FAQ / Perguntas | Manual Técnico | Manual do Organizador e Clube-Admin | Manual do OriOasis-Admin | Manual do Desport Escolar / FPO | Manual do Diário de Treino | Manual Forum do OriOasis | Manual Live O Results | Contactos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(a tradução automática poderá conter erros / automatic translation may contain errors) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Manual do Organizador e Clube-Admin [ Versão 1.0 - 2008/07/31 - Paulo Franco ] [ Versão 1.1 - 2012/05/16 - Paulo Franco ] [ Versão 1.2 - 2014/11/01 - Paulo Franco ] Índice:
Configuração de Eventos:Gestão de Inscrições em Eventos:Gestão de Resultados em Eventos:Gestão de Utilizadores:
No MT o Start Number (Stno) é preechido da seguinte forma:
O Layout (forma de listagem) das inscrições pode ser alterado no MTage através dos seguintes passos:
Ver na FAQ. Existe duas formas de fazer a validação do estado e pagamento das inscrições: Validação Manual das Inscrições (A) e Validação Automática das Inscrições e Ordem de Pagamento (B). A. Validação Manual das Inscrições
B. Validação Automática das Inscrições e Ordem de Pagamento (OP)
A validação automática da OP executa as seguintes ações:
Os preços das inscrições são configurados na página de configuração da prova nas seguintes secções:
É muito importante configurar os preços corretamente antes de abrir as inscrições por forma a evitar divulgação errada de preços e incongruências nos pagamentos das inscrições. Os preços podem ser herdados do escalão base, caso o escalão tenha sido importado dos escalões tipos de uma calendário, mas podem sempre ser alterados no evento para onde foram copiados ou criados. Todos os preços, das etapas/escalões, extras e pacotes promocionais são aplicados em tempo real, ou seja, o valor que estiver configurado é o valor que é aplicado à inscrição, idependentemente da data em que a inscrição foi registada. Esta característica permite corrigir valores de inscrições de forma global e imediata sem haver necessidade de corrigir as inscrições uma a uma. A seguir apresentam-se alguns exemplos práticos para se perceber melhor esta dinâmica:
As Ordens de Pagamento (OP) são geradas a partir da página que apresenta as opções de pagamento, mais concretamente, através da opção "Criar Ordem de Pagamento" que se encontra no final da descrição do meio de pagamento escolhido. Criar uma OP para uma inscrição Express: Para aceder às opções de pagamento da inscrição Express deverá abrir a inscrição Express e selecionar o meio de pagamento. No final da descrição do meio de pagamento (no lado direito), seguir a opção CRIAR ORDEM DE PAGAMENTO Criar uma OP para várias inscrições em clubes ou inscrições Express diferentes:
Nota: as OP geradas a partir do meio de pagamento "Pagamento Online Seguro (POS) - Cartão de Crédito / Paypal" contem um item para as taxas de pagamento. Se a OP for gerada a partir da opção de pagamento "Transferência Bancária", "MB" ou "MB Way" a OP não contém este item de taxas. Em qualquer um dos casos é possivel adicionar, remover ou alterar os items da ordem de pagamento. Ao configurar o OE/MT para a Final de um Campeonato Nacional Absoluto (Pedestre ou BTT) os nomes curtos dos escalões
da final deverão ser "FINALM" e "FINALF" para as finais masculinas e femininas respetivamente.
Não existe obrigatoriedade para o nome longo (pode ser por exemplo "Final Masc" e "Final Fem").
Aceder a "Pedir Transferência dos Pagamentos" a patir da página dos pagamentos do evento. Marcar as inscrições exportadas como validadas (OK) permite que se identifique o registo de novas inscrições ou alteração de inscrições registada anteioremente à exportação.
As inscrições novas ou alteradas deverão surgir como AVO ou AVC e podem ser identificadas através da listagem das inscrições
ou da funcionalidade de procura de inscrições (selecionar o estado desejado).
Este procedimento permite introduzir novos atletas / utilizadores no sistema:
Este procedimento permite tornar um utilizadores com permissões NORMAL num utilizador com permissões Clube-Admin. Os utilizadores Clube-Admin
Na página de visualização dos detalhes do evento serão mostrados as coordenadas (latitude e longitude em decimal) e um link directo paro Google Maps com a localização do local de concentração da etapa em questão. Existem três formas de introduzir as licenças nos resultados:
Editar a lista de atletas através da interface do OriOasis (recomendado) Nota: nesta opção os dados originais da prova (do MT,OE,etc) não são alterados, pelo que não existe necessidade de fazer backup do evento caso se pretenda mater os dados originais inalterados. Quando o ficheiro dos resultados (splits CSV) é carregado no sistema, é feita uma tentativa de identificar as licenças dos atletas federados que não têm licença atribuida no ficheiro. Esta tenativa consiste em fazer a comparação do nome, ano de nascimento e id da inscrição do atleta no ficheiro com os respectivos dados da base de dados do sistema, que contém os utilizadores federados. Nomeadamente a condição é:(csv.Nome IN bd.Nome AND (csv.AnoNasc=bd.AnoNasc OR csv.IDInsc=bd.Licença)). Os ateltas federados não terão pontuação de ranking nas provas em cujos resultados não esteja atribuída a sua licença de federado. Caso esta identificação não seja possivel (atleta do ficheiro tem um nome e ano nascimento que não está na base de dados do sistema) é possivel atribuir as licenças de forma manual seguindo os seguintes passos:
Se o objetivo da atribução da licença for a correção do ranking, então depois é necessário regerar o respetivo ranking. Alterar a inscrição através do MT/OE Nota: nesta opção os dados originais das inscrições (do MT,OE,etc) são alterados, para manter os dados originais será necessário fazer backup do evento.
Alterar o ficheiro CSV de exportação / importação dos resultados Nota: nesta opção os dados originais da prova (do MT,OE,etc) não são alterados, pelo que não existe necessidade de fazer backup do evento caso se pretenda mater os dados originais inalterados.
Finalmente, caso seja necessário regerar o ranking para a(s) etapa(s) onde foram feitas alterações, será necessário simular o envio do ficheiro de resultados, ou seja em Carregar resultados no sistemas a partir dos ficheiros CSV, na etapa em questão, fazer Enviar sem escolher ficheiro para carregamento. Como não é utilizando nenhum ficheiro para carregamento o sistema utiliza o ficheiro que foi carregado anteriormente (e que já contém as correções aplicadas nos passos anteriores). Antes de carregar o ficheiro CSV com os resultados deverá ser feito o seguinte tratamento ao ficheiro:
Ficheiro tipo deverá conter as seguintes colunas:
Um ficheiro tipo encontra-se aqui Se o site que aloja o evento suportar feeds de notícias bastará fornecer à administraçao do OriOasis o link das respectivas feeds. A maior parte dos Sistemas de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) possuem esta funcionalidade incorporada. Para testar a feed poderá ser utilizado a página de testes de feeds do OriOasis. Ler mais sobre feeds. Caso o site do evento não suporte feeds, poderá ser criado um blog grátis, por exemplo em www.blogspot.com, www.wordpress.com, my.opera.com, etc.). O blog possui a funcionalidade de feeds que poderá ser utilizada para alimentar as notícias no OriOasis. Neste caso haverá necessidade de replicar no blog as notícias que são colocadas no site. Idealmente, uma solução mais avançada envolve que as notícias apenas sejam publicadas no blog e que o site consiga ler e disponibilizar as feeds do blog. O Sistema de Intervenções de uma prova é uma funcionalidade acessível apenas para os utilizadores CLUBE-ADMIN e que permite o registo de pedidos (tickets) de intervenção. Estas intervenções podem ser ao nível das inscrições ou de outra natureza. Pode ser útil, por exemplo, na interacção entre o secretariado e a informática de um evento:
Os pedidos de intervenção podem ser abertos com referência para Inscrições Express ou para inscrições pontuais. Para as Inscrições Express os pedidos podem ser abertos a partir da pagína de vizualização da Inscrição Express (link Abrir Ticket) ou a partir da página de listagem das Inscrições Express (icon ). Para as inscrições pontuais o pedido pode ser aberto através da:
Também é possivel abrir um pedido de intervenção sem referência para inscrições através da ligação Menu do Evento->Intervenções->Nova.
A listagem dos pedidos de intervenção encontra-se na página Menu do Evento->Intervenções->Listar
É possivel adicionar uma secção (IFRAME) no site da prova que contenha a informação actualizada das inscrições da prova. Nomeadamente a seguinte informação é disponibilizada:
Para poder ver esta informação no site da prova deverá adicionar o seguinte código à página do site na posição desejada: <iframe id="orioasis_entries" src="http://www.orioasis.pt/oasis/top_entries.php?eventid=XXX&lang=pt_PT" width="100%" height="500" frameborder="0" />O IFRAME contém os seguintes parâmetros que devem ser adaptados:
Um utilizador com poderes Clube-Admin pode alternar entre dois níveis de acesso:
É possível alterar entre estes níveis de acesso utilizando os respectivos ícones que se encontram junto ao nome do utilizador em sessão (topo do lado direito) É possivel adicionar uma secção (IFRAME) no site da prova que contenha a informação actualizada das inscrições da prova. Nomeadamente a seguinte informação é disponibilizada:
Para poder ver esta informação no site da prova deverá adicionar o seguinte código à página do site na posição desejada: <iframe id="orioasis_entries" src="http://www.orioasis.pt/oasis/top_entries.php?eventid=XXX&lang=pt_PT" width="100%" height="500" frameborder="0" />O IFRAME contém os seguintes parâmetros que devem ser adaptados:
O sistema oferece a possibilidade de criar a página do evento (Homepage) no OriOasis. Esta página permite as seguintes funcionalidades:
A gestão da página da prova faz-se através dos seguinte passos:
Para ativar a página da prova no OriOasis:
O logo do OriOasis encontra-se em menu da prova. O sistema permite configurar o escalão pré-definido de cada atleta para cada calendário. Esta configuração permite que o sistema preencha o campo do escalão a inscrever de forma automática e que não seja necessário selecionar manualmente o escalão para cada etapa. Os seguintes passos permitem executar esta configuração:
|