FAQ / Perguntas
[ Versão 1.0 - 2009/02/03 - Paulo Franco ]
Índice:
- Como fazer uma Inscrição Express, sem necessidade de login no sistema?
- Como fazer uma inscrição, após login no sistema?
- Como inscrever um par ou grupo?
- Como cancelar uma inscrição?
- O que é o Grupo de Confiança?
- Como activar um utilizador que já está registado na área do meu clube?
- O que é o serviço Conta Corrente?
- O que são os estados da inscrições AVC, AVO e OK e o que representam?
- Como utilizar a listagem das provas nos vários formatos Listagem, Calendário Semanal e Calendário de Gantt??
- Como adicionar o meu site ao OriOasis?
- Como consultar detalhes sobre Licenças de Federado, Escalões dos Rankings e Exames Médico Desportivo (EMD)?
- Qual a diferença entre "Nível de Utilizador" e "Nível de Utilizador Activo em Sessão" e como posso mudá-los?
- Como alterar a minha senha ou nome de utilizador?
- Como saber qual o ID de um utilizador?
-
Como fazer uma Inscrição Express, sem necessidade de login no sistema?
Esta opção é a mais adequada para inscrições de não federados e para visitantes que utilizam o sistema esporadicamente.
Não existe necessidade em fazer login no sistema nem de criar um registo.
- A partir da listagem de provas, escolher aquela em que se pretende fazer a inscrição seguindo o link
Submeter Inscrições;
- Escolher Inscrições Express - Submeter as inscrições directamente, sem login no sistema;
- Preencher os Dados do responsável pela inscrição;
- Escolher se pretende participar como individual ou registar novo clube.
Caso pretenda registar um clube deverá introduzir os Dados do Clube
- Adicionar ao formulário o número de atletas a inscrever através do link Adicionar Inscrições / Atletas.
- Preencher os dados da inscrição para cada atleta (os campos com * são obrigatórios:
- *Nome (Primeiro e último);
- *Documento de Identificação;
- *Ano de Nascimento;
- *Sexo;
- Número de SPORTident (se tiver);
- *Etapas em que participa (se houver mais de uma etapa);
- *Escalão;
- Grupo. Caso o atleta participe em escalão aberto e pretenda participar em grupo com outro(s) atleta(s).
Este campo permite agrupar vários atletas num grupo de forma a surgirem nas listagens como apenas uma inscrição.
Caso o sistema de controle seja o SPORTident o grupo levará apenas um chip. Cada atleta do grupo receberá um mapa na partida.
A inscrição em grupo está disponível apenas para participação em escalões abertos;
- Selecionar os extras (caso a inscrição na prova tenha opção de escolher extras)
- Preencher alguma observação relevante para a organização
- Pressionar Submeter Inscrição para registar a inscrição
-
Como fazer uma Inscrição, após login no sistema?
A - Inscrição pessoal (própria inscrição ou inscrição rápida de um amigo, etc):
A1. Seguir no menu INSCRIÇÕES->REGISTAR.
A2. Seleccionar a prova em que se pretende registar a inscrição.
A3. Na lista de utilizadores no topo, escolher o utilizador a inscrever.
Pode-se escolher de entre os utilizadores que têm o utilizador que inscreve no seu
Grupo de Confiança. É sempre possivel fazer uma
INSCRIÇÃO RÁPIDA, que não necessita de fazer o registo de um
utilizador. Este tipo de inscrição deve ser utilizada para inscrições exporádicas e há necessidade
de preencher dados adicionais do atleta (nome, documento de identificação, ano de nascimento
e sexo).
A4. Escolher o SI para cada etapa.
A5. Escolher os escalões/opção para cada etapa.
A6. Escrever algumas observações para o clube e/ou organização, se necessário.
A7. Submeter a inscrição pressionando SUBMETER no final do formulário.
B - Inscrição nas provas em que sou administrador :
C1. Seguir no menu INSCRIÇÕES->REGISTAR.
C2. Seleccionar a prova em que se pretende registar a inscrição.
C3. Escolher o clube das inscrições a registar.
C4. Seguir todos os passos desde A3
Se o utilizador é SUPER-USER ou CLUBE-ADMIN do clube origanizador, é possível alterar as datas
das inscrições.
-
Como inscrever um par ou grupo?
1. Seguir o os passos A1 e A2 da pergunta 2.
2. Escolher INSCRIÇÃO COLECTIVA.
3. Caso algum dos elementos do grupo seja uma Inscrição Rápida,
inserir o número de inscrições rápidas (atletas) a adicionar e clicar em
+, para adicionálas ao formulário.
4. Selecionar na tabela do lado esquerdo os utilizadores que se pretende inscrever.
5. Passar os utilizadores selecionados para a tabela do lado direito, clicando no botão >.
6. Actualizar a tabela de inscrições clicando no respectivo botão que se encontra por cima
da tabela do lado direito.
7. Selecionar a opção +/- para os utilizadores que fazem parte do grupo,
nas etapas que correm em grupo, selecionar um grupo com o mesmo número.
8. Preecher o SI de apenas um dos membros do grupo ou colocar o mesmo SI para todos os membros.
Nota 1: Não é obrigatório participar em grupo em todas as etapas da prova.
Ex. 1 - Etapa 1: João + Maria (grupo); Etapa 2: João (sozinho), Maria (sozinha)
Ex. 2 - Etapa 1: João + Maria (grupo); Etapa 2: João + Rui (grupo), Maria (sozinha)
Nota 2: Pode haver grupos com mais de 2 pessoas.
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Como cancelar uma inscrição?
- Entrar no formulário de edição da inscrição (ver tópico: "Como fazer uma inscrição")
- Se a data limite de cancelamento das inscrições ainda não tiver terminado a inscrição poderá
ser cancelada seguindo no caixote do lixo (ao lado da caixa de escolha do alteta / inscrição).
Nota 1: A data de cancelamento das inscrições depende do tipo de inscrição (escalão aberto,
competição, etc).
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O que é o Grupo de Confiança?
O Grupo Confiança é uma funcionalidade do OriOasis que tem como objectivo permitir que um utilizador
inscreva outros utilizadores do sistema sem sair da sua área pessoal.
Ex.: Supondo que existe o utilizador Maria e o utilizador João, registados no sistema. Se a Maria
adicionar o João ao seu Grupo de Confiança, o utilizador João, através da sua Área Privada, poderá
inscrever a Maria. Ou seja o João tem a possibilidade de fazer a inscrição dele e de todos os
utilizadores que o tenham no Grupo Confiança.
No entanto a Maria só poderá fazer inscrições do João se o João adicionar a Maria ao seu Grupo
Confiança.
De notar que os utilizadores com poderes de administração (Clube-Admin) podem fazer/alterar às
inscrições de todos os utilizadores da sua comunidade (clube) sem necessidade de configurar o grupo de
confiança.
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Como activar um utilizador que já está registado na área do meu clube?
Na área pessoal de um dos Clube-Admin do clube:
Em CLUBE->UTILIZADORES escolher Enviar
Dados de Acesso para o utilizador em causa.
Atribuir um "Nome de Utilizador" e "E-Mail" caso ainda não tenha sido atribuído.
Pressionar "Actualizar & Enviar" para enviar os dados de acesso para o e-mail do utilizador.
Será atribuida uma nova senha de acesso aleatória.
O utilizador receberá um e-mail com os seus Dados de Acesso (nome de utilizador e senha). Estes
dados, bem como outros dados pessoais podem ser alterados pelo utilizador, depois de fazer login
no sistema.
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O que é o serviço Conta Corrente ?
A Conta Corrente é um serviço do OriOasis que é disponibilizado para os clubes que o desejem.
Neste serviço é disponibilizado uma forma de acesso a uma página que contem (neste caso) o
saldo financeiro do atleta para com o clube. Para cada atleta este serviço é administrado em
CLUBE->UTILIZADORES->DADOS DE SISTEMA. No campo
URL deverá ser colocado o link na internet (http://...) para
a página que contem o Saldo.
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O que são os estados da inscrições AVC, AVO e OK e o que representam?
No sistema as inscrições podem ter 3 AVC,AVO e OK.
- AVC - Aguarda Validação do Clube
Estado estado foi criado para controlo interno do clube. Uma inscrição só fica AVC se o clube
tiver definido em
INSCRIÇÕES->DEFINIÇÕES->FORMA DE INSCREVER: INSCRIÇÃO INDIRECTA.
Neste caso quando um atleta do clube faz a inscrição ela fica AVC e será depois validada
pelo Clube-Admin e passará a AVO. Esta funcionalidade poderá por exemplo dar jeito para os
Campeonatos Nacionais onde há necessidade de se colocar os atletas a correr em escalões
diferentes dos normais por causa das classificações por equipa, etc. Em todo o caso, os clubes que
pagam as inscrições tem toda a ligitimade de só aceitarem as inscrições que quiserem. O clube
organizador não é obrigado a aceitar uma inscrição em estado AVC. Se o fizer será à sua própria
responsabilidade e risco. Uma inscrição quando passa de AVC para AVO a data de registo é actualizada com a data actual.
- AVO - Aguarda Validação da Organização
Este estado é marcado quando o clube participante considera a inscrição como aceite e deixa-a
à responsabilidade da organização. O estado pode logo ficar AVO quando um atleta faz uma
inscrição e estiver definido
INSCRIÇÕES->DEFINIÇÕES->FORMA DE INSCREVER: INSCRIÇÃO DIRECTA
- OK - Inscrição Validada
Este estado é marcado quando a organização já reconheceu e processou a inscrição (por exemplo já
a exportou para o MTage).
-
Como utilizar a listagem das provas nos vários formatos Listagem, Calendário Semanal e
Calendário de Gantt?
- Listagem
Esta é a listagem tradicional dos eventos que permite a definição do intervalo de pesquisa por data (calendário) ou por época.
- Calendário Semanal
Esta visuzalização permite a distribuição das etapas do evento ao longo do calendário, ordenado por semanas,
de acordo com a seguinte figura:
É possivel definir a dimensão das colunas por forma a facilitar a introdução de novos eventos após impressão (ou copiar /
colar para uma folha de cálculo) do calendário.
- Calendário de Gantt
A visualização em formato de Gantt permite a ordenção dos eventos de acordo com a seguinte figura:
As funcionalidades de filtragem (por nome, calendário, disciplina, etc) funciona igualmente neste tipo de vizualização.
É possivel esconder as colunas dos dados da prova por forma aumentar o campo de visuzalização do calendário. No seguinte exemplo
é escolhido apenas a coluna Local.
Adicionalmente, é possivel exportar esta listagem em format CSV, pressionando a imagem de download
().
Após download, esta listagem pode ser manipulada como desejado. Abrindo o ficheiro exportado com um folha de cálculo (ex.: excel)
é possivel filtar os eventos de forma complexa.
Por exemplo na seguinte imagem foram feitos os seguintes passos para filtar os eventos pedestres da TP e TFPO Sul.
- Fazer download do calendário e abrir com uma folha de cálculo (ex.: excel)
- Selecionar as linhas dos eventos e a anterior à linha do primeiro evento e escolher no menu: Data->Filter->Auto Filter
- Na lista de opções da coluna Tipo, selecionar "(Custom)" e colocar as condições que se pretende utilizar na filtragem.
Para este caso poderá ser "Contains: TP Ped" OR "Contains: TFPO Ped Sul"
- OK, para filtar as linhas / eventos que verificam a condição
-
Como adicionar o meu site ao OriOasis ?
