Current time: 04-06-2025, 03:52 AM Hello There, Guest! (LoginRegister)

Post Reply 

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ideias e Projectos 0 - Intriga e Maledicência 2
03-08-2011, 12:54 PM (This post was last modified: 03-08-2011 12:56 PM by alix.)
RE: Ideias e Projectos 0 - Intriga e Maledicência 2
Olá Jorge e restantes directores da FPO Smile,

Em primeiro lugar quero dar-vos conta do orgulho que sinto por ter tido a oportunidade de com o Jorge e os restantes membros da direcção da FPO lutar estes longos meses por um futuro para a Orientação.

Vocês são para mim o "Dream Team" que a Orientação desprezou e dificilmente voltará a reunir. Paciência, desta vez o vosso rigor e assertividade não foram capazes de vencer o pântano da intriga e da maledicência!!! No entanto, fiquem certos que a semente foi plantada e germinará pois as ideias que nós defendemos não tiveram, nem terão por inépcia desta oposição "amigada", qualquer proposta alternativa e serão seguramente a ilha ideológica que salvará a modalidade do naufrágio que se avizinha.

Como disse na assembleia irei assumir o papel de faroleiro (é o que entendo deve ser um mandatário de uma lista) e pelo verbo irei tentar evitar o naufrágio da modalidade. Como todos se aperceberam existe um enorme temor sobre o que ai vem (sobretudo o medo de represálias) e por isso será sempre uma empresa arriscada aparecer como alternativa (aliás isso foi notório em todo este processo), por isso terei todo o gosto em contar com a ajuda e disponibilidade de todos para montar uma lista credível e combativa.

De resto, concordo incondicionalmente com a iniciativa do Jorge ou de qualquer um de vós em tornar publicas as vossas reflexões individuais.

Um enorme abraço,

Alexandre
Presidente da FPO (Demissionário)

PS: Em Anexo reproduzo em texto corrido o documento que o Jorge anexou.

Intervenção de Jorge Baltazar na AG de Gouveia

1º assunto - O clima no seio da modalidade

A Orientação vive há vários anos num clima de hipocrisia e paz podre. Nos anteriores mandatos a AG estava condicionada por um membro que proferia discursos desconcertantes e por vezes ofensivos. Os delegados ouviam, consentiam as barbaridades proferidas e salvo raras excepções, nada diziam, ou comiam e calavam, talvez movidos compadrios e interesses menos claros. No presente mandato, finalmente livres da ditadura militar, dão largas à sua liberdade e aniquilam logo à partida as ideias validas de uma das poucas pessoas que apareceu nos últimos anos, no seio da modalidade, com ideias e projectos. Por outro lado temos 1/2 dúzia de pseudo jornalistas, blogers e pretendentes a opinion-makers que utilizam os seus espaços para fazer eco de toda e qualquer questão que possa por em causa os órgãos dirigentes da modalidade. Como têm necessidade de protagonismo são persistentes e minam a modalidade com constantes artigos de opinião e comentários que, de construtivos pouco ou nada têm. Temos ainda um conjunto de atletas que em vez de se preocuparem em fazer o que sabem fazer bem, perdem o seu tempo a fazer comentários nos seus blogues e a tentar mostrar que são muito bons porque treinam 200Km/mes ou 12h/semana (se calhar têm desculpa porque ficam muito cansados e deixam de pensar). Ainda bem que estão a treinar. Quando tiverem oportunidade vão mostrar que são bons ou que o treino fez efeito. Não vale a pena porem-se em bicos de pés ou gritar porque na floresta é que têm que ser bons. A direcção da FPO e a DTNacional estão a trabalhar no planeamento do trabalho das selecções/rendimento como nunca se trabalhou até aqui, mas sem ter uma decisão sobre o financiamento não pode assumir em pleno as suas opções. Conhecemo-nos todos uns aos outros, o que por um lado é bom , mas tem como reverso da medalha o comportamento de comadres que vão comentando e decidindo a vida do “bairro” com alianças circunstanciais, comentários no “solo duro” e troca de impressões por e-mail.. Está na hora de acabar com a hipocrisia na orientação. Esta AG tem que assumir que esta direcção representa a nossa modalidade e tem que dar um sinal inequívoco de apoio à mudança no paradigma de funcionamento e gestão da modalidade, ou então rejeitam os 3 documentos e criam realmente uma situação de desgoverno da modalidade e talvez assim consigamos ter destaque nas notícias dos OCS a sério. De uma coisa podem ter a certeza, eu não estou disposto aturar este clima negativo que envolve a modalidade, pelo que hoje tomarei decisões quanto ao meu futuro na modalidade, não sendo de descartar o abandono, como fez o anterior pres. da mesa da AG.

