MP convencido que lá tinha estado (e não esteve) face aos que realmente lá estiveram e receberam o feedback é ínfima! O número de razões pelas quais os atletas se enganaram e não estiveram lá é tão vasto que nem vale a pena enumerar. As formas de provar aos atletas e fazê-los compreender o seu erro são também bastantes. (mas depois do atleta estar de cabeça fria...) Se abríssemos a porta da "leitura da estação", todos estes atletas (que são vários por prova) nem iriam pensar em analisar o caso com outros dados. Exigiam de imediato a leitura da estação, algo que só é possível depois de chegarem todos os atletas e terem sido recolhidas as estações. As estações estão de volta normalmente já todos os atletas estão de regresso a suas casas. Relembro que não se podem retirar estações do terreno. Não se alteram as condições do "jogo" com ele a decorrer! É uma logística demasiado penalizadora e os "tugas" iam abusar dela, sem qualquer fundamento em 99,99% dos casos! Se o atleta não traz o ponto no SI nem picado no mapa, das duas uma. Ou não esteve lá (o que acontece na esmagadora maioria dos casos) ou não esperou o suficiente pelo feedback. Precisamente por os casos de "não esperar o suficiente pelo feedback" e "receber o feedback e não ficar no SI" serem tão escassos face aos milhões de pontos controlados por ano, que não podemos aceitar que a leitura da estação seja válida. Não existem sistemas perfeitos nem 100% justos. Eu sei que no que me aconteceu no NAOM é um caso em que não é justa a minha desclassificação, mas sei que resolve-la com uma regra que iria prejudicar mais pessoas do que beneficiar não é solução. Um pequeno preço a pagar por esta evolução na nossa modalidade que aqueles que nunca passaram horas a confirmar centenas de cartões de papel picotados por vezes não entendem! Em resumo, a leitura da estação ia levantar bastante mais problemas que aqueles que ia resolver! O regulamento como está agora esclarece o modo de proceder! É precisos é que "Técnicos de SPORTident" (uma figura que existe em Espanha e espero que seja criada em breve em Portugal nos mesmos moldes), Supervisores, Directores de Provas e outros Técnicos da nossa modalidade e que têm contacto directo com estes casos, alinhem pelo mesmo diapasão! Abraços, Nuno Leite |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|