Para adicionar o seu site ao OriOasis deverá fazer o pedido por e-mail para a administração do OriOasis,
indicando os seguintes dados:
- Nome do site / pessoa
- Tipo de conteúdos / tema do site
- Endereço do site
- Endereço das Feeds. As Feeds disponibilizam o conteúdo (total ou parcial) das notícias (ou outros conteúdos do site) num formato padrão
(RSS ou ATOM) que é interpretado pelo OriOasis (ler mais sobre Feeds).
Não preencher caso não saiba qual o endereço das Feeds.
- outros dados que julgue relevantes
-
Como consultar detalhes sobre Licenças de Federado, Escalões dos Rankings e Exames Médico Desportivo (EMD) ?
Para consultar os dados das licenças e escalões dos rankings:
- Seguir no menu SERVIÇOS->FEDERADOS->LICENÇAS;
- Escolher o tipo de licença (federação) e o intervalo (ano/época) das licenças
- Introduzir detalhes das licenças que se pretende filtar, se desejável
- Pressionar listar para ver as licenças encontradas
Para consultar os dados das licenças e escalões dos rankings:
- Seguir no menu SERVIÇOS->FEDERADOS->Exames Médico Desportivo;
- Escolher o tipo de licença (federação)
- Introduzir detalhes das licenças que se pretende filtar, se desejável
- Escolher o Estado do EMD e o mês e ano a que se aplica esse estado.
Os estados do EMD tem o seguinte significado:
- EMD expira em: Lista todos federados e respectivos EMD que expiram no final do mês e ano escolhido
- Sem EMD válido em: Lista todos os federados com licença na presente época cujos EMD não estão válido no final do
mês e ano escolhido. É apresentado o último EMD válido caso exista.
- EMD válido em: Lista todos federados e respectivos EMD que estão válidos no final do mês e ano escolhido
- Todos: Lista todos os EMD
- Escolher o Estado da Licença. Os estados do Licença:
- Renovado: apenas lista os Federados com Licença Renovada na época corrente
- Não Renovado: apenas lista os Federados com Licença Não Renovada na época corrente
- Todos: listas todos Federados (com licenças Renovadas ou não Renovadas na época corrente)
-
Pressionar listar para ver as licenças encontradas
-
Qual a diferença entre "Nível de Utilizador" e "Nível de Utilizador Activo em Sessão"
e como posso mudá-los? ?
O Nível de Utilizador é o nível de acesso que define as accões permitidas para um determinado utilizador. Para utilizadores com login no sistema
existem três niveis de acesso:
- SUPER-USER: nível que confere ao utilizador poderes máximos de admnistração do sistema, ou seja tem acesso para
realizar todas as acções no sistema. Pode haver mais do que um.
- CLUB-ADMIN: utilizador responsavel pela área do clube no OriOasis. Tem permissões para alterar os dados
do clube, dos atletas do clube e inscrições do clube. Pode haver mais do que um por clube.
- NORMAL: nível de utilização mais básico sem poderes de administração onde o utilizador tem acesso apenas às
acções que respeitam o seu utilizador: dados pessoais, inscrições, diário de treino etc.;
O Nível de Utilizador Activo em Sessão é o nível que está activo quando o utilizador está em sessão no sistema, depois
de fazer login. Por exemplo o nível de utilizador CLUBE-ADMIN pode ter sido atribuido a um utilizador mas este estar a utilizar
o sistema como NORMAL (nível em sessão NORMAL). Desta forma o utilizador tem acesso apenas às acções que respeitam o seu utilizador.
A qualquer momento o utilizador pode trocar o nível de sessão para CLUB-ADMIN e proceder à administração dos dados do seu clube.
O nível de utilizador em sessão pode ser alterado através dos icones de sessão localizados no topo direito da página, cerca do nome
do utilizador em sessão.
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Como alterar a minha senha ou nome de utilizador?
A senha ou nome de utilizador pode ser alterado através do seguintes passos:
- Seguir no menu PESSOAL->DADOS DE ACESSO;
- Utilizar o formulário para a alteração que se pretende (alteração de nome de utilizador ou de senha) e fazer guardar
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