III Troféu Ori das Vinhas

19-10-24 | Estreito de Câmara de Lobos

Informação Diversa

Regras de Competição

Será utilizado o regulamento de competições da Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira, que, por sua vez, é uma adaptação do Regulamento de Competições Regionais da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) 2024. A organização poderá estabelecer regras especiais, respeitando os regulamentos em vigor.

 

Informações Gerais sobre a Modalidade

Partidas

As partidas têm um intervalo de 2 a 4 minutos nos escalões de competição. Os atletas deverão estar atentos ao seu tempo de partida. Na partida, os atletas têm de passar por três secções consecutivas:

- Quando o relógio da partida indicar a hora de partida do atleta, este deve entrar para a primeira secção.

Isto terá lugar 3 minutos antes da partida real. Aí serão confirmados, o nome e o peitoral do atleta (o peitoral deverá ser usado à frente e não poderá estar dobrado nem encoberto). A ausência de peitoral impedirá a partida do atleta.

- Na segunda secção, será confirmado o SI-Card, o atleta recolhe a sinalética, a qual contém a descrição da localização dos postos de controlo (recomenda-se o uso de suportes de sinalética para facilitar a sua leitura durante a prova). A sinalética estará também impressa no mapa.

- Na terceira secção (última), o atleta desloca-se até à caixa que contém o mapa do seu escalão e aguarda ao lado desta até à hora de partida, sem ver o mapa. Na hora da partida, o atleta tira o mapa da caixa (cada atleta é responsável por tirar o mapa e confirmar se corresponde ao seu escalão) e segue as fitas que marcam o percurso até ao triângulo da partida.

Os atletas que chegarem atrasados à partida, serão imediatamente identificados e sairão logo que a organização indique. Estes não receberão uma nova hora de partida.

O percurso está balizado desde a linha de partida (receção do mapa e início da prova) até ao triângulo marcado no mapa e materializado no terreno por uma baliza sem código nem estação de controlo. Os atletas devem progredir junto do balizado, sob pena de desclassificação.

Chegadas

Todos os atletas deverão cruzar a linha de chegada controlando a estação Finish. Após a chegada deverão descarregar o SI-Card, mesmo os que não tenham completado a totalidade do percurso. Se tal não acontecer, poderão ser considerados perdidos e desencadear uma operação de busca.

Assistência em caso de Acidente

Todos os atletas em prova têm por obrigação auxiliar os demais atletas em caso de acidente. Qualquer acidente que ocorra durante a realização do percurso é da responsabilidade dos praticantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo Seguro Desportivo. Este seguro cobre os riscos resultantes do acidente sofrido durante a atividade, nas condições previstas no Regulamento de competições da FPO.

Seguros

Qualquer acidente que ocorra durante a execução do percurso é da responsabilidade dos praticantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo Seguro da Atividade. Este seguro cobre os riscos resultantes do acidente sofrido durante a atividade, nas condições previstas no regulamento de competições. Os praticantes/organização estão abrangidos pelas apólices da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) para atletas Federados, Não Federados e Responsabilidade Civil, e nas condições melhor definidas no regulamento de competições da FPO. O seguro da prova abrange participantes residentes em Portugal. Todos os agentes desportivos inscritos na FPO são cobertos por um seguro desportivo de grupo, nos termos da lei em vigor e das condições gerais e especiais da apólice publicada no site da FPO. Em caso de acidente na atividade desportiva, o sinistrado terá que o comunicar aos organizadores da prova ou à FPO, de forma a serem tratados os procedimentos necessários para ativar a cobertura pelo seguro, devendo a ativação do seguro ocorrer nos 8 dias seguintes ao sinistro. As apólices de acidentes pessoais que abrangem os atletas participantes nos eventos são de reembolso, pelo que o sinistrado deverá liquidar todas as despesas que lhe forem apresentadas, pedindo os respetivos comprovativos (recibo, fatura/recibo, fatura simplificada, etc.) em seu nome para posteriormente as apresentar – caso deseje ser reembolsado – à companhia de seguros para ser ressarcido dos valores pagos. Tudo o que exceder o risco coberto pelo seguro desportivo é da responsabilidade dos participantes. A responsabilidade de qualquer ocorrência ou acidente é sempre dos participantes. Qualquer lesão, acidente ou dano, bem como perda ou deterioração de equipamentos durante a execução da prova é responsabilidade do participante.

Dados de Inscrição e imagem – Proteção de dados

A inscrição e a participação na prova implicam a concordância do participante em que a organização possa utilizar os dados associados à divulgação dos resultados e qualquer suporte de imagem captada durante a participação, para fins exclusivos de publicitação do evento. Os dados poderão ainda ser facultados para fins de seguro, ou segurança/cuidados médicos. Qualquer comunicação sobre os dados dos interessados deverá ser endereçada para: ori.estreito.gde@gmail.com

Outras Regras Gerais

- O único meio auxiliar de orientação permitido é a bússola.

- Os participantes que se apresentem na partida. depois da sua hora de partida, deverão partir após a indicação da organização, sujeitando-se à penalização do tempo que, entretanto, decorreu.

- Constituem, entre outras, obrigações dos praticantes:

a) Apresentar-se na Partida com o peitoral devidamente colocado e visível e conservá-lo durante a prova;

b) Apresentar-se na Partida com o SI Card devidamente colocado e visível, e facilitar a sua conferência pela organização;

c) Avisar a equipa de Organização, caso não conclua o percurso;

d) Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o justifiquem;

e) Respeitar todas as áreas balizadas; privadas e cultivadas;

f) Entregar o mapa na chegada, quando determinado pela Organização;

g) Comparecer na Cerimónia de Entrega de Prémios, especialmente quando é um dos premiados, valorizando o trabalho dos organizadores e os apoios disponibilizados.

- Constitui motivo de desclassificação de qualquer praticante:

a) A não execução do percurso pela ordem estabelecida pela Organização;

b) Perda do SI-Card;

c) Ausência, não justificada, do peitoral durante a realização do seu percurso;

d) Chegar para além do tempo limite para a execução da prova;

e) Provocar danos em áreas privadas ou cultivadas;

f) Desrespeitar as normas gerais de conduta e proteção de bens públicos ou privados;

g) Infringir outras regras estabelecidas pela Organização.

- O limite de tempo dado a um atleta para executar o seu percurso individual é de 60 minutos para um sprint (urbano).