2º assunto - O parecer do CF

O documento produzido pelo CF não me surpreendeu nada porque estava à muito predefinido e demonstra o claro preconceito do seu Pres. - Já na anterior AG o CF extravasou as suas competências ao emitir um parecer sobre um documento de trabalho que não foi posto à sua apreciação para emissão de parecer. Nessa altura tinham que mostrar preocupação e cingir-se às questões relacionadas com a falta do PA e do Orçamento, tudo o resto foi um exercício de alimentação do ego do Pres do CF e o prelúdio para o actual parecer. É claro que depois de colocar a fasquia tão alta não ia emitir um parecer favorável e perder mais um momento de protagonismo e os 5 minutos de fama entre os leitores do Orientovar. - Só consigo entender a postura do Pres. do CF e da demissionária Pres. CD à luz de interesses obscuros e contrários ao interesse da modalidade. - O Parecer do CF faz juízos de valor baseados no preconceito da remuneração dos membros eleitos, levantando uma suspeita sobre a intenção dos membros que propõem o orçamento auferirem dividendos do seu trabalho voluntário através do pagamento das deslocações. Será que para além do trabalho voluntário, e do apoio que não dou à família, também tenho que retirar ao orçamento familiar verbas para as deslocações que tenho que fazer em prol da modalidade? Não contem comigo para isso, até porque o orçamento não dá. - O CF mistura o parecer propriamente dito com queixumes e atitudes de caça às bruxas, procurando criar suspeição sobre situações de incompatibilidade de membros da direcção. A propósito, refiro que eu não reuno condições para fazer parte do OS da FPO, pois estou a incorrer em 3 incompatibilidade: sou treinador (e não abdico dessa condição, porque me dá gozo e não há alternativa no clube), apesar de ter pedido a demissão da direcção do GDU Azoia continuo a liderar a secção de orientação (assino documentos e ofícios enviados à FPO e outras entidades, passo cheques e auxilio a Pres da Direcção em muitos dos assuntos); Sou árbitro (ainda anteontem fui a Grândola fazer uma visita no âmbito da supervisão da prova do CN Alvito. Já agora alerto para o facto de no CA haverem varias situações de incompatibilidade (conselheiros que são nomeados supervisores).
- Face à postura do Pres do Cons. Fiscal (porque dos outros conselheiros nunca tivemos nenhum motivo para duvidar da sua postura e idoneidade) a direcção decidiu manter um relacionamento apenas no âmbito do que está definido na lei e no Reg. Geral, evitando assim desgastar-se e perder o seu precioso e escasso tempo a alimentar o ego e os interesses obscuros do seu Pres.

3º AssuntoA representação na AG

Mais uma vez temos uma AG em que os representantes das classes e dos atletas estão-se a representar a si próprios, porque não houve auscultação das posições dos que representam. No meu caso, estou representado por 4 delegados, que são o rep dos praticantes veteranos de O-Ped; Rep dos praticantes veteranos de O-BTT, Rep dos praticantes de CAs, Rep dos supervisor e o Rep dos treinadores. (felizmente a direcção não nomeou ainda o Dep. de cartografia, porque seria mais um representante de si próprio),
Como não fui auscultado sobre a posição a tomar na votação dos documentos enviados para apreciação, solicito aos delegados que me representam que se abstenham na votação dos documentos postos a apreciação previa (PE, PA Orçamento). Caso estas abstenções não aconteçam tenho intenção de impugnar a AG.
Assim, com um pedido de desculpas à mesa, solicito que sejam identificados perante a assembleia todos os delegados presentes e que em cada votação seja também referido o voto de cada delegado.
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
Post Reply 

Messages In This Thread
RE: Ideias e Projectos 0 - Intriga e Maledicência 2 - alix - 03-08-2011 12:54 PM

Forum Jump:

Